Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

2 de março de 2012 -

Como anunciar no Google

Como mencionamos no artigo O que é Google AdWords?, o Google possui um programa de publicidade chamado AdWords. O Adwords, basicamente, é o responsável por aqueles anúncios que ficam na parte superior e na parte lateral direita da tela de resultados do Google. Caso queira saber mais, acesse o artigo acima. A idéia deste artigo é mostrar os primeiros passos para você entender como anunciar no Google e criar uma campanha de links patrocinados de sucesso.   

Conheça a Cueca Store!

Disponibilize uma verba mensal

O primeiro passo para conseguir anunciar no Google é disponibilizar uma verba, de preferência mensal. Para se ter uma idéia do quanto será necessário investir para anunciar no Google, você pode utilizar dois métodos:

Criar uma campanha grátis: O Google disponibiliza cupons com créditos de R$ 100,00 grátis para anunciar. É necessário pagar apenas a taxa de ativação da conta – cerca de R$ 20,00 – e você já poderá fazer alguns testes de anúncios (o artigo Como anunciar no Google grátis pode lhe ajudar neste processo).

Utilizar o estimador de tráfego: O Google também disponibiliza uma ferramenta, chamada Estimador de Tráfego, onde você pode colocar as palavras-chave que deseja comprar, informar a quantidade de verba disponível e, a parti desses dados, o Google lhe mostrará quantos cliques você provavelmente terá. Eu, particularmente, não gosto muito desta ferramenta, pois acho ela muito instável. No artigo Quanto custa anunciar no Google? há uma descrição detalhada de como o Google efetua a cobrança dos seus anúncios.

Não se esqueça: se for criar uma campanha com uma empresa terceirizada, será necessário separar uma verba extra, pois esta empresa irá prestar os serviços para a criação e manutenção de sua campanha.

Crie uma conta no Google

Após disponibilizar a verba, é necessário ter uma conta no Google. O ideal é que você tenha uma conta no Google para a sua empresa, para que não a confunda com a sua conta pessoal. Esta é a parte mais simples do processo de como anunciar no Google.

Tenha um bom site

Não adianta ter um belo anúncio em uma revista se o seu restaurante não tem uma boa aparência para os clientes, sendo um ambiente sujo ou mal cuidado. O mesmo acontece com a Internet: não adianta você perder tempo e dinheiro para anunciar no Google se seu site ainda tem o aspecto antigo.Hoje em dia, um site precisa de elementos persuasivos, que influenciem o visitante na compra. Veja mais informações em 10 dicas de ouro para ter um site vendedor.

Um bom site também vai influenciar no valor pago ao Google pelos anúncios, pois um dos critérios de avaliação para posicionar um site, é se ele tem “relação” com os anúncios criados.

Conheça a Cueca Store!

Pesquise as palavras-chave

Para anunciar no Google é necessário “comprar” palavras-chave relacionadas ao seu negócio. O Google disponibilizou um site, chamado Ferramenta de palavra-chave, onde você pode pesquisar as palavras, ter uma base do custo por clique delas e ver a quantidade de buscas. Sem esta ferramenta, você não consegue planejar uma campanha, e além disso, boas novas idéias costumam surgir no decorrer da busca. Se você nunca utilizou esta ferramenta para anunciar no Google, leia o artigo Explorando a ferramenta de palavra-chave e saiba tudo sobre ela.

Planeje a campanha e os grupos de anúncios

Uma campanha do Google AdWords é estruturada conforme a figura abaixo. O primeiro nível é o de campanha, depois grupo de anúncios e finalmente anúncios e palavras-chave. Dentro de uma conta é possível ter até 25 campanhas, 2.000 grupos de anúncios e até 50 anúncios e 2.000 palavras-chave por grupo de anúncio. Com isso, é possível dividir bem sua campanha, para que ela seja o mais otimizada possível.

Esquema conta Google AdWords

Esquema conta Google AdWords

Para exemplificar, vou simular a criação de uma campanha para uma floricultura. No nível de campanha poderíamos ter uma campanha para Flores e uma para Kits de Presentes. Na parte de grupo de anúncios da campanha Flores, poderíamos criar um grupo para Rosas, um para Astromélias e outro para Lírios. Para a campanha de Kits de Presentes, poderíamos criar um grupo de anúncios para Dias dos Namorados e outro para Dia das Mães. Depois de criar esta hierarquia é só criar os anúncios e escolher as palavras-chave, de acordo com a campanha e o grupo de anúncio. Abaixo segue o esquema da nossa campanha teste:

Esquema conta Google AdWords - Exemplo prático

Esquema conta Google AdWords – Exemplo prático

Conclusão

Criar uma campanha de links patrocinados no Google AdWords é apenas uma das táticas de marketing digital e a sua criação deve ser feita de forma planejada, para alcançar os melhores resultados. Continue acompanhando nosso blog e tenha mais informações sobre o mundo do marketing digital.

Conheça a Cueca Store!
Gostou do nosso artigo Como anunciar no Google – Primeiros Passos? Já criou sua campanha? Está tendo resultados com os anúncios do Google? Conte para nós!

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!