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3 de dezembro de 2011 -

Quanto custa anunciar no Google?

Muitas pessoas perguntam: “Mas afinal, quanto custa anunciar no Google? É muito caro?” Diríamos que, na maioria das vezes, essa resposta é NÃO, não é caro anunciar no Google. Porém, tudo irá depender do seu segmento, da concorrência atual dos anúncios e qual é a qualidade dos anúncios dos seus concorrentes. O Google utiliza um serviço chamado Google AdWords e é nele que os anúncios são criados. Caso você não saiba o que é o Google Adwords, recomendo ler antes o artigo, O que é o Google AdWords?. Por meio deste serviço, o Google possibilita a criação de anúncios para qualquer porte de empresa, colocando uma pequena empresa lado a lado com  as grandes empresas. Continue lendo e veja como calcular o custo para anunciar no Google.

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Cálculo do valor

O Google utiliza 3 formas para calcular o valor a ser cobrado do anunciante: o CPC, o CPM e/ou CPA. Veremos abaixo a explicação de cada um deles.

Custo por Clique (CPC) no Google AdWords

Custo por Clique ou CPC, como é chamado, é a maneira mais comum de cobrança do Google AdWords. O CPC funciona da seguinte forma: assim que algum visitante clica no anúncio, um valor é debitado da empresa. Para ter uma base dos valores do clique, fiz uma pequena pesquisa, utilizando a ferramenta de palavra-chave, com a palavra-chave “curso de francês”. Observe abaixo a coluna CPC Aproximado: este é um valor aproximado do gasto por cada clique. Se as palavras-chaves escolhidas para a campanha fossem: “curso de francês” e “curso de francês sp”, e a expectativa média de visitas diárias fosse de 5 visitantes para cada palavra-chave, o valor da campanha mensal seria, aproximadamente, de R$ 348,00 (((R$ 0,96 x 5) + (R$ 1,36 x 5)) x 30).

A posição dos anúncios na pesquisa varia conforme o valor que você paga por clique e também conforme a qualidade do seu anúncio e do seu site. O Google AdWords nada mais é do que um leilão de palavras-chave.

O CPC é mais utilizado na rede de pesquisa do que na rede de display. Veja o que significam estes termos em O que é o Google AdWords?.

Custo para anunciar no Google - Exemplo

Custo para anunciar no Google – Exemplo

Custo por Mil (CPM) no Google AdWords

Custo por Mil ou CPM, como é chamado, é utilizado na rede de display do Google AdWords. O CPM funciona da seguinte forma: você estabelece um valor que quer pagar a cada 1.000 impressões do anúncio. Observe que é a cada 1.000 impressões e não a cada 1.000 cliques. Como no CPC, quem paga mais e tem mais qualidade no anúncio e no site aparece melhor posicionado.

Custo por Aquisição ou Ação (CPA) no Google AdWords

Custo por Aquisição ou Ação ou CPA, como é chamado, pode ser utilizado pela rede de pesquisa e pela rede de display do Google AdWords. O CPA é calculado com base no CPC, que estava sendo utilizado na campanha, e de acordo com a taxa de conversão do site. O Google irá sugerir um valor por conversão e, então, a cada conversão que seu site efetuar, o Google irá lhe cobrar o valor do CPA. Para trabalhar com os lances de CPA, é necessário que sua campanha tenha tido no mínimo 15 conversões nos últimos 30 dias.

Formas de pagamento do Google AdWords

Pré-Pago (Boleto)

Os anúncios podem ser exibidos mediante pagamento de um boleto com o valor do crédito desejado. O sistema de boletos funciona como pré-pago e, geralmente após o pagamento do boleto, o valor é liberado em 2 dias. O valor mínimo para a geração do boleto é de R$ 40,00.

Pós-Pago (Cartão de Crédito)

Um dos métodos pós-pago é via cartão de crédito. Nele, o Google irá lançar seus débitos do AdWords a cada 30 dias ou se o valor chegar aos R$ 200,00, o que ocorrer primeiro. Na próxima fatura, caso o valor tenha atingido os R$ 200,00, o Google irá considerar R$ 800,00 como limite, depois R$ 1.200,00 até chegar a R$ 2.000,00, que é o limite por lançamento. Você pode utilizar mais do que R$ 2.000,00 nas suas campanhas, porém você terá diversos lançamentos do valor na mesma fatura do seu cartão de crédito.

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Obs.: Caso o limite do seu cartão de crédito seja baixo, utilize um cartão de backup para que seus anúncios não parem de aparecer.

Pós-Pago (Faturamento)

O pagamento pós faturamento é concedido mediante autorização do Google. É necessário solicitar ao Google, que poderá pedir diversos relatórios financeiros da sua empresa antes de conceder a autorização.

O valor de ativação das contas do Google AdWords é de R$ 20,00, pagos no primeiro boleto ou na primeira cobrança do cartão de crédito.

Conclusão

Não é possível avaliar com precisão quanto custa anunciar no Google, pois isso dependerá muito do seu segmento, concorrência e da qualidade da concorrência. Utilize a ferramenta de palavra-chave para ter uma idéia melhor dos valores para o seu segmento. De qualquer forma, anunciar no Google pode ser uma grande vantagem para pequenas e médias empresas, em termos de competitividade.

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Gostou do nosso artigo? Quer saber mais, acesse Como anunciar no Google Grátis.

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Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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4 Comentários em “Quanto custa anunciar no Google?“

  1. gostei muito do site. Esta tudo bem explicadinho, visitarei mais vezes

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito Obrigado Breno.
    Abraço.

  2. Olá,
    qual é exatamente a diferença do CPC e CPA no google adwords e qual é a vantagem e desvantagem de usa-los ?
    agradeço muito a sua atenção.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Mateus,

    O CPC é o custo por clique, quando um usuário clica no anúncio ele irá debitar X valor da campanha.
    O CPA é o custo por aquisição. Você irá estipular que paga até X reais por uma aquisição (lead, venda, cadastro de newsletter, etc.). Com isso o Google irá tentar otimizar seus lances da maneira que você gaste apenas aquele valor para efetuar uma conversão. É um pouco complicado mesmo, dê uma lida neste link aqui que poderá lhe ajudar.
    http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt&answer=2472713

    Grande abraço.

    Um abraço.