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11 de abril de 2012 -

Performance

Nestes últimos meses venho tentando encontrar a melhor forma de visualizar e comparar o desempenho de uma campanha de links patrocinados do AdWords, após alterações de lances em palavras-chaves. Sempre acabo caindo em um processo complicado e moroso, a fim de analisar se o que foi feito, melhorou ou piorou os resultados. Mas, após ler o artigo How To Set Up Your Own SBS Keyword Analysis do blog PPC Hero, creio ter encontrado uma boa solução para meu problema e talvez de muitos que estão lendo este artigo.

O autor do artigo, Dave, criou o chamado SBS (side-by-side). Um método que coloca os dados das palavras-chaves (CTR, Impressões, Cliques, CPC Médio, etc.) de dois ou mais períodos, lado a lado em uma planilha. Vamos ver como isso funciona.

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1. Obtendo os dados do Google AdWords Editor

Primeiramente é necessário baixar os dados históricos da conta para o Google AdWords Editor. Para exemplificar o problema, vou utilizar uma conta que foi bastante alterada no dia 29/03/2012 e irei comparar os dados de todo o período anterior a este data, com o período após dia 29. Diversos lances de palavras-chaves foram reduzidos, visando diminuir o custo da campanha e aumentar o ROI.

Então, abra o Google AdWords Editor, selecione a conta que deseja comparar, clique no botão Visualizar Estatísticas, menu Toda a conta (mais lento) e por fim o item Criar período personalizado… conforme a figura abaixo:

Google Editor - Visualizar estatísticas

Google Editor – Visualizar estatísticas

Selecione o período de histórico desejado e clique no botão Ok.

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Agora clique na aba Palavra-chave (conforme imagem) para ver todas as palavras-chaves da campanha ou selecione a campanha ou o grupo de anúncios que desejar.

Google Editor - Visualizar palavras-chaves

Google Editor – Visualizar palavras-chaves

Selecione todas as palavras-chaves e copie (Ctrl+C).

Google Editor - Selecionando as palavras-chaves

Google Editor – Selecionando as palavras-chaves

2. Inserindo os dados no Excel

Crie uma nova planilha do Excel e cole os dados copiados do Google AdWords Editor. Renomeie esta planilha para Historico, conforme a imagem abaixo:

Excel - Planilha exportada

Excel – Planilha exportada

Agora repita o passo 1. Obtendo os dados do Google AdWords Editor, mas criando um novo período de estatística, no nosso caso o período será entre 29/03/2012 e 10/04/2012.

Cole os dados em uma nova planilha chamada Atual.

3. Colocando os dados lado a lado (SBS)

Ordene ambas as planilhas (Historico e Atual) pela coluna Keyword. Este passo é imprescindível para fazer a comparação.

Pinte todas as colunas da planilha Historico de vermelho e pinte todas as colunas da planilha Atual de azul, conforme abaixo:

Excel - Colunas vermelhas

Excel – Colunas vermelhas

Excel - Colunas azuis

Excel – Colunas azuis

Agora exclua as colunas da planilha Historico que não deseja comparar, no nosso teste excluímos as colunas: Campaign, Ad Group, Max CPC Multiplier, First Page CPC, Top Of Page CPC, Destination URL, Campaign Status, AdGroup Status, Keyword Status, Approval Status, Comment e Avg CPM.

E por fim, copie as colunas que deseja comparar da planilha Atual para a planilha Historico. Coloque as colunas lado a lado, conforme abaixo:

Excel - Planilha finalizada

Excel – Planilha finalizada

No nosso exemplo, utilizamos as colunas: Impressions, Clicks, CTR, Avg CPC, Cost e Avg Position. Com estas colunas já conseguimos comparar o CTR, posição média do anúncio, número de impressões, cliques, custo, etc. Você poderá comparar o dado que desejar através deste relatório. No artigo original do PPC Hero, o autor coloca as colunas da planilha atual no final, porém para efeito de comparação, creio ser mais simples colocar lado a lado.

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Conclusão

Pronto! Agora é só começar a fazer suas análises. Existem várias alternativas que visam ajustar uma campanha de links patrocinados do Google AdWords para um melhor desempenho (ROI). Este é apenas um dos métodos criados para este fim. Continue acompanhando nosso blog de marketing digital, que em breve teremos novos artigos sobre administração de links patrocinados, SEO, redes sociais e muito mais.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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2 Comentários em “AdWords: Analisando a performance de keywords pós alterações“

  1. Parabéns Leandro, post perfeito, esta dica vai ser de grande valia para mim também, que “penava” com essas comparações do AdWords após alterações significativas. Obrigado e Sucesso!!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Que legal Ricardo, fico feliz que lhe serviu também.
    Grande abraço.