Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

7 de março de 2012 -

Divulgar um Blog

Devido à grande quantidade de blogs na Internet resolvemos criar este artigo, com 10 dicas de como divulgar um blog, para ajudar os blogueiros de plantão. Os blogs foram os verdadeiros protagonistas da Web 2.0. É incrível como esta transformação mudou totalmente a Internet. Hoje, qualquer pessoa pode criar o seu blog e começar a divulgar suas notícias, seus diários, seus aprendizados, etc. Atualmente, além destas características, os blogs se tornaram uma ótima ferramenta de marketing digital e tem auxiliado muito a divulgação de uma empresa, pessoa, ou profissional liberal na Internet. Acompanhe nossas dicas e veja como divulgar um blog de verdade.

Conheça a Cueca Store!

1- Tenha conteúdo relevante

A primeira dica de como divulgar um blog é, na verdade, uma obrigação do blogueiro ou da empresa responsável pelo blog: Tenha conteúdo relevante. Não crie um blog apenas para divulgar uma empresa na Internet ou mesmo uma pessoa. Crie conteúdo que agregue na vida dos leitores, que gere algo inédito e interessante para eles; só assim, você terá um blog de sucesso.

2- Otimize seu blog

Uma das principais formas de divulgação de um blog é ser encontrado pelo leitor. Quando falamos em “encontrabilidade”, a palavra Google vem logo à cabeça. A maioria dos usuários de Internet no Brasil usa o Google para esclarecer suas “dúvidas”. Muitas destas dúvidas estão dentro dos blogs. Sendo assim, utilize técnicas de SEO e use muito linkagem interna (link artigos com outros artigos, como eu fiz aqui com o item SEO); isso, além de aumentar o tempo de permanência do visitante no site, ajuda o posicionamento do site no Google.

3- Perfis nas redes sociais

Use as redes sociais para divulgar seu blog. Se seu blog tiver conteúdo relevante (dica 1), você pode criar perfis nas redes sociais para que seu conteúdo seja viralizado (espalhado). Conteúdo relevante faz as pessoas curtirem e compartilharem.

Utilize o Facebook, Twitter, Youtube, Orkut ou qualquer outra rede social onde o leitor do seu blog está. Lembre-se de que se for utilizar o Facebook, crie uma fanpage ao invés de um perfil pessoal.

4- Crie algum material interessante

Crie um Ebook ou uma vídeo aula falando sobre algum assunto interessante do seu segmento. Esses arquivos costumam viralizar nas redes sociais (dica 3) e, em conseqüência disto, aumentam a quantidade de visitantes no seu blog. Mas atenção: crie um Ebook ou uma vídeo aula de algum assunto realmente interessante, algo que não possa ser explicado em apenas um artigo. Esta é uma ótima dica de como divulgar seu blog.

5- Agregadores de notícias

Os agregadores de notícias são sites que reúnem diversos links de notícias e artigos de vários assuntos. Nestes sites, as pessoas podem se cadastrar para receber as notícias, de acordo com um segmento ou assunto. É uma ótima alternativa para divulgar as publicações do seu blog. Usando os agregadores de notícias, além de conseguir mais leitores para o seu artigo, você também recebe um link para o seu site, o que pode possibilitar uma melhora de posicionamento no Google (dica 2). Segue uma breve relação de agregadores do Brasil:

www.dihitt.com.br
www.ocioso.com.br

Obs.: Se for cadastrar em diversos agregadores a mesma notícia, utilize uma descrição diferente para cada agregador.

6- Diretório de artigos

Além dos agregadores de notícias (dica 5), os sites de diretórios de artigos permitem a criação de artigos públicos sobre qualquer assunto. Então, ao invés de criar um artigo no seu Blog, você pode criar um artigo nestes sites e inserir um link para o seu blog nele. Com isso, você ganha mais visitas e aumenta sua relevância para o Google. Seguem alguns sites de diretório de artigos do Brasil:

www.ancorador.com.br
www.artigonal.com
www.murall.com.br
www.webartigos.com.br
www.artigosenoticias.com.br

Obs.: Nunca coloque o mesmo artigo em dois sites de diretórios diferentes; nem coloque o mesmo artigo que você publicou lá, no seu blog também.

Conheça a Cueca Store!

