Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

9 de dezembro de 2011 -

Marketing Digital

Você deve estar se perguntando: afinal, o que é marketing digital? O marketing digital nada mais é do que o próprio marketing, porém o marketing que se utiliza dos meios digitais (Internet, TV digital, celular) para se comunicar. Se pegarmos uma das diversas definições de marketing de Philip Kotler (o pai do Marketing), ele diz que: “marketing é a troca de valores lucrativa”. Isso quer dizer: ofereça algo lucrativo para alguém e você receberá um valor em troca. No marketing digital, geralmente, esta troca é feita através de informação relevante ao possível cliente. Assim, a empresa oferece algum conteúdo relevante ao cliente e ele, em troca, compra algum produto da empresa.

Conheça a Cueca Store!

Quais são os pilares do marketing digital?

O marketing digital possui alguns pilares, porém os dois mais importantes são: o marketing de busca e o marketing de relacionamento.

Marketing de busca (Search Marketing)

O marketing de busca (Search Marketing, em inglês) consiste em criar um mecanismo para que seu site seja encontrado pelo seu cliente. Hoje em dia, a Internet é muito utilizada para buscar fornecedores de produtos e serviços. Imagine você mesmo: você precisa comprar um produto ou um serviço e não conhece nenhum fornecedor ou empresa. Qual será a sua primeira alternativa de pesquisa? Se você respondeu Google, você entendeu o que faz o marketing de busca. Estar nas primeiras páginas do Google, quando as pessoas pesquisam pelo seu produto ou serviço, pode facilitar (e muito) a sua venda. O marketing de busca utilizada técnicas de SEO e/ou de Links Patrocinados para que seu site esteja bem posicionado. É claro que não adianta o possível cliente achar sua empresa e sua “casa” (seu site) estiver toda desarrumada. É preciso pensar na qualidade do site e se ele é um “site vendedor” ou não. Veja dicas em 10 dicas de ouro para ter um site vendedor.

Um detalhe muito importante, no caso do marketing de busca, é que ele não é intrusivo, ou seja, a pessoa apenas vê a “propaganda” quando realmente deseja obter o produto ou serviço, não a incomodando.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento digital fundamenta-se em criar conteúdo relevante, “ouvir” (críticas, sugestões e elogios) e interagir (responder dúvidas e solicitações) com seus clientes, seja através de redes sociais, e-mail marketing, mídias sociais, etc.

Por exemplo, se você tem um salão de beleza, uma das estratégias de marketing digital, seria você criar um blog em seu site com dicas de beleza, tendências, novos tratamentos de pele, etc. Isso gera interesse por parte de seu cliente, que se sente mais feliz com este tratamento especial, e a partir disto sua marca será mais lembrada por ele. Outro fator muito importante é que a Internet facilita a disseminação de qualquer informação. Proporcionar uma forma de o próprio cliente disseminar este conteúdo relevante é muito interessante, já que novas pessoas podem ter acesso a ele, “tomando” conhecimento de sua marca ou empresa, vindo a serem futuros clientes.

Por que fazer marketing digital

Agora que você já sabe o que é marketing digital, pelo menos de forma resumida, deve estar se perguntando: por que eu devo fazer isso na minha empresa?

Conheça a Cueca Store!
Com o avanço da internet no Brasil (cerca de 74 milhões de usuários em Jan/2011), cada vez mais é importante as empresas utilizarem este meio para divulgar seus produtos e serviços. As pessoas estão cada vez mais conectadas, as propagandas de TV ou de grandes jornais já não são mais tão eficazes como eram nas décadas de 70, 80 e 90, sem falar do elevado custo, que torna estas propagandas praticamente impraticáveis para micro e pequenas empresas. Hoje, o consumidor esta em vários locais. Ele está na TV, na internet, no cinema, no celular, no tablet, etc. Ter um canal com seu consumidor em cada um destes meios torna-se inviável para qualquer empresa. Então, por que ao invés de procurar o consumidor, você não deixa que ele “ache” sua empresa? Como diz a frase de Conrado Adolpho, “a melhor maneira de encontrar um cliente é ser encontrado por ele”. Este benefício é possível através do marketing digital.

Conclusão

Neste artigo, “o que é marketing digital”, tentamos expor o conceito de marketing digital de forma clara e objetiva, mencionando os principais pilares que, se executados, já trazem resultados surpreendentes para micro e pequenas empresas. Existem diversas outras ações que também podem ser consideradas marketing digital como, por exemplo, enviar um e-mail marketing. Continue acompanhando nosso blog e leia dicas de como implementar ações simples de marketing digital na sua empresa que podem, porém, trazer um bom retorno para você.

Gostou deste post? Tem algo a acrescentar ou sugerir? Ficou com alguma dúvida sobre o que é marketing digital?

Deixe seu comentário, ficaremos muito gratos.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!