Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

28 de fevereiro de 2012 -

Subindo no Google - Primeira página

Se você já é um leitor freqüente do nosso blog de marketing digital, sabe que existem duas maneiras de colocar um site na primeira página do Google. A primeira maneira é criando anúncios de links patrocinados usando o programa Google AdWords; porém, esta é uma forma paga de colocar seu site na primeira página do Google. A segunda maneira, gratuita, utiliza técnicas de SEO (otimização de sites). Estas técnicas, criadas dentro e fora do site, ajudam o Google a considerar o seu site relevante para um visitante e, assim, posicionar o site na primeira página ou mesmo na primeira posição do Google.

Neste artigo sobre como posicionar um site na primeira página do Google, serão listadas 10 dicas de otimização de sites (SEO); assim, além de seu site ficar bem posicionado, você não precisará pagar nada para o Google.

Conheça a Cueca Store!
Uma ressalva importante neste processo: posicionar um site na primeira página do Google não é algo que se obtêm em curto prazo. Dependendo das palavras-chave escolhidas para o posicionamento, o trabalho pode durar meses e até anos. Por isso, sugerimos que você trabalhe com diversas palavras-chave específicas (ex. “celular Nokia n95 em promoção”, “celular Samsung Galaxy novo”, etc.) ao invés de poucas palavras-chave genéricas (ex. “celulares”, “celular”, “carros”, etc.).

Este conceito, de trabalhar com diversas palavras-chaves específicas, é chamado de Cauda Longa. O conceito de cauda longa determina que se juntarmos diversas palavras-chave específicas, podemos ter um tráfego no site similar ao gerado por uma palavra mais genérica.

Antes de ler as dicas, é necessário que você tenha em mãos a palavra-chave ou as palavras-chave com as quais você deseja que seu site fique na primeira página do Google. Para ajudá-lo a escolher as palavras, o Google disponibiliza uma ferramenta chamada Ferramenta de Palavra-chave; leia o artigo Explorando a ferramenta  de palavra-chave do Google e veja como usá-la.

Para que o leitor aproveite melhor as dicas, iremos exemplificar utilizando uma doceria chamada Doces da Vovó, e a palavra-chave com a qual queremos colocar o site na primeira página do Google será “bolo prestigio diet”.

1ª Dica: Consiga Links

O principal fator de posicionamento do Google é a quantidade e a qualidade de links de outros sites que apontam para o seu. Então, se você quer o seu site na primeira página do Google, consiga links. Porém, não é qualquer link que serve. É necessário que os sites que forneçam links para o seu sejam de assuntos relacionados ao seu site; no nosso caso, blogs que falem de culinária, doces, chocolates, diabéticos, etc.

Outra questão importante é o texto âncora do link. O ideal é que a palavra-chave esteja no texto âncora e será melhor ainda se estiver de forma exata, como, por exemplo, bolo prestígio diet.

Mas você deve estar se perguntando: como posso conseguir estes links? A resposta é: produza algum conteúdo relevante nesta página, por exemplo, coloque a receita do bolo prestígio diet. Assim, outros sites ou blogs poderão linkar o seu site, visando expor a receita aos leitores deles e você poderá ganhar mais links. O processo de aquisição de links é chamado de Link Building. O Link Building é um conjunto de técnicas que visam à obtenção de links, porém pela complexidade do assunto, não iremos descrevê-lo neste artigo.

2ª Dica: Título da Página

É essencial que a palavra-chave esteja no título da página. O título da página (tag <title>) é o mesmo título que é exibido nos resultados de busca, geralmente em azul. Se for possível, coloque a palavra-chave logo no início do texto. As chances de seu site aparecer na primeira página do Google aumentam ainda mais. No caso da doceria, uma sugestão de título seria Bolo Prestígio Diet | Doceria da Vovó.

Obs.: O título não pode ter mais do que 65 caracteres, incluindo os espaços.

