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24 de fevereiro de 2012 -

Divulgar na Internet

Nos últimos anos, a Internet tem alcançado números cada vez mais expressivos no Brasil. Porém, muitos empresários ainda têm uma grande pergunta na cabeça:

- Mas como divulgar minha empresa na Internet?

O objetivo deste artigo é exatamente este, o de começar a trazer respostas para a pergunta: Como divulgar minha empresa na Internet.

Todas as 7 maneiras que serão descritas abaixo fazem parte do chamado marketing digital, que além destas 7 maneiras, possui muitos outros métodos para divulgar uma empresa na Internet ou nos meios digitais.

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1. Tenha um site e um bom site

Este é o primeiro passo de qualquer campanha de marketing digital e é o ponto de partida para divulgar uma empresa na Internet. Sem um site, uma empresa fica sem um endereço digital, como se não existisse na Internet. Porém, um ponto importante a ser destacado é que de nada adiante ter apenas um site bonito, mas que não seja nada persuasivo ou vendedor. A época em que as empresas tinham um site apenas para dizer que tinham já passou. Agora, praticamente toda a empresa tem um site e o que difere este dos outros é se o mesmo é um site otimizado e vendedor. Leia o artigo 10 dicas de ouro para ter um site vendedor para saber mais sobre este assunto.

Se você ainda não tem um site – não tem verba no momento para criar um – e precisa divulgar sua empresa na Internet, confira também o nosso artigo Como fazer um site gratuito.

2. Redes Sociais

As redes sociais se tornaram mais uma opção para as empresas divulgarem sua marca na Internet com, muitas vezes,  baixo custo e bom retorno sobre o investimento. Ter uma fanpage (página) da empresa no Facebook já está cada vez mais comum no Brasil, porém muitos empresários ainda não perceberam este potencial e não querem entrar nas redes sociais, pois acham que será uma mera onda passageira. É claro que existem empresas que realmente não precisam estar lá, mas digo que a maioria pode tirar algum proveito da rede, principalmente para criar relacionamentos duradouros com seus clientes e também angariar novos clientes. Veja aqui como criar uma fanpage no Facebook, crie também uma conta no Twitter – se necessário, no Orkut – e comece a divulgar sua empresa na Internet. Mas nunca se esqueça que após a criação você precisa cuidar destes novos canais, senão o efeito pode ser o contrário. Para saber qual é a melhor rede social entre Facebook e Orkut para divulgar uma empresa na Internet, leia o artigo Orkut Vs Facebook: Qual é a melhor para meu negócio?

3. Otimização de sites (SEO)

Já ouviu aquela frase, A melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele (Conrado Adolpho)? É, esta é uma das melhores maneiras de se fazer negócio hoje em dia, e não vale apenas para a Internet ou para o marketing digital, vale para tudo.

O processo de otimização de sites ou SEO, como é chamado, tem por objetivo divulgar sua empresa na Internet para quem já esteja interessado em algum produto ou serviço que você ofereça. Este processo faz “ajustes” no site e tenta obter links para ele, com o objetivo de que o site fique mais bem posicionado nas buscas do Google ou de outros mecanismos de busca. Então, se você vende bananas caramelizadas em São Paulo, os processos de otimização farão com que, quando as pessoas buscarem por este termo no Google, seu site apareça entre os primeiros colocados, aumentando suas chances de obter mais clientes.

4. Tenha um blog

Um blog é uma peça fundamental na criação de um planejamento de marketing digital e na divulgação de uma empresa na Internet. O blog, além de ajudar no relacionamento com seus clientes, ajuda também no processo de otimização do site, pois com mais páginas, o site se torna mais “importante” para o Google e pode ser encontrado mais facilmente.

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O conteúdo de um blog é muito importante para a sua divulgação. Evite colocar apenas propagandas suas; crie conteúdos relevantes para o seu público e que estejam relacionados com o seu negócio. Por exemplo: se você tem um salão de cabeleireiro, crie textos sobre as tendências de cor de cabelo do próximo ano ou do próximo verão.

Neste mesmo blog tenha espaço para as pessoas interagirem, comentarem, etc. Ter um blog é parte da resposta para a pergunta: Como divulgar minha empresa na Internet.

5. Mídias sociais

Como dito no artigo O que são redes sociais e mídias sociais?, redes sociais e mídias sociais não são exatamente a mesma coisa. As mídias sociais são sites como o Youtube, SlideShare, Vimeo, etc. Dependendo do tipo de negócio, também é uma alternativa interessante estar nestas mídias. Se sua empresa tem qualquer material que possa ser útil para certo número de pessoas e este material pode ser desenvolvido em forma de vídeo, crie um canal no Youtube e no Vimeo, os dois maiores sites de vídeos do mundo, e comece a inserir estes vídeos lá. Aqui cabe uma colocação muito interessante: se você ainda não sabe, o Youtube é o segundo maior site de buscas do Brasil, através apenas do seu “dono”, o Google.

