Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

14 de março de 2012 -

Alertas - Google Alertas

O Google Alertas é uma ferramenta para automatização de processos de busca do Google. O Google Alertas lhe envia alertas, por e-mail ou feed, de acordo com uma palavra-chave que você necessita monitorar. Como no artigo Identificando oportunidades de negócio usando o Google, este artigo visa ajudar você a ficar atento às novidades do seu mercado ou sua área de estudos. Pois, a maioria das novas notícias e páginas indexadas no Google, para algum termo escolhido, serão enviadas para você. O Google Alertas é muito utilizado em campanhas de marketing digital, tanto para detectar novidades no setor quanto para monitorar concorrentes.

Conheça a Cueca Store!

Criando um alerta

Para criar um alerta, o ideal é ter uma conta Google. Caso você ainda não tenha e não saiba como criar, veja nosso artigo Como criar uma conta no Google e crie a sua. É importante também, dependendo das palavras que irão ser monitoradas, ter um e-mail específico para este fim, já que se as palavras utilizadas forem muito genéricas, sua caixa postal pode ficar lotada de e-mails do Google Alerta. Veja como criar um email aqui.

Com a conta do Google criada e um e-mail específico, acesse o site http://www.google.com.br/alerts e clique no botão Fazer login (canto superior direito), caso você ainda não esteja “logado” no Google.

Google Alertas - Fazendo login

Google Alertas – Fazendo login

Após fazer o login, digite um termo relacionado com seu negócio ou intenção de estudo. Por exemplo, se você tiver uma loja de chocolates finos, digite “chocolates finos”, “chocolates diet” ou mesmo “chocolates”. Clique no botão Visualizar resultados para ver as atualizações atuais.

Google Alertas - Exemplos resultados

Google Alertas – Exemplos resultados

Qualquer termo pode ser utilizado, se você estiver estudando links patrocinados, por exemplo, poderá utilizar este termo. Na sequência, vamos ver o que cada campo significa:

Tipo

Corresponde ao tipo de busca que é feito pelo Google Alertas. Se você deixar a opção Tudo marcada, o Google irá lhe enviar relatórios sobre: buscas na Web, notícias, blogs, vídeos, discussões e livros. Recomendo selecionar apenas a opção Notícias, pois isso irá restringir a busca aos sites de notícias parceiros do Google. Esta opção já é suficiente para ver as novidades do mercado.

Frequência

O campo frequência configura como o Google irá mandar os resultados da pesquisa.

Quando possível: fará com que o Google envie um e-mail assim que detectar uma nova entrada para o termo digitado;

Uma vez por dia: fará com que o Google armazene as informações do dia e envie um relatório no final do mesmo;

Uma vez por semana: fará com que o Google armazene as informações da semana e envie um relatório no final da mesma;

Volume

O item Volume seleciona a relevância da informação encontrada. Sugerimos selecionar a opção Somente os melhores resultados, para evitar o recebimento de dados irrelevantes.

Enviar para

O campo Enviar para é utilizado para marcar qual será o destino do relatório da busca. Neste artigo utilizaremos a opção do email, porém também é possível cadastrar em um feed.

Após preencher todos os dados necessários, clique no botão Criar Alerta. Pronto, o alerta já está criado e você receberá as informações conforme a freqüência estabelecida e a demanda gerada de notícias.

Obs.: Não são todos os sites de notícias que são parceiros do Google Alertas; porém, existe uma grande quantidade deles.

Conheça a Cueca Store!

Dicas na criação do alerta

Existem algumas dicas que podem ser utilizadas na digitação dos termos usados, para melhorar o aproveitamento da ferramenta:

Aspas

Quando quiser uma busca exata por aquele termo, coloque as palavras entre aspas, como no exemplo:

“marketing digital”: envia apenas os resultados que tenham a palavra marketing e a palavra digital juntas;

otimização de sites”: envia apenas os resultados que tenham a palavra otimização, a preposição de e a palavra sites juntas.

Retirar um termo

Caso haja a necessidade de excluir um resultado quando algum termo aparecer no texto, coloque um sinal de “-“ menos, antes do termo. Por exemplo:

marketing –direto: envia todos os resultados para a palavra marketing, exceto quando o texto contiver a palavra direto;

piscinas –“de bolinha”: envia todos os resultados para a palavra piscina, exceto quando o texto contiver o termo “de bolinha”.

Escolher um tipo ou um site

É possível restringir uma busca a apenas um tipo de site ou a um endereço de site. O comando site: do Google é utilizado para este fim. Veja dois exemplos:

marketing site:www.webcortex.com.br: envia os resultados para a palavra marketing, porém apenas quando estiverem no site www.webcortex.com.br.

matemática site:.edu: envia os resultados para a palavra matemática, porém apenas de sites com o domínio .edu.

Excluir um tipo ou um site

Utilizar o sinal de menos “-“ e o comando site:, exclui o resultado de acordo com o site desejado. Veja o exemplo:

marketing digital –site:facebook.com: envia todos os resultados para marketing digital, exceto os que vierem do site facebook.com;

palácio –site:.gov: envia todos os resultados para palácio, exceto os que vierem de sites com o domínio .gov.

Exclua ou edite os alertas

Para excluir ou editar os alertas já existentes, clique no link Clique aqui para gerenciar seus alertas.

Google Alertas - Gerenciando

Google Alertas – Gerenciando

Conclusão

O Google Alertas é mais uma ferramenta do Google que pode te ajudar a fazer suas campanhas de marketing digital ou mesmo, apenas detectar novidades sobre o setor de sua empresa. Monitore os termos relacionados com seu negócio e descubra novidades antes que seus concorrentes.

Conheça a Cueca Store!
Já utilizava esta ferramenta? Não? Comece agora mesmo, caso tenha alguma dúvida, escreva um comentário para nós, que ajudaremos no processo.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

1 Comentário em “Mantenha-se atualizado com o Google Alertas“