Título da página SEO

Título da página SEO

3ª Dica: Compra de Domínio

O nome do domínio – por exemplo, www.doceriadavovo.com.br – ainda é um fator muito relevante para o Google ao posicionar um site na primeira página. Então, se existe um domínio disponível (consulte em www.registro.br) para a palavra-chave que você deseja trabalhar e se vale a pena mudar o domínio principal da sua empresa para este novo, compre e mude! Isso irá ajudar seu site a ficar na primeira página do Google.

Obs.: No caso da compra de um novo domínio, o ideal é que este represente a atividade da empresa e também utilize a palavra-chave; por exemplo, a Real Imobiliária utiliza como seu domínio principal o www.imoveisavenda.com.br – ela vende imóveis. Para o exemplo da doceria, não valeria a pena comprar o domínio www.boloprestigiodiet.com.br, pois este é apenas 1 dos produtos vendidos pela loja.

4ª Dica: Palavra-chave na URL

A URL da página que será otimizada – e, de preferência, todas as páginas do site – deverá ser amigável, ou seja, legível para um humano. Uma URL www.doceriadavovo.com.br/produto?=1334 não é amigável. Já a URL www.doceriadavovo.com.br/bolo-prestigio-diet é amigável.

A dica é: utilize a palavra-chave na URL, como no exemplo acima. E, quanto mais próxima a palavra estiver do início, maior a probabilidade de posicionamento do seu site na primeira página do Google.

Palavra Chave na URL - SEO

Palavra Chave na URL – SEO

5ª Dica: H1 e H2 da Página

As páginas de sites (HTML) possuem uma codificação chamada de Headers ou Hs, como são chamados. O H1 deve representar o título da página e o H2 os subtítulos. Existe também o H3, o H4 e o H5, porém estes não têm peso na decisão do Google em deixar seu site aparecer na primeira página ou não.

Conheça a Cueca Store!
Coloque a palavra-chave desejada no H1 e se possível também nos H2s.

Headers da página - SEO

Headers da página – SEO

6ª Dica: Meta Descrição Persuasiva

Utilize uma Meta Description persuasiva, já que ela terá um papel importante na decisão de um visitante escolher ou não entrar no seu site. A Meta Description é exibida logo abaixo do título do site, nos resultados de busca. Recomendamos também a inserção da palavra-chave no seu conteúdo, pois assim o Google irá “negritar” a palavra, dando maior ênfase ao seu site. No exemplo da doceria, uma boa meta description para ajudar o site a aparecer na primeira página do Google e ser clicado, seria:

Conheça nosso bolo prestígio diet! Ele é uma delícia, não engorda e nem parece Diet. Venha conhecer nossa loja e experimentar!

Obs.: A meta description não pode ter mais do que 160 caracteres, incluindo os espaços. Se a página for de um artigo de blog, considere apenas 140 caracteres. Pois, como no exemplo abaixo, o Google irá inserir a data do artigo no ínicio da descrição.

Meta description da página - SEO

Meta description da página – SEO

7ª Dica: Links Internos

Referencie a página do bolo prestígio diet em outras páginas do seu próprio site, sempre usando o link com o texto âncora Bolo prestígio diet. Isso ajuda o Google a saber que aquela página fala sobre bolo prestígio diet e irá ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.

8ª Dica: Imagens

Utilize imagens na sua página. Isso, além de facilitar a leitura do visitante, ajuda no posicionamento do site. No caso da doceria, poderíamos colocar uma imagem com o nome do arquivo, bolo-prestigio-diet.jpg, e usar também os atributos Alt e Title para inserir a palavra-chave Bolo prestígio diet. Isso, além de ajudar seu site a ficar na primeira página do Google, também facilita o posicionamento na pesquisa de imagens do Google.