O SlideShare foi criado para compartilhar apresentações. Então, se algum conteúdo interessante pode ser gerado em forma de apresentação, crie também uma conta para sua empresa no SlideShare. Assim você terá mais uma forma de divulgar sua empresa na Internet. Veja mais redes e mídias sociais aqui Principais redes sociais.

6. E-Mail Marketing

O email marketing é uma ferramenta muito poderosa para divulgar uma empresa na Internet e fazer marketing digital, porém ela precisa ser usada de forma correta. A essência do email marketing é criar relacionamentos com clientes e conseguir novos clientes. Mas não adianta mandar uma promoção de shampoo para uma pessoa que seja careca, pois não será interessante para ela. Ao criar suas campanhas de email marketing, utilize o bom senso em primeiro lugar e tente entregar conteúdo, produto ou serviço que seja de fato importante para a pessoa. Outro fator importante é a questão da permissão: você só poderá enviar emails para quem lhe permitiu antes! Com isso, não é legal que você compre listas de emails prontas, pois isso pode acabar com a sua reputação e dificultar o processo de divulgação de sua empresa na Internet.

No nosso blog, você encontra uma vídeo aula sobre como criar uma campanha de email marketing utilizando a ferramenta Mail2Easy, acesse Vídeo-Aula Email Marketing.

7. Links Patrocinados

O link patrocinado é uma forma paga que tem dado bastante retorno às empresas que a utilizam. O tipo de link patrocinado mais conhecido é o Google AdWords. Os links patrocinados do Google AdWords são aqueles anúncios que aparecem com o fundo amarelo e do lado direito das buscas do Google. Para os links patrocinados do Google AdWords também vale a frase colocada na terceira maneira de divulgar minha empresa na Internet, a de otimização de sites (SEO) que é: A melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele, pois os anúncios são exibidos conforme a busca do usuário.

O Facebook também possui seus links patrocinados e seu grande diferencial é o alto poder de segmentação. Se você pretende anunciar no Facebook como forma de divulgação de sua empresa na Internet, veja nossa vídeo aula Como anunciar no Facebook.

Conclusão

A Internet é um mar de oportunidades para divulgar uma empresa, porém cada empresa deve ter uma estratégia para fazer esta divulgação de forma coordenada e precisa. Com relação à criação de perfis nas redes e mídias sociais mesmo, fica uma dica: utilize sempre a mesma imagem (avatar) e sempre o mesmo nome, assim fica mais fácil as pessoas identificarem sua empresa.

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Espero que, neste momento, você já tenha alguma resposta para a pergunta que estava no início deste artigo: Como divulgar minha empresa na Internet.

Gostou do nosso artigo? Utilizou algum método lido aqui? Compartilhe conosco suas dúvidas e suas ações.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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28 Comentários em “7 maneiras para divulgar minha empresa na Internet“

  1. Prezado Leandro,
    Parabéns pelo artigo. Muito bem estruturado, e escrito numa linguagem de fácil compreensão.
    As recomendações oferecidas são excelentes para o estabelecimento de um plano de Marketing digital.
    Abs.: JOSÉ REINALDO

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado pelo retorno José. Sucesso com a divulgação do site.

  2. Parabens pelo artigo!
    Quero abrir uma empresa de publicidade online, e oferecer descontos em diversos estabelecimentos na cidade aos clientes. Fecharei parcerias com eles, parecido com compra coletiva mas algo mais duradouro, onde o cliente pode vir no site comprar na hora que quiser. Claro que os descontos serão menores, tudo bem.

    Você acha que dá para eu ganhar dinheiro oferecendo a divulgação do estabelecimento em troca de descontos aos clientes? Poderia cobrar por diferentes serviços como “gerenciamento de midias sociais”, “criação de website”, “e-mail marketing”, e divulgação no site que terá bastante acesso. E do cliente cobraria mensalidade, anuidade ou por compra avulsa do cupom. O que acha?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Júnior,

    Nossa não dá para avaliar uma idéia assim. São muitas variáveis e é uma coisa bem complexa. O que você precisa saber sobre compras coletivas é que já existem diversas no mercado, se você não se posicionar e criar um diferencial, talvez possa ficar inviável.

    Abraços e boa sorte com o novo negócio.

  3. Sim, claro, tenho várias idéias para colocar em prática no negócio.
    Já tive site de compra coletiva, então já tenho um bom conhecimento, mas agora quero inovar de alguma forma. Não estou preocupado, tanto, com a concorrência, vou ter atrativos diversos – aos clientes. Minha preocupação é atrair os estabelecimentos…

    Obrigado pela resposta.

