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3 de janeiro de 2012 -

Pesquisando palavras-chave

A ferramenta de palavra-chave do Google é uma ferramenta muito utilizada por profissionais de marketing digital e também, por pequenos empresários que fazem suas próprias campanhas. Ela é utilizada para descobrir como as pessoas estão fazendo as buscas no Google. A ferramenta exibe uma lista de palavras-chave relacionadas ao termo ou ao site pesquisado. Estas palavras são utilizadas nas campanhas do Google AdWords e também no SEO, para otimização do site.

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Para fazer a consulta na ferramenta de palavra-chave, o ideal é ter uma conta no Google. Caso você não tenha, veja como em Como criar uma conta no Google. Ter uma conta no Google para fazer as pesquisas irá lhe proporcionar os seguintes benefícios: exibir mais do que 100 sugestões de palavras-chave, fazer download da listagem de palavras-chave e você não precisará digitar o Captcha.

Acessando pela 1ª vez

    1. Acesse o endereço https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal;
    2. Se você não estiver “logado” no Google, você verá a tela abaixo; caso você esteja, passe direto para a seção Fazendo uma pesquisa básica. Obs.: Você NÃO estará “logado”, caso apareça um retângulo amarelo no meio da tela.
Primeira vez na ferramenta de palavra-chave

Primeira vez na ferramenta de palavra-chave

  1. Clique no link faça login dentro do retângulo amarelo ou em Fazer loginna parte superior direita e a tela abaixo será aberta;

    Login ferramenta de palavra-chave

    Login ferramenta de palavra-chave

  2. Informe o seu e-mail e sua senha da conta do Google no local destacado em vermelho. Neste momento, você estará ingressando no programa do Google AdWords, mas não se preocupe, este processo é gratuito. Após digitar o e-mail e senha, se você já tiver acessado o Google AdWords anteriormente, passe direto para a seção Fazendo uma pesquisa básica. Se você nunca utilizou o Google AdWords antes, continue seguindo os passos. Você verá a tela abaixo:

    Configurações ferramenta de palavra-chave - Google AdWords

    Configurações ferramenta de palavra-chave – Google AdWords

  3. Informe o fuso horário da sua cidade e a moeda, que deverá ser Real Brasileiro (BRL R$), e clique no botão Continuar. A tela abaixo será exibida e um e-mail será enviado para você;

    Conclusão primeiro acesso ferramenta de palavra-chave

    Conclusão primeiro acesso ferramenta de palavra-chave

  4. Abra o e-mail e clique no link de confirmação para ingressar no programa Google AdWords. Pronto! Você já está pronto para fazer a sua primeira consulta na ferramenta de palavra-chave.

Fazendo uma pesquisa básica

  1. Acesse o endereço https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternale agora você verá a tela abaixo;

    Ferramenta de palavra-chave - Fazendo uma pesquisa básica

    Ferramenta de palavra-chave – Fazendo uma pesquisa básica

  2. Digite o termo desejado no campo Palavra ou Frase, por exemplo, manutenção de computadores. Você poderá digitar mais termos, porém um em cada linha. Após digitar o que deseja, clique no botão Pesquisar e você terá uma relação similar a esta;

    Pesquisa por "Manutenção de Computadores" - Ferramenta de palavra-chave

    Pesquisa por “Manutenção de Computadores” – Ferramenta de palavra-chave

A listagem abaixo contém 249 sugestões de palavras-chave para você usar na sua campanha de links patrocinados ou de SEO.

Colunas

A ferramenta de palavra-chave disponibiliza diversas colunas para facilitar sua vida. Abaixo segue uma relação das principais:

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Concorrência

Esta coluna refere-se à concorrência nos links patrocinados do Google AdWords, e não para o SEO, apesar de que, geralmente, quando uma palavra é bem concorrida na campanha de links patrocinados, ela também é bem concorrida para o SEO. Os valores possíveis são: baixa, média e alta.

Pesquisas locais mensais

A coluna Pesquisas locais mensais exibe a quantidade de buscas mensais para a palavra-chave, de acordo com o local que foi estabelecido nos filtros, que veremos mais adiante.