9ª Dica: Viralize nas Redes Sociais

Apesar de ainda não se saber o real efeito dos “Curtirs”, “Retweets”, Botão +1, sabe-se que o Google vem trabalhando cada vez mais para considerar estes dados no posicionamento dos sites. Sendo assim, compartilhe o seu conteúdo e deixe que as pessoas curtam, “retweetem”, cliquem no botão +1, etc. 

Viralize nas redes sociais

Viralize nas redes sociais

10ª Dica: Vá com Calma

Com relação à 1ª dica – consiga links – não faça nenhuma alteração muito rápida, senão o Google poderá estranhar e achar que você esta utilizando as técnicas de Black Hat. Ganhe links com calma e vá siga as demais dicas também com calma. Não se apresse: os resultados virão.

SEO e o tempo - Calma

SEO e o tempo – Calma!

Conclusão

Um ponto importante, que deve ser destacado, é que você nunca deve pensar apenas no Google e esquecer-se do visitante do seu site. O visitante do seu site é quem pode ser o seu futuro cliente. Crie páginas utilizando as dicas acima, porém páginas agradáveis para leitura e navegação, pois de nada adiante um site na primeira página do Google se os visitantes o ignorarem. Para verificar se seu site é ou não vendedor, leia o artigo 10 dicas de ouro para ter um site vendedor.

Conheça a Cueca Store!
Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dica a acrescentar sobre como colocar seu site na primeira página do Google? Deixe um comentário para nós.

Créditos da imagem para: Foto Pamp, Matt Hamm e Tarotastic.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

79 Comentários em “10 dicas para colocar um site na primeira página do Google“

  1. Muito bacana, obrigado por dividir conosco
    estas ótimas dicas.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Marcelo.
    Grande abraço.

  2. Obrigado pelas dicas, algumas delas já estou implantando no blog. Tenho ralado bastante para deixá-lo na primeira página com algumas palavras chave.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Sérgio, de nada!
    Que bom que o esforço está valendo a pena, é por ai mesmo.
    Grande abraço e sucesso com o blog!

  3. leandro é normal que hoje eu faço uma publicação e em menos de 1 minuto ela já está anexada no google ? pois é isto está acontecendo comigo hoje todas minhas postagens em torno de 800 todas estão anexadas no google

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Johni,

    Que bom que isto está acontecendo com você. Isso é um bom sinal, pois o Google entendeu que seu site é bastante atualizado, então ele está indexando rápido.
    Um outro motivo é se seu site é feito em WordPress, geralmente ele terá uma indexação rápida mesmo.
    Espero ter ajudado, grande abraço.

  4. Olá Leandro!
    Você poderia me informar se eu colocar um link no YouTube no campo descrição do vídeo, apontando para uma pagina em meu site que fala sobre o assunto do vídeo e que já tem esse mesmo vídeo nessa pagina inserido.
    Isso é Link Building ou é Black Hat nos olhos do Google?
    Devo usar link encurtado com nofollow ou é melhor a URL da pagina?
    Se puder me ajudar ficarei muito grato!
    Estou assinando seu site!
    Um abraço!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Fábio, teoricamente qualquer link que você cria manualmente o Google não gosta. Porém dependendo da intensidade que você fizer isso eu não considero Black Hat.
    Obs.: Eu acho que no Youtube você não consegue colocar link na descrição do vídeo, pelo menos há um tempo atrás eu não consegui.
    Espero ter ajudado, grande abraço.

  5. Parabéns Amigo Pode Ajudar Muito Pra Mim esse Texto =D

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado João. Continue lendo nossas dicas.
    Abraço.

  6. entrei aqui pra pesquisar como o google paga as pessoas que tem um um link ,um blog e como fazer pra entrar nesse ramo suas explicações ajudaram a entender um pouco sobre este negócio o seu conteúdo é muito bom vou compartilhar com meus amigos com certeza obg Leandro felicidades no seu ramo

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Silvia, a ideia é esta mesmo, compartilhar conhecimento.
    Obrigado.

  7. Olá! Meta description da página como faço para alterar a do meu site ?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Vinicius, isso