Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

16 de fevereiro de 2012 -

Spam Email marketing

Os provedores de email travam uma longa briga com as empresas que fazem campanhas de e-mail marketing, pois diversas destas empresas utilizam um dos piores mecanismos de geração de lista de emails: elas compram listas prontas. Isso, além de causar um sério problema aos provedores devido ao grande volume de emails enviados, também não é indicado nas ações de marketing digital, já que a não autorização do recebimento de um email pode causar um desconforto ao cliente e ele pode acabar rejeitando uma marca.

Para dificultar a grande massa de emails inapropriados, os provedores criaram algumas regras que classificam os emails como SPAM ou como normais. Abaixo seguem 7 dicas para “enganar” – de forma positiva – estes provedores e não deixar sua campanha de email marketing ir para o SPAM.

Conheça a Cueca Store!

1- Utilize uma ferramena de envio

Para ter sucesso na sua campanha de email marketing, o ideal é sempre utilizar uma ferramenta de envio. Os provedores monitoram os endereços IPs dos computadores que estão enviando muitos emails de uma única vez e consideram estes emails como SPAM. As ferramentas de envio possuem servidores espalhados pelo mundo, para evitar que apenas um único IP receba toda a carga de envio. Elas também possibilitam um maior controle sobre a campanha, mostrando relatórios de envios, visualizações, cliques, etc.

2- Não utilize apenas imagens

Um email que contenha apenas uma grande imagem em seu conteúdo pode ser considerado SPAM pelos provedores. Mescle imagens com textos: além de deixar seu e-mail mais leve, é mais um item para o sucesso de uma campanha de email marketing.

3- Arquivos em anexo

Não envie arquivos em anexo, principalmente arquivos executáveis (.exe). Quanto a imagens, coloque-as no seu provedor de hospedagem ou na sua ferramenta de email (se ela tiver este recurso) e crie apenas uma referência para ela no corpo do email.

4- Evite alguns termos no assunto do e-mail

Alguns termos, quando encontrados no assunto do e-mail, são passíveis de punição (SPAM) pelos provedores:

? (interrogação) grátis
compre hospedagem
confira oferta
curso renda extra
ganhe

5- Não utilize alguns termos no assunto do e-mail

Alguns outros termos, se encontrados no assunto do email, são ainda mais passíveis de punição (SPAM), do que os da dica 4:

R$ perder peso
ganhe dinheiro vagas abertas

Conheça a Cueca Store!

6- Evite alguns termos no conteúdo do e-mail

Alguns termos, quando encontrados no corpo do e-mail, são passíveis de punição (SPAM) pelos provedores:

24 horas feliz natal
agência de aproximação ganhe
agência de modelo hospedagem
aproveite imperdível
confira mala direta
consulte-nos marketing
curso muitos sinais gráficos (?!, ??, !!)
detetive não perca
dia das mães não perca tempo
dia dos namorados oferta
dia dos pais para retirar seu email da lista
divulgue seu renda extra
divulgue sua sigilo absoluto
dúvidas conjugais telemarketing
espionagem todos os direitos reservados
feliz ano novo

7- Não utilize alguns termos no conteúdo do e-mail

Alguns outros termos, se encontrados no corpo do email, são ainda mais passíveis de punição (SPAM), do que os da dica 6:

R$ tempo limitado
clique aqui tenha seu site na Internet
ganhe dinheiro trabalhar em casa
ganhe dinheiro enviando e-mails trabalhe em casa
mala direta de e-mail venda
saiba mais

Obs.: Para resolver os problemas das dicas 4, 5, 6 e 7, utilize termos similares ou coloque o termo restritivo dentro de uma imagem com um texto alternativo (Alt do HTML) parecido.

Conclusão

Um ponto importante a ser ressaltado: não é porque seu email tem o termo dia das mães, que ele irá para o SPAM. O ideal é utilizar o maior número possível destas recomendações. Por exemplo, se você precisar utilizar o termo Clique aqui – que por sinal é um termo bem restritivo – não utilize mais nenhum termo que possa causar maiores problemas. Lembrem-se: os provedores vão pontuando cada e-mail e se este email ultrapassar a pontuação estabelecida por eles, que ninguém sabe exatamente qual é (e cada um têm a sua), ele colocará o email no SPAM.

Conheça a Cueca Store!
E você, já criou suas campanhas de email marketing? Foram bem sucedidas? Qual foi o seu retorno? Deixe um comentário para nós contando sobre sua experiência ou dúvida.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

10 Comentários em “7 dicas para seu e-mail marketing não cair no spam“

  1. Pois é, estou começando agora uma campanha de e-mail marketing.
    Ainda estou na fase de formação do banco de e-mails.

    Foi boa a sua postagem!

    Um abraço

    Leandro Cosas Respondeu:

    Legal Wagner, boa sorte na nova campanha e obrigado pelo feedback.

  2. Gostei do post! Sobre a ferramenta para o envio, eu sugiro a Nitronews – http://www.nitronews.com.br. Ela tem uma conta grátis e planos acessíveis, com interação no facebook e twitter. Além de ser simples de usar e nunca ter me causado nenhum problema, como mensagens indo para a caixa de spam. Espero ter ajudado.
    beijos

  3. Me ajudou, dicas muitos importantes, trabalho com divulgação por e-mail, na maioria das vezes solicito o e-mail do cliente, mas em alguns casos envio como mala direta… procuro avisar o cliente que a imagem pode ser considerada SPAM, por isso quando é de interesse ele olha no lixo eletrônico, confesso que este local não é muito apropriado para um bom serviço, mas é o que os provedores nos limita.

    Leandro Cosas Respondeu:

    É Camila infelizmente o negócio de e-mail marketing hoje em dia está cada vez mais difícil por conta dos Spammers.
    Mas vamos tentando o que é possível.
    Obrigado!

  4. Valeu Leandro.
    Obrigado pelas dicas e muito obrigado pelo tempo que você dispôs para postá-las. Sei que em nosso meio qualquer segundo é importantíssimo. Valeu!