Pesquisas globais mensais

Esta coluna exibe as buscas pela palavra em todo o mundo. Geralmente, percebemos grande diferença para palavras em inglês, porém é muito recomendável você utilizar o valor da coluna Pesquisas LOCAIS mensais para elaborar sua campanha.

CPC Aproximado (Custo por clique aproximado)

Esta coluna exibe um valor aproximado para o CPC (custo por clique) para a palavra-chave, caso você vá utilizar uma campanha de links patrocinados do Google AdWords.

Tendências de pesquisas locais

Esta coluna exibe um histórico do volume de buscas nos últimos 12 meses. Você pode colocar o mouse em cima de cada barra para descobrir qual é o mês em questão.

Para exibir as colunas ocultas, clique no botão Coluna no lado direito. Caso deseje reordenar a listagem clique no botão Classificado por Relevância ou clique no nome da coluna que deseja ordenar.

Ordenação dos resultados - Ferramenta de palavra-chave

Ordenação dos resultados – Ferramenta de palavra-chave

Tipos de correspondência

As opções de tipos de correspondência foram criadas para mostrar de que forma as pessoas fazem a busca no Google. Este item esta localizado na parte esquerda da tela, conforme a figura abaixo:

Tipos de correspondência ferramenta de palavra-chave

Tipos de correspondência ferramenta de palavra-chave

Ampla

O tipo de correspondência Ampla considera sinônimos, plural, palavras com ou sem acentuação e também considera se a palavra foi digitada dentro de um termo maior.

Vamos aos exemplos: se você deixar a opção Ampla selecionada e fizer uma pesquisa por celular, a ferramenta de palavra-chave irá considerar palavras como: celulares, celular Nokia, celular barato, celular caro, onde conserto meu celular. Este tipo de correspondência não deve ser utilizado para balizar suas campanhas, pois é muito abrangente.

Exata

Este é o tipo mais frequentemente utilizado, pois mostra o número de buscas para a palavra exatamente como ela foi digitada. Por exemplo: se você escolheu a palavra celular, o Google irá mostrar a quantidade de buscas somente para a palavra celular, exatamente. No modo

Exato o Google não irá considerar, por exemplo, termos como celular Nokia ou mesmo celulares. A utilização do tipo Exato é o mais recomendado para criar sua campanha.

Frase

O tipo frase exibe exatamente a seqüência das palavras, como foi digitada, e também não considera plural, sinônimo ou qualquer variação. Por exemplo: se você digitar celular Nokia, o Google irá considerar apenas termos como celular Nokia, celular Nokia quebrado, celular Nokia novo e não vai considerar palavras como Nokia celular ou celulares Nokia.

Filtros

É possível selecionar alguns filtros para a busca, como:

Mostrar somente ideias estreitamente relacionadas a meus termos de pesquisa

Este item faz com que a ferramenta sugira apenas palavras-chave estreitamente relacionadas aos termos de pesquisa digitados, de forma que a ferramenta vai sugerir apenas palavras-chaves que contenham os termos de pesquisa que foram digitados. Este item fica logo abaixo do campo Palavra ou frase, conforme a figura abaixo:

Mostrar ideias restritas - Ferramenta de palavra-chave

Mostrar ideias restritas – Ferramenta de palavra-chave

Opções e filtros avançados

Para habilitar os filtros avançados, clique no botão “+”, logo acima do botão Pesquisar, conforme abaixo:

Filtros avançados - Ferramenta de palavra-chave

Filtros avançados – Ferramenta de palavra-chave

Locais e idiomas: Necessário para informar o país e a língua que você deseja ver o volume de buscas e as sugestões.

Incluir conteúdo específico: Se inclui na sugestão palavras de conteúdo adulto.

Mostrar idéias e estatísticas para: Esta opção exibe o volume de buscas conforme os dispositivos selecionados. Os mais utilizados são: Computadores e Laptops e Aparelhos de celulares com navegadores de Internet completos, já que os novos smartphones costumam vir com navegadores completos.

Filter idéias: Este item possibilita que você restrinja as sugestões conforme alguns itens: concorrência, rede de pesquisa do Google, pesquisas globais mensais, pesquisas locais mensais, participação do anúncio, participação na pesquisa e CPC aproximado.

Include terms e Exclude terms

Os itens Include terms e Exclude terms ficam do lado esquerdo da tela, conforme abaixo:

Include e Exclude Terms - Ferramenta de palavra-chave'

Include e Exclude Terms – Ferramenta de palavra-chave

O item Include terms é utilizado quando você deseja que todas as palavras-chave sugeridas, tenham uma determinada palavra. O item Include terms não funciona em conjunto com o item Mostrar somente idéias estreitamente relacionadas a meus termos de pesquisa.

Já o item Exclude terms é utilizado quando você deseja que qualquer termo que contenha determinada palavra não seja exibido.

Idéias pelo site

É possível solicitar à ferramenta de palavra-chave que ela sugira termos de acordo com um site. Por exemplo, se você já possui um site e quer ver quais palavras a ferramenta pode lhe sugerir, insira o caminho do seu site ou mesmo de uma página interna no campo Site, conforme abaixo:

Campo site - Ferramente de palavra-chave

Campo site – Ferramente de palavra-chave

Este campo também pode ser utilizado para levantar palavras-chave da concorrência.

Download das palavras-chave

Após efetuar as consultas de palavras-chave, é possível baixar uma relação que poderá ser aberta no Excel. Uma das vantagens de baixar esta listagem é que é possível ver a variação da quantidade de buscas mensalmente, sem falar da maior facilidade do manuseio das palavras.

Para fazer o download das palavras-chave, primeiramente é necessário marcar as palavras com Estrela ou apenas selecioná-las. Para marcar as palavras, clique no CheckBox do lado esquerdo da palavra, conforme a figura abaixo:

Selecionar palavras - Ferramenta de palavra-chave

Selecionar palavras – Ferramenta de palavra-chave

A outra alternativa é marcar as palavras com Estrela. A vantagem deste método é que ele mantém a seleção feita em diversas buscas e depois é possível baixar todas as palavras marcadas, de uma só vez. Para marcar as palavras com Estrela, marque a “estrelinha” ao lado da palavra, até a mesma ficar amarela, conforme a figura abaixo:

Palavras com estrela - Ferramenta de palavra-chave

Palavras com estrela – Ferramenta de palavra-chave

Para verificar todas as palavras marcadas com Estrela antes de fazer o download, clique na barra verde do lado inferior direito da tela, conforme abaixo:

Barra estrela - Ferramenta de palavra-chave

Barra estrela – Ferramenta de palavra-chave

Depois de selecionar ou marcar com Estrela as palavras-chave desejadas, clique no botão Download, conforme a figura abaixo e selecione uma das opções: Todos (baixa todas as palavras, independente da seleção), Selecionados (baixa apenas as palavras selecionadas) e Com estrela (baixa apenas as palavras marcadas com Estrela).

Download das palavras-chave

Download das palavras-chave

Selecione o item CSV para Excel (conforme abaixo), clique no botão Download, selecione onde irá colocar o arquivo e pronto: sua lista de palavras-chave já pode ser aberta no Excel.

Download modo CSV - Ferramenta de palavras-chave

Download modo CSV – Ferramenta de palavras-chave

Conclusão sobre a Ferramenta de Palavra-chave

Usar a ferramenta de palavra-chave é um dos primeiros passos na elaboração de uma campanha ou planejamento de marketing digital. Ela é imprescindível, pois, geralmente, as buscas refletem os desejos das pessoas. Leia também o artigo Identificando oportunidades de negócio usando o Google e veja como detectar as tendências para o seu negócio. Encontramos também uma vídeo aula completa sobre a ferramenta de palavra chave aqui feita por Conrado Adolpho.

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Já utilizava a ferramenta de palavra-chave? Não? Ficou surpreso com as opções que ela tem?

Escreva uma sugestão de pauta e ajude-nos a enriquecer mais o nosso blog.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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2 Comentários em “Explorando a Ferramenta de Palavra-chave do Google“