Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

3 de janeiro de 2012 -

Como vender mais pela Internet

O mercado de ecommerce no Brasil ainda é muito novo e não está consolidado. Muitas ações ainda são testadas para ver se, de fato, funcionam ou não. Mas a pergunta que todo dono de uma loja virtual sempre faz é: como vender mais pela Internet?

Preparamos 5 dicas para ajudar você nesta difícil empreitada e fazer você vender mais pela Internet.

Conheça a Cueca Store!

1.   Informe, informe e informe seu cliente

Quanto mais informado seu cliente estiver, mais seguro para fazer a compra ele ficará. Como diz Conrado Adolpho, no livro Os 8 Ps do Marketing Digital, Consumir informado é consumidor comprador. Não hesite em colocar o máximo de informações possíveis do seu produto, mesmo que seja na parte de baixo da tela. Muitos consumidores gostam de ver as informações lá e sentem-se seguros com isso. Então, manter o cliente informado é tarefa fundamental para vender mais pela Internet.

2.   Belas imagens vendem mais pela Internet

O que uma pessoa compra quando esta pela Internet não é, de fato, o produto em si, mas a informação do produto, pois é isso que ela avalia na hora de comprar. Como mencionado na dica 1, a informação tem que ser o mais completa possível. Como uma imagem também é uma forma de informação, a imagem pode lhe ajudar a vender mais pela Internet. Você precisa, então, ter boas imagens, pois imagens ruins podem desvalorizar o seu produto. Se possível, contrate um profissional habilitado para tirar as fotos. Com isso, seus produtos terão um valor agregado muito maior do que aqueles com fotos “caseiras”. Isso ainda é mais importante quando se trata de um produto de nicho, onde, possivelmente, o consumidor nunca tenha tido contato com o produto “pessoalmente”. Veja abaixo duas fotos de 2 anunciantes do mercado livre e diga: de qual você compraria pela Internet? Qual você acha que vende mais pela Internet? Qual você acha que esta usando a dica 2 deste artigo (como vender mais pela Internet)?

Comparativo de fotos para vender mais na Internet

Comparativo de fotos para vender mais na Internet

3.   Suporte e chat online

Muitos clientes deixam de comprar um produto em um site de ecommerce, porque não tem como tirar algumas dúvidas, às vezes, básicas sobre o produto. Esses clientes, muitas vezes, acabam indo até lojas físicas, pois lá eles podem fazer suas perguntas ao vendedor e esclarecer todas as dúvidas. Uma dica de como vender mais pela Internet é instalar um serviço de chat online, onde o cliente pode esclarecer suas dúvidas com um atendente e, posteriormente, efetuar a compra. Esse atendimento também pode ser feito por telefone convencial, mas por chat é muito mais prático, pois o cliente já esta alí, na loja, e não precisa nem telefonar.

4.   Design limpo, mostra segurança e vende mais pela Internet

Tenha um design agradável na sua loja. Isso transmiste segurança ao cliente e faz com que ele compre. Lojas virtuais mal acabadas, “tortas” ou com erros de programação, causam uma tremenda insegurança no cliente, que acaba desistindo de comprar. Uma das piores coisas para um empresário de ecommerce é que o seu concorrente esta apenas alguns cliques de distância. Então, crie um design apropriado, com uma cor apropriada, com uma fonte apropriada, etc. Somente um designer capacitado pode lhe dar estas orientações.

5.   Mais dados = Menos vendas

Quando o cliente for de fato fechar a compra, solicite apenas os dados que realmente sejam úteis para sua loja. Se você não precisa do número de registro da CNH, não solicite; se você não precisa do nome da mãe, não solicite. Quanto mais dados você solicitar na tela de fechamento do pedido, mais desistencias você terá. O cliente quer comprar rápido e ele também quer expor o mínimo de dados dele possível. Ajude o seu cliente e ajude a você mesmo.

Conheça a Cueca Store!

Conclusão: Teste!

Como mencionei no início do artigo, o ecommerce ainda é muito novo por aqui, então teste. Mude um pouco o layout do seu site e teste por alguns dias; mude a cor do botão comprar e teste; diminua os itens do cadastro e teste. O Google possui uma ferramenta chamada Website Optimizer que cria Testes A/B para sites. Muito interessante conhecer esta ferramenta.