  4. Gostaria de aumentar meu público no facebook mas não para mantê-los informados apenas pelo face ou twitter e sim para trazer novos clientes para o meu site. Qual a melhor forma para eu fazer isto?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Mayara, você precisa gerar conteúdo que interesse ao seu fã ou seguidor, conteúdo de qualidade. Só assim você gera engajamento e uma hora ou outro ele vai lembrar de você e comprar com você. Não é coisa imediata, é a médio e longo prazo.
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

  5. Penso que está faltando o marketing de artigos…

    Por isso, gostava de apresentar o InfoServicos, onde pode listar empresas e combinar as mesmas com artigos dando a quem procura, informação mais completa sobre a mesma.

    O site é o http://www.infoservicos.com/ e recebe artigos, empresas, produtos e serviços PT/BR.

    Venha conhecer-nos!

  6. Parabéns pelo artigo!
    De forma clara e sem enrolação foram apresentadas diretrizes aos que desejam divulgar empresa na internet.
    Aos que não tem verba para investirem em um site, vale muito a pena utilizar as redes sociais, mídias sociais e E-mail Marketing.
    Não são “Bichos de sete cabeças” para utilizar e geram retorno satisfatório.
    Abraço.

  7. Belo post, Leandro!

    A presença nas mídias sociais já é fundamental e se tornará crucial para a competitividade das empresas.

    Além das mídias sociais citadas no item 5, vale acrescentar uma recém lançada mídia social que pretende deixar guias e portais no passado quando o assunto é divulgar entretenimento, cultura ou lazer http://www.dvertr.com.

    Para empresas/estabelecimentos que situam-se nesse nicho, vale a pena dar uma conferida.

    Abraço!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Rafael, obrigado pela contribuição.

  8. Gostei muito das informações, além de 100% relevantes são atualizadas e bem esclarecedoras para quem não tem intimidade com o assunto .
    Acredito que quem se propuser a utiliza-las estará dando um passo para uma mudança em suas vidas.
    Parabéns !

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Ronaldo e boa sorte!

  9. voce é muito inteligente e um artigo desse é uma consultoria e tanto para nós. estou abrindo uma loja de lingeri a principio vai fucionar em uma sala e as vendas será através de uma dilvugação pela internet e marketing direto quais dicas para este tipo de negocio voce me acrescetaria.
    dese á agradeço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Reginaldo, obrigado pelo feedback. Fazemos o possível para ajudar.
    Uma dica que eu lhe dou é escolher uma plataforma boa que lhe dê opções de otimização, além de relatórios detalhados, cupons de desconto, facilidade de compra e diversas outras coisas que ajudam na venda.
    Escolha uma boa empresa para isso, será uma peça fundamental para seu negócio.
    Espero ter ajudado, um abraço.

  10. Olá, Gostaria de saber como adquirir lista de e-mail, pois queria fazer um processo de divulgação por e-mail. O meu mercado é de brindes promocionais, por isso o foco é pessoa jurídica, empresas. Sabe me informar? Obrigada. Parabéns pelo artigo.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Deyse, sinceramente não sei como. Procure no Google por listas de e-mails segmentadas, listas segmentadas de e-mails, etc.
    Desculpe não poder ajudar, um abraço.

  11. Olá…gostaria de saber como conseguir vendas pela internet, pois abri uma loja de roupas infantis em setembro de 2012 e até agora só consegui 1 venda pela internet….o restante das vendas foi só para conhecidos e levando a mercadoria na casa da pessoa. Como fazer as pessoas comprarem pelo site?

    Obrigada.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Jéssica, você precisa ter tráfego no site para que consiga vender. Para se ter uma ideia a média de conversão brasileira é 1% (isso quer dizer que a cada 100 pessoas que entram, apenas 1 compra), então o que você precisa, creio eu, seja tráfego. Pode ser vindo de busca Orgânica, Blog, Facebook, AdWords, E-mail Marketing, etc.
    Espero ter ajudado, boa sorte!

  12. Estou montando uma empresa de móveis sob medida,e gostaria de saber qual maneira ,que terá mais retorno de clientes ,para divulgá la?Claro que depois de fazer o site .
    obrigada e parabéns..

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Claudia, é complicado opinar sem fazer uma análise do segmento. Porém acredito que o Google (adWords ou Orgânica) poderá ser seu aliado para trazer clientes.
    Boa Sorte!

  13. tenho um site de mesas de alumino para restaurante , hoteis , bares ,etc.e gostaria de dar o meu primeiro passo.
    E visualizei algumas empresas na net que fazem o trabalho de divulgação,
    Com toda sua experiencia , é melhor fazer o google adword ou pagar para estas empresas .

    Abraço Roberto M

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Roberto, na verdade mesmo que você faça Adwords o ideal seria ter uma consultoria para fazer isso da forma correta para você.