7- Guest Post e relacionamento com blogueiros

Um bom relacionamento com outros blogueiros do segmento (ou de segmentos relacionados) também é uma forma de divulgar um blog. Através deste bom relacionamento, você pode criar um Guest Posts (Post Convidado) neste outro blog e apontar um link para seu blog. Blogueiros gostam de fazer amizades com outros blogueiros; então, essa não será uma tarefa muito difícil no processo de divulgação do seu blog.

8- Comente em Fóruns

Acesse fóruns de discussões – relacionados ao assunto do seu blog – e responda dúvidas das pessoas. Geralmente, quando você cria um usuário nestes fóruns, no cadastro existe um campo para inserir o endereço do seu blog. Dessa forma, as pessoas que se interessarem pela sua resposta (se de fato for interessante), podem acessar seu blog através daquela simples resposta que você postou.

Uma sugestão para localizar estes fóruns é fazer selecionar a opção Discussões do Google, quando for fazer uma busca, conforme a figura abaixo:

Google Discussões - Divulgar Blog

Google Discussões – Divulgar Blog

9- Comente em outros Blogs

Da mesma forma que acontece nos fóruns de discussões, comentários em blogs, principalmente relacionados ao assunto do seu, podem lhe gerar boas visitas. Porém, nunca se esqueça: faça comentários que realmente agreguem ao assunto do artigo! Evite apenas colocar Parabéns! ou Muito obrigado. Esses comentários não agregam nada ao artigo e podem, até, ser desconsiderados pelo proprietário do blog, alegando que você só quer criar um link para o seu blog. Lembre-se: os links criados nos comentários de blogs, geralmente, não são considerados pelo Google.

10- Endereço na assinatura do email

Insira um link, com o endereço do seu blog, na assinatura do seu e-mail, pois todas as pessoas que trocam emails com você vão acabar vendo que você também tem um blog.

José da Silva
Tel: 1234-4321
Cel: 9876-6789
Blog: www.blogdojose.com.br

Conheça a Cueca Store!

Conclusão

Como mencionamos nas dicas acima, existem diversas formas de como divulgar um blog. O ideal é que você utilize o maior número possível de dicas, porém, se não conseguir fazer um trabalho intenso, tente fazer ao menos um pouco de cada dica, que o retorno já aparecerá.

Tem mais dicas para acrescentar as nossas? Já utilizou alguma? Funcionou para você? Sim? Não? Conte-nos sua experiência e como fez para divulgar seu blog. Ficaremos gratos por ouvi-lo.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

51 Comentários em “10 dicas de como divulgar um blog“

  1. Otimas dicas eu ja sigo varias delas e hj temos muitas visitas em nosso blog..obrigado por esclarecer mais algumas duvidas…valeu…fuiiii

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado Moreijo.
    Grande abraço e bom que as dicas ajudaram!

  2. Leandro amigão, ótimas dicas, já salvei nos favoritos para por em prática mais tarde com tempo.
    Sempre é bom estar por dentro dos esquemas de melhoria de blogs, pois tem coisas que nem sabemos que existem, quanto mais usa-las!
    Parabéns pelo utilissimo post!
    Grande abraço amigão!!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado pelo feedback Aurélio.
    É muito bom ajudar outros blogs a crescerem.
    Abraços.

  3. Parabéns pela matéria Leandro!
    Eu também utilizo algumas das suas dicas.
    Outro agregador que tem me dado retorno é o Link-Me.
    Vou testar o Ocioso e depois te conto!
    Até mais,
    Leleka
    http://frotaguedes.blogspot.com/

    Leandro Cosas Respondeu:

    Legal Alessandra, obrigado.
    Mande o feedback depois!

  4. Olá Leandro! Boa tarde!
    Sempre estou atrás de novos conhecimentos para melhorar o meu Blog e suas dicas são ótimas!
    As dicas sobre a utilização de agregadores , diretórios e fóruns é muito importante e no meu específico caso, tenho que me adaptar e melhorar muito nestes quesitos!!
    Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!
    Abraços!
    Adriana

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado pelo feedback Adriana.

  5. Leandro, ótimas dicas meu amigo! Já copiei esse artigo! Estou sempre querendo melhorar a qualidade e desempenho do meu blog e,com certeza, essas dicas vão me auxiliar bastante! Abraços

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado Aristides, forte abraço.

  6. Muito interessante. O agregador de conteúdo “dignow” parece-me interessante, qual é a sua opinião?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Benkifista, obrigado pelo retorno.