E você, como tem se saído com as 5 dicas de como vender mais pela Internet? Nossas dicas surtiram algum resultado nas suas vendas? Deixe-nos um comentário.

Créditos da imagem para: Scott Maxwell.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

15 Comentários em “5 dicas de como vender mais pela Internet“

  1. li seu blog gostei do conteudo. muito bom!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado pelo retorno Andre, grande abraço.

  2. leandro li seu blog e adorei,mas estou pesquisando porque estou entrando nessa de ter uma empresa virtual entende,mas obrigado pelas informacoes se puder me agudar agradeco.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Sérgio. Grande abraço e sucesso com a nova empreitada!

  3. Parabéns pelo artigo, muito bom.

    Estas dicas são muito importante para quem quer ter sucesso com vendas na Internet.
    É só aplicar as idéias e realizar os testes para saber onde tem melhores resultados.

    Abraço,
    Edson Silva

  4. Olá Leandro,

    Bem interessante os artigos deste blog, bom trabalho.
    Estou com uma dúvida, se puder me auxiliar agradeço.
    No caso de não poder manter um chat online com respostas em tempo real ter um chat com respostas de um dia para o outro é melhor do que não possuir esta ferramenta de contato com o cliente?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Fellipe, no caso de chat precisa ser online mesmo. Caso não consigo, sugiro colocar um formulário ou deixar um e-mail para envio de dúvidas. Acho que fica mais coerente.
    Espero ter ajudado, um abraço.

  5. Bom dia Leandro!

    Eu tenho um site http://www.maiscriattiv.com.br e vendo pelo mercado livre que dica você me daria pra esse site? o que eu poderia melhorar nele? estou tendo poucos acessos, certo de poder contar com a sua experiencia!

    Grato.

    Silvio Robson

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Silvio,

    É difícil fazer uma avaliação rápida conhecer o mercado e analisá-lo. Isso varia muito conforme o segmento. Uma coisa que eu não vi no seu site são os botões Call-To-Action. Esses botões são aqueles: Compre agora, solicite um orçamento, faça um pedido, etc. Esses botões ajudam o visitante a fazer contato com a empresa e aumentam a conversão.
    Espero ter ajudado, boa sorte!

  6. Ola,
    Minha filha tem um blog com muito seguidores e me pediu para
    Vender coisas que ela gostaria que as amigas seguissem suas idéias , como posso fazer isso sem que tenha problemas…

    Obrigada

    Silvia

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Silvio, não entendi muito bem, mande mais informações, por favor.

  7. gostei das suas dicas e quero aprender a vender pela internet.mas não sei nem por onde começar;tenho muitas dúvidas,se puder me auxiliar agradeço:quando se trabalha pela internet quem é que nos paga? como que se recebe? o que é o pag seguro ? quando vendemos pela internet como recebemos? como é feita a entrega ?grata nazaré santos

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Nazaré,
    Quando você vende produtos pela Internet, você pode receber através do cartão de crédito, boleto bancário e outros. Você precisa de um contrato com o banco e com a operadora de cartão. Pag Seguro é um intermediador de pagamentos, neste caso ao invés de você fazer o contrato com o banco e com a operadora de cartão, você faz somente com o PagSeguro, porém eles cobram uma taxa maior para testa operação. A entrega é feita por transportadora contratado ou a forma mais comum é usando o Sedex ou Pac dos Correios.
    Espero ter ajudado, boa sorte!

  8. Excelente materia…. parabens…
    Leandro moro no exterior, como faco pra fazer um site para divulgar meu novo trabalho? Pretendo trabalhar fazendo lacos gigantes para presentes. Quais os menu que deve conter no site? Sendo que tenho somente este produto a oferecer…

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Nanda,
    você precisa de uma empresa que desenvolva seu site e de preferência já pense como será o SEO dele. Assim ela poderá descrever todas as páginas que o site deverá ter, após fazer uma análise.
    Espero ter ajudado, boa sorte!