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6 de dezembro de 2011 -

E-mail Marketing

Já li diversos artigos sobre o que é email marketing e percebo que existem diversas definições no mercado. Neste artigo, resolvi agregar as diversas definições sobre o que é e-mail marketing em uma só.

Email marketing é uma forma de marketing direto, onde é possível criar relacionamento e informar ao cliente por meio do envio de e-mails.

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O email marketing é uma preciosa ferramenta de marketing digital, devido ao seu poder de mensuração e segmentação. O email marketing também é muito utilizado para fixar uma marca na mente do cliente (branding).

A essência do Email Marketing

A essência de uma campanha de email marketing é entregar algo relevante e segmentado ao cliente. A segmentação é algo extremamente importante para um email marketing de sucesso, ou seja, não envie uma promoção de uma cadeirinha de bebê para carro a um adolescente de 13 anos ou não envie um artigo sobre como prevenir acne para um senhor de 60 anos. O envio de emails indesejados, seja por meio de spam ou compra de listas, pode criar uma aversão do cliente à empresa, e isso é muito prejudicial ao relacionamento empresa x cliente.

Email Marketing X Spam

Email marketing X SPAM

Email marketing X SPAM

Muitas pessoas confundem email marketing com spam, porém spam não tem nada que ver com email marketing e email marketing não tem nada que ver com spam. Email Spam é uma forma de envio de e-mails desordenado, sem o consentimento das pessoas (opt-in), sem uma forma de cancelamento (opt-out) e, o principal, sem nenhum conteúdo relevante ou algo que realmente a pessoa esteja querendo ou procurando. Já o email marketing é totalmente o contrário, sendo enviado com critério, mediante um consentimento da pessoa (opt-in), dá a alternativa de cancelamento (opt-out) e, o principal, leva conteúdo relevante ou algo que realmente a pessoa queira ou esteja procurando.

Opt-In

O Opt-In é o processo onde a pessoa se cadastra para receber um e-mail marketing. Esse processo é essencial para fazer uma campanha de e-mail marketing de sucesso.

Opt-Out

O Opt-Out é o processo de descadastro. Quando uma pessoa não quer mais receber um e-mail marketing, ela faz um opt-out. O link para fazer o opt-out de uma campanha de e-mail marketing deverá ser enviado no próprio corpo do e-mail e em local visível.

Normas

O envio de email marketing no Brasil deve respeitar algumas normas. Para evitar que sua empresa tenha problemas com a criação de campanha de e-mail marketing, sugiro a leitura das normas em http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/AutoRegulamentacaoEmailMkt.aspx.

Exemplos de campanhas de Email Marketing

Os exemplos abaixo são apenas algumas idéias do que é possível fazer através de uma campanha de email marketing, já que as possibilidades são imensas.

Artigos relevantes (o mais importante)

Envie artigos que são interessantes para o cliente. Por exemplo: para uma empresa de contabilidade, envie novas normas trabalhistas ou tributárias, que entrarão em vigor em breve e mantenha o cliente informado. Artigo relevante é o item mais importante para uma boa campanha de email marketing.

Promoções de produtos ou serviços

Envie um email marketing com as principais promoções de produtos ou serviços de sua empresa. Mas não se esqueça de enviar os itens que estiverem realmente em promoção (não tente enganar o cliente) e que realmente interessem àquele cliente (segmentação).

Parabenize o cliente

Envie um belo e personalizado cartão de aniversário, por meio de um e-mail marketing, e você irá deixar esse cliente muito feliz e muito mais fiel a sua marca. Esta é uma das formas de melhorar o relacionamento com o cliente através do e-mail marketing.

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Notícias da empresa

Envie notícias sobre sua empresa por e-mail marketing, porém envie notícias que sejam importantes para o cliente, como por exemplo, um novo canal de atendimento que sua empresa criou, para melhorar a vida dos clientes; a substituição de um telefone; se for uma empresa de logística, envie um email informando a aquisição de uma nova frota, etc.

Convites e agradecimentos

Convide seus clientes para um evento, de forma personalizada, enviando um email marketing com o nome do cliente e um visual atraente.

Um agradecimento personalizado, seja pelo comparecimento ao evento ou simplesmente por ele ser seu cliente, também é uma ótima alternativa de e-mail marketing.

Pesquisa de opinião

Faça uma pesquisa de opinião, por meio do envio de email marketing, e saiba o que os seus clientes querem de sua empresa.

E-mail Marketing e suas vantagens

Custo benefício

O custo para fazer o envio de um e-mail marketing, geralmente, é muito baixo (cerca de centavos). E, se bem feita, a campanha de email marketing pode gerar retornos muito bons.

Email a atividade mais realizada na Internet

Segundo pesquisas feitas com usuários de Internet no Brasil, o e-mail ainda é uma das atividades mais realizadas pelos brasileiros na Internet.

Retorno imediato

Ao contrário de uma mala direta convencional, que demora de 3 a 5 dias para ser entregue, o email marketing é enviado instantaneamente e recebido poucos minutos após o clique no botão “Enviar” da ferramenta.

Mensuração

Uma das grandes vantagens do email marketing é a possibilidade de mensurar o resultado. Por exemplo, existem ferramentas como o EmailChuteMailChimp e Mail2Easy (em português), da Dinamize, que mostram dados, como: número de e-mails abertos, número de e-mails recebidos (que não caíram no spam), quantas pessoas clicaram no link do e-mail, etc. Caso o envio seja feito com o intuito de vender um produto em um e-commerce, é possível também verificar através de outras ferramentas de Web Analytics, quantas pessoas compraram produtos que vieram do e-mail marketing enviado.

Conclusão

Creio que neste artigo, O que é email marketing, você conseguiu compreender o porquê o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para divulgação e relacionamento de sua empresa, porém utilize o e-mail marketing com responsabilidade. Segmente sua campanha, não envie e-mails indesejados, dê possibilidade de cancelamento do recebimento (opt-out), não compre listas, utilize uma ferramenta para envio (MailChimp, Mail2Easy, entre outras), etc.

Caso queira iniciar uma campanha de e-mail marketing já, assista nossa vídeo aula sobre o envio de e-mail marketing utilizando a ferramenta Mail2Easy da Dinamize, e comece hoje mesmo a criar um relacionamento mais estreito com seus clientes.

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Já faz campanhas de email marketing na sua empresa? Divida experiências e dúvidas conosco e fique a vontade para comentar sobre e-mail marketing.

Créditos da imagem para ntr23.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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1 Comentário em “O que é Email Marketing?“

  1. Ótimo post. Sobre a ferramenta para o envio, eu sugiro a Nitronews – http://www.nitronews.com.br. Ela tem uma conta grátis e planos acessíveis, com interação no facebook e twitter. Além de ser simples de usar e nunca ter me causado nenhum problema, como mensagens indo para a caixa de spam. Vale a pena tentar!
    Beijos