    Sobre o dignow eu não conhecia. Vou testá-lo. Obrigado pela dica.

    Abraço.

  7. Olá Leandro

    Mais tarde divulgo o conteúdo deste post no blog Aabaca Dicas http://www.aabaca.org.
    Dicas de diretórios são sempre bem-vindas e gostamos muito de divulgá-las lá.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado José, grande abraço.

  8. Olá Leandro, interessante seu post. Tenho uma dúvida, a respeito dos diretorios de artigos. Porque nao se deve colocar o mesmo artigo que escrevi no meu blog? Seguramente deve ser pelas penalidades do google..
    Mas por exemplo, existe o Mycontent onde cadastramos o feed do nosso site ou blog para que se publique automaticamente lá no mycontent.. Minha dúvida é se isto nao será considerado como post duplo e ser penalizado pelo google. Você sabe algo sobre isto?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Rosane,

    Obrigado por comentar em nosso blog.
    Realmente está é uma discussão complexa, rs! Eu prefiro não arriscar e não colocar conteúdo duplicado do meu site. No caso do Mycontent ele cria um link de volta para o artigo original. Teoricamente o Google entende que o original é o do seu site. “Teoricamente” pois o Google nunca se sabe né? rs.

    Bom espero ter ajudado um pouquinho, um abraço e boa sorte na divulgação do blog.

  9. Muito bom, são dicas importantes e uteis
    Vai me ajudar bastante, apesar do meu blog ser de games/humor , creio que a area seja meio “fria” no começo, mas vamos seguir em frente :)

    Obrigado mesmo

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado pelo retorno e muito sucesso com o Blog.

    Grande abraço.

  10. Olá Leandro
    Gostei muito do seu artigo, pra quem esta iniciando é um prato cheio com certeza aplicarei estas dicas.
    abraço

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado pelo retorno Agostinho.
    Sucesso com o blog. Abraço.

  11. Muito bom o artigo Leandro, espero ter mais dicas sobre blog.

    Um grande abraço,

    Leandro Cosas Respondeu:

    Fala Jonathan, obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.

  12. Depois de escrever chegou a hora de publicar, começei com suas dicas e ajudaram muito, apesar de não ser muito fã de agregadores de conteúdo pelas visitas de “baixa qualidade” vou tentar usá-los em meu blog, o que me preoucupa é o baixo número de comentários sugiro um artigo para ajudar ou incentivar comentários, valeu

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Mike, obrigado por comentar.
    Realmente comentário é algo escasso, você precisa ter uma visitação boa para começar a receber os comentário. Não sei em percentual, mas acho que não chega a 5% de pessoas que leem e comentam.
    Vou pensar em algo para ajudar sim. O primeiro tópico seria CONTEÚDO DE QUALIDADE, está é uma das chaves, rs!
    Grande abraço e obrigado mais uma vez.

  13. Olá, Leandro! encontrei hoje o teu site e adorei!

    Especificamente neste post gostaria de dar um pitaco. Sou blogueira há quase dois anos e isso já foi o suficiente para saber um pouquinho sobre a blogosfera.
    Acho que umas das coisas que as pessoas mais procuram em um blog é aumentar o número de comentários. E para isso só há uma possibilidade e MAIS NENHUMA OUTRA: é voce visitar blogs e comentar. Com isso, voce vai criando vínculos com as pessoas e acaba se tornando colega blogueiro, fiéis uns aos outros. Não deixamos de comentar nos blogues que também comentam nos nossos. Mas uma dica para quem for fazer isto: escolha sempre blogues que tenham a ver com coisas que voce gosta, que voce tenha interesse real e verdadeiro em ler, porque se voce começar a frequentar blogues que não tem nada a ver com o que voce gosta, logo voce se sentirá oprimido e cansado, chegando às vezes até a desistir de blogar. Blogar tem que ser algo feito com prazer e não somente fazê-lo com o intuito de adquirir números para o seu blog (aumento de seguidores e comentários). Acredite: isso não é o mais importante. Números não significarão NADA, se voce não estiver feliz em blogar.

    Por fim, agregadores são muito legais para voce divulgar blogs. No Dihitt, por exemplo, em 2 horas depois que lá postei eu já tinha 10 seguidores a mais no meu blogue, só que nenhum comentou. Geralmente público vindo de sites agregadores não comentam, eles servem apenas para aumentar o número de seguidores e também aumenta o tráfego no blog. O meu aumentou mesmo quando divulguei em alguns. Eles vêm te visitar sim, mas raramente comentam.
    Mas, por experiência própria, blog só vai pra frente (em termos de números de comentários e seguidores) se voce tem tempo de blogar e de comentar por onde passa. Eu não disponho de muito tempo, por isso meu blogue cresce bem devagar, mas quando estou de férias e blogo pra valer, meu blog vai lá pra cima. Já cheguei a ter mais de 100 comentários. Mas eu visitava todos e também comentava. Finalizando, blogar é uma via de 2 mãos. Se voce vai, eles vêm. Se voce não vai, eles não vêm. Mas eu acho compensador, pois é muito legal ver seu blog ter frequência e ter alguns comentários, me faz feliz!

    Me perdoe pela carta que escrevi, mas é só mesmo para colaborar com este espaço e com aqueles que querem dicas de como blogar melhor.
    Vou estar sempre passando por aqui para conferir as dicas! seu blog é excelente! Parabéns!
    Abraços com carinho

    Lizete Ferraz

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Lizete,

    Primeiramente você não precisa pedir desculpas. Você acabou de agregar e muito o conteúdo deste post dando suas dicas.
    Fique a vontade para comentar em outros posts também, isso ajuda nossos leitores.

    Sobre comentar em outros blogs é uma ótima alternativa mesma para ganhar mais seguidores.

    Muito obrigado mais uma vez!

    Adriana Pasello | Diário de Viagem Respondeu:

    Lizete, achei muito bacana a sua carta…kkk Há pelo menos duas coisas que destaco: a importância de você ser uma comentadora ativa nos blogs que abordam temáticas semelhantes e a questão do prazer em escrever. Valeu! bjks para vc.

  14. Muito boas dicas. É bom também usar pelo menos recurso pago para “valorizar” os cliques, e com isso, melhorar a posição do site.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Celso, obrigado por agregar mais valor ao nosso conteúdo.
    Um abraço.

  15. Para quem tem um blog o site e escreve bons artigos os agregadores de conteúdo são uma maneira rápida obter muitos usuários, mas tem um porem vai depender muito dos agregadores conteúdo se você publica naqueles que ficam publicando mulheres peladas e bizarrices o seu blog tem grande chances receber leitores que não estão interessado no seu post, via de regra fazer uma bo escolhe dos agregadores de conteúdo/link.

    Já os diretórios de artigos traz muitos leitores de alta qualidade quando o artigo tem um bom titulo e texto, mas existe detalhe para que seja aprovado fazer um retrabalho do artigo se já publicado no seu blog para que seja aprovado nos diretórios de artigos.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Legal Osmar, obrigado por agregar ao conteúdo.

  16. Olá, sou iniciante em blog e seu artigo deu uma luz para minha vida de nova blogueira,obrigada por colocar matérias com essas dicas.O meu blog é pequeno,mais está sendo feito com muito afinco. rss
    Um grande abraço e continue nos ajudando a crescer.

  17. Como eu ja disse em uma materia parecida do ferramentasblog, o conteúdo guest-post é muito improvavel algum site ou blogueiro aceitar pelo fator pagerank.

    Mais tenha a certeza que com os outros meios, comentar em forums,conteúdo relevante,otimização seo, tudo isso conta sim e muito e por isso ja implementei nos meus “blogs”.

    A final, Muito bem colocado a matéria pelo Leandro cosas.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado por incrementar a discussão Thiago.
    Grande abraço.

  18. Olá Leandro, gostei do seu site, conteúdo de ótima qualidade. SEO hoje é um item imprescindível para quem quer colocar seu conteúdo na Web, e redes sociais então nem se fala. XD

    Gostaria de incrementar o seu post com o endereço de um local onde o pessoal pode compartilhar o link do próprio blog. A ferramenta está disponível em http://www.xtream.me, é só se cadastrar e postar o link que aparece na home do site. E ainda possui recursos de compartilhar o link pelo facebook, twitter e ainda compartilhar vídeos do Youtube. É uma ferramenta simples que eu acho que ajuda bastante.

    Abraço.

  19. Fantásticas dicas, claro que todas colaboram em um conjunto entre si, se você fazer a cada blog, usar estas ferramentas de divulgação, você conseguirá uma ótima colocação nos mecanismos, e é isto que nós blogueiros procuramos fazer!
    Excelente Post!

    Att,