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4 de abril de 2012 -

Táticas

O envio de e-mail marketing tem se mostrado uma das melhores técnicas de marketing digital dos últimos anos. Se o envio for segmentado então, as taxas de conversão de lojas virtuais (e-commerces) ou mesmo empresas de serviços, são muito boas. Mas, fazer uma campanha de e-mail marketing não é apenas uma tarefa para um designer, que irá criar uma bela arte para o e-mail. Existe um passo anterior a este que é a “aquisição” da base de dados. Muitas empresas compram este banco de dados, coisa que não é recomendado. O ideal é que a sua própria empresa obtenha esta lista, seja utilizando o e-mail dos clientes, seja através das 5 táticas a seguir ou mesmo de outra que você utilize.

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1. Parceiras

Parcerias são sempre bem vindas em qualquer tipo de negócio. E quando o assunto é aumentar seu mailing elas também são boas alternativas. Por exemplo, se você tem uma clínica de estética, poderá fazer uma parceria com uma loja de roupas femininas e promover um sorteio de algum serviço de sua clinica. Para isso, monte um pequeno stand dentro desta loja e cadastre as clientes que chagarem na loja. Isto pode ser um ótimo negócio para ambas as empresas. A clinica estará aumentando sua base de e-mails e a loja estará indiretamente sorteando um tratamento grátis.

2. Vendedores e lojas

Se você tiver uma loja física, oriente os vendedores para capturar o e-mails dos clientes ou mesmo dos não clientes. O vendedor poderá solicitar o e-mail dos clientes no momento da compra. Caso ele se recuse, não insista. Para as pessoas que apenas olharem os produtos, mas não comprarem, ofereça algum brinde em troca do e-mail e diga que ela irá receber novidades e promoções da loja. Só não se esqueça de cumprir o prometido.

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3. Feiras e eventos

Caso você esteja expondo seus produtos/serviços em feiras, não deixe de capturar os e-mails dos prospects que demonstraram algum interesse. Hoje em dia, existem até coletores de dados que podem ser utilizados para capturar os dados das pessoas que passam nos stands através do código de barras impresso na credencial.

4. Receba nossa newsletter

Colocar uma seção “Receba nossa newsletter” no site, pode ajudar muito a aumentar sua lista de e-mail marketing. As pessoas que gostarem do seu site ou mesmo aquelas que tem interesse no seu produto/serviço, porém no momento não podem adquiri-lo, certamente irão se cadastrar.

5. Ofereça algum conteúdo gratuito no site

Uma tática antiga para construir ou aumentar o mailing e que tem dado muito certo é criar algum conteúdo “gratuito” dentro do site de sua empresa que agregue algo ao visitante. Quando menciono gratuito entre aspas é porque para baixar, assistir, ler ou usar este serviço, o visitante será obrigado a preencher um cadastro com o nome e o e-mail. Este conteúdo poderá ser um vídeo, uma vídeo aula, um e-book, um artigo especial, um manual de como fazer algo, etc. Porém, este conteúdo precisa ser de boa qualidade, senão as pessoas não sentirão vontade de obtê-lo.

Conclusão

Sempre que for capturar o e-mail de pessoas, avise-as do que será enviado e se elas estão dispostas a receber. Caso contrário, não insista e não envie e-mails indesejados. Mesmo porque a maioria desses e-mails irá para o spam ou mesmo nem serão lidos. Isso pode manchar a imagem de sua empresa.

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E você gostou das nossas dicas? Conhece alguma outra técnica para capturar e-mails e aumentar a sua lista de e-mails? Mande um comentário para nós, ficaremos gratos em ouvi-lo.

Créditos da imagem para Sharon Drummond.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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