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1 de dezembro de 2011 -

Glossário Marketing Digital

Devido ao grande número de termos e expressões técnicas que foram criadas no marketing digital e suas disciplinas ao longo dos anos, resolvemos criar um Glossário do Marketing Digital, para facilitar a vida de nossos leitores.

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Índice:

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

A

AdWords: é o programa de publicidade do Google que se utiliza de links patrocinados. Leia mais em O que é Google AdWords?

AdSense: é o programa de afiliados do Google AdWords.

Afiliado: mesmo que Programa de Afiliados.

Analytics: é a ferramenta do Google, utilizada para verificar como esta sendo o acesso a um site. O Google Analytics exibe dados como: número de visitas, número de visitantes únicos, taxa de rejeição, tempo médio no site e muitas outras informações.

B

Black-Hat: são práticas antiéticas, utilizadas para posicionar sites em buscadores. Leia mais em O que é Black-Hat?

Blog: é um site – ou uma área de um site – voltado a disponibilizar informações sobre a empresa ou sobre um assunto específico relevante. O blog também deve ter uma área para comentários dos visitantes. O termo Blog vem de Web Log, em português Diário da Web.

Botão +1: é o botão, criado pelo Google, para recomendar algo. Pode ser um link, um site, uma foto, etc. Ele é muito utilizado dentro da rede social Google Plus.

Botão Curtir: é o botão, criado pelo Facebook, que, quando pressionado, indica que o usuário aprova ou gosta daquela informação que esta vendo. A informação pode ser um post, um site, um link, uma foto, etc. Ele é muito utilizado dentro da rede social Facebook.

Breadcrumb: mesmo que Migalha de Pão.

C

Captcha: são aquelas figuras que contêm letras ou números, porém os caracteres estão sempre em desacordo, ou em forma, ou alinhamento, etc. O Captcha é utilizado para diferenciar se a ação esta sendo feita por um humano ou por um robô. Geralmente, eles estão em sites que necessitam de um cadastramento para acesso.

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Cauda Longa: nome dado as palavras-chave que possuem um número baixo de buscas, mas que são muito boas para conversão. Estas palavras-chave, geralmente, possuem um número grande de termos, como “auto elétrico em Moema”, “sushi bar ubatuba”, etc.

CMS: é a abreviação de Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É utilizado na criação de sites e blogs, onde a inserção de novos conteúdos é frequente. Ele possibilita a alteração, inserção ou exclusão do conteúdo do site, de forma prática, sem alteração no código fonte. Os CMS livres mais conhecidos hoje em dia são: WordPress, Joomla e Drupal.

Conversão: a conversão é uma meta que pode ser estabelecida. Ela pode ser uma venda em um site, o preenchimento de um cadastro para receber um e-mail marketing, um “curtir” em uma fan page, etc.

Código Fonte: são os arquivos codificados que geram o site. A maioria dos sites utiliza uma linguagem chamada HTML.

CTR: é a abreviação de Click Through Rate ou Taxa de Cliques. Esse termo é muito utilizado nas campanhas de links patrocinados, para determinar quantos cliques seu anúncio teve, de acordo com um número de impressões na tela. Para exemplificar, suponha que seu anúncio seja impresso na tela de 100 pessoas, porém apenas 10 clicaram no seu anúncio e foram para o seu site; o seu CTR para este anúncio é de 10% ((10×100) / 100).

CPA: é a abreviação de Custo por Ação ou Aquisição, ou seja, o custo pago para o meio de comunicação a cada conversão, ação ou aquisição que ocorra no site, desde que esta aquisição tenha como origem o meio de comunicação.

CPC: é a abreviação de Custo Por Clique. O CPC é um custo pago ao meio de comunicação a cada clique do visitante no anúncio, banner ou link para o site.

CPM: é a abreviação de Custo Por Mil, ou seja, o custo pago para o meio de comunicação a cada 1.000 vezes que um anúncio, um banner ou um link é exibido na tela do visitante.

D

E

E-Commerce: é um site com o objetivo de vender produtos ou serviços. Exemplo: Livraria Cultura, Tickets4Fun, etc.

E-Mail Marketing: é um e-mail com objetivo comercial, de vender ou divulgar alguma promoção, produto ou serviço, ou mesmo levar uma informação ao cliente; Leia mais em O que é E-mail Marketing?

F

Facebook: rede social, muito utilizada no Brasil e com crescente número de usuários.

Fan-Page: é uma espécie de um perfil, criado no Facebook, porém voltado para área comercial. Ele é utilizado para divulgar empresas, profissionais liberais ou mesmo Blogs no Facebook. Exemplos de fan-pages: Adidas, Guaraná Antarctica, Atol Bar, etc.

Feed: é um arquivo gerado pelos blogs e sites, com suas últimas atualizações. Você pode tornar-se um leitor de um blog ou site através do seu feed, sempre recebendo as últimas informações.

G

Google Plus: é uma rede social, similar ao Facebook, criada pelo Google, porém ainda não teve grande adesão no Brasil.

H

HTML: é a abreviação de Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Texto. É uma linguagem, muito difundida e simples, para a criação de sites.

HTML5: é a evolução do HTML. Uma nova versão que foi criada para facilitar a vida dos Web Designers.

Hot Site: um pequeno site voltado a promover especificamente um produto ou serviço de uma empresa.

I

IP: é a abreviação de Internet Protocol. É um protocolo utilizado para trafegar os dados da Internet. O termo IP também é muito utilizado para referenciar o endereço IP, que é um número único que cada conexão de Internet possui. Exemplo: 200.152.147.56.

J

K

Keywords: mesmo em Palavra-chave.

Keywords Stuffing: é uma técnica de Black-Hat que visa melhorar o posicionamento de um site, por meio da repetição desenfreada de uma palavra-chave dentro de uma página.

L

Landing Page: mesmo que Página de Pouso.

Like Button: mesmo que Botão Curtir.

Link Building: é uma técnica de SEO, que tem como objetivo a criação de links para o site que esta sendo otimizado. Na tradução literal para o português, significa Construção de Links.

Link Patrocinado: é um anúncio feito em meios de comunicação digital pago por CPC, CPM ou CPA. Leia mais em O que são Links Patrocinados?

Link Quebrado: é um link ou botão no site que, quando clicado, gera um erro ou a página de destino não é encontrada.

Loja Virtual: mesmo que E-commerce.

M

Marketing Digital: são ações de marketing utilizando os meios digitais. Leia mais em O que é Marketing Digital?

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Mecanismo de Busca: são sites utilizados para localizar informações, produtos, serviços e quase tudo o que está publicado na Internet. Exemplo: Google, Yahoo, Bing, etc.

Meta Tags: são informações que ficam dentro do código HTML e que não são visíveis ao visitante do site. São muito importantes para os mecanismos de busca (Google). Atualmente as metas tag mais importantes são: Title (título exibido na página de resultados do Google) e Description (descrição exibida na página de resultados do Google).

Migalha de Pão: é o caminho que fica, geralmente, na parte superior da página do site, informando onde o usuário está e qual o caminho que ele percorreu para chegar até aquela página. Exemplo: Home > Blog > Marketing Digital > Glossário do Marketing Digital.

Mídia Social: Leia O que são redes sociais e mídias sociais?

N

Nofollow: é um atributo do HTML vinculado a um link. É o Nofollow que sinaliza para o Google que aquele link não passa nenhuma autoridade ao outro site. O Nofollow é muito utilizado em links de comentários.

O

Orkut: rede social muito utilizada no Brasil, porém seu número de usuários está em queda.

Otimização de sites: mesmo que SEO.

P

Palavra-chave: a palavra-chave é um termo muito utilizado nas campanhas de links patrocinados e otimização de sites (SEO). Uma palavra-chave não precisa necessariamente ter apenas uma palavra em seu conteúdo, podendo ser um termo do tipo “celular novo”, “celular barato”, “celular nokia”, etc.

Página de Pouso: é uma página criada dentro do site visando trabalhar uma palavra-chave; geralmente, em campanhas de links patrocinados ou em trabalhos de otimização de sites.

Pesquisa Orgânica: o nome Pesquisa Natural também pode ser utilizado. É a parte do resultado de busca dos mecanismos de busca que é feita de acordo com os critérios do mecanismo, e não mediante pagamento.

Pesquisa Paga: é o nome dado à parte do resultado de busca dos mecanismos de busca que é exibida conforme a compra de palavras-chaves por anunciantes.

Plug-In: é um pequeno programa ou trecho de código que adiciona alguma funcionalidade especifica a um site ou programa. Exemplo: Plug-in Social do Facebook, que adiciona o Botão Curtir a um site.

Portal: site de grande expressão com muito conteúdo disponibilizado aos usuários de Internet. Exemplo: UOL, Terra, iG, etc.

Post: mesmo que artigo em Blogs; pequenas mensagens que as pessoas escrevem nas redes sociais.

PHP: é um acrônimo recursivo para HyperText Preprocessor. É uma linguagem de programação, muito utilizada para criação de sistemas, sites e blogs na Internet.

Programa de Afiliados: é um contrato firmado entre um e-commerce e diversos sites parceiros que colocam links para o e-commerce, visando aumentar a venda dos produtos ou serviços. Caso haja alguma venda vinda do site do afiliado, ele receberá uma comissão.

Q

R

Rede Social: Leia O que são redes sociais e mídias sociais?

Redirecionamento 301: quando o endereço do site é alterado, é necessário fazer um redirecionamento 301 para alertar aos sites, e ao Google, que o endereço foi alterado. Isso é importante no processo de SEO, para não perder a atual autoridade do site quando ele é movido.

Retweet: é o ato de retransmitir um tweet, compartilhar uma informação que foi enviada por alguém no Twitter.

ROI: é a abreviação de Return on Investment ou Retorno do Investimento, em português. È um valor calculado de acordo com a expectativa de retorno do investimento feito. Por exemplo: se uma empresa vai investir R$ 2.000,00 em propaganda, ela pode esperar um ROI de 50%, que daria um lucro de R$ 1.000,00 para ela. Este termo não é apenas utilizado em Marketing Digital, ele é muito utilizado no mundo dos negócios em geral.

S

SEM: é a abreviação de Search Engine Marketing ou Marketing para Mecanismos de Busca. O SEM é uma tática utilizada para fazer marketing através dos mecanismos de busca. Pessoas procurando produtos ou serviços e encontrando a empresa anunciante.

SEO: é a abreviação de Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, leia mais em O que é SEO (Search Engine Optmization)?

Spider: é um programa que simula o robô do mecanismo de busca. Este robô acessa as páginas da Internet para obter as informações necessárias para, quando um visitante fizer uma busca, o mecanismo poder mostrar estas páginas.

T

Taxa de Conversão: a taxa de conversão é a taxa de conclusão de uma meta. Para calcular a taxa de conversão é utilizada a seguinte formula:

Taxa de Conversão = (quantidade de pessoas que concluíram a meta) * 100
____________________________________________________________________________________________
(quantidade de pessoas que estiverem no site, fanpage, etc.)

Por exemplo: em um site de e-commerce, se 500 pessoas visualizaram o site e apenas 10 compraram a taxa de conversão do site é de 2%. A conversão não se resume apenas em compra, pode ser o preenchimento de um cadastro, a assinatura de um feed ou mesmo a visualização de uma página.

Taxa de Rejeição: é o percentual de pessoas que acessaram um site e entraram em uma única página. Ter uma taxa de rejeição alta no site pode significar que: as pessoas encontram todas as informações que precisam em apenas uma página; ou a pessoa não gostou do conteúdo ou do site e, simplesmente, saiu.

Teste A/B: é o teste que utiliza duas ou mais variações de algum item em um site ou outro meio digital. Exemplo: Teste A/B para o botão comprar de uma loja virtual. Teste A: botão vermelho. Teste B: botão verde.

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Texto Âncora: é o texto que aparece para o usuário em um link. Este texto é muito importante no processo de Otimização de Sites para dizer ao Google sobre o que a página que esta sendo referenciada contém.

Tweet: envie de uma mensagem no microblog Twitter com até 140 caracteres.

Twitter: um microblog, onde as pessoas podem escrevem mensagens de apenas 140 caracteres.

U

URL: é a abreviação de Uniform Resource Locator ou Localizador Padrão de Recursos em português. A URL é o caminho utilizado para chegar a um site ou a uma página. Por exemplo, o endereço http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1006921-confira-o-calendario-de-pagamento-do-ipva-2012.shtml é uma URL.

Usabilidade: é um termo utilizado para verificar se um site ou uma página de Internet é facilmente navegado pelo usuário. A usabilidade envolve diversos fatores como: cor da tela, posicionamento dos botões, facilidade na localização dos recursos, etc.

V

Vimeo: é uma mídia social de compartilhamento de vídeos.

W

Web Designer: profissional responsável pela criação de sites para web.

X

Y

YouTube: é uma mídia social de compartilhamento de vídeos.

Z

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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4 Comentários em “Glossário do Marketing Digital“

  1. gostei muito de suas postagens. Me foram úteis.

    Leandro Cosas Respondeu:

    obrigado Sena, abraço!

    Bio Estética Respondeu:

    Desejo criar um face comercial. O que devo fazer? E um site? Desde já agradeço. Lenir

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá,

    Você precisa criar uma fanpage para sua empresa, leia este post que irá lhe ajudar:
    http://www.webcortex.com.br/blog/redes-sociais/como-criar-uma-fanpage-no-facebook-em-5-passos/

    Quanto ao site, você precisa contratar uma empresa que desenvolva para você.

    Espero ter ajudado , um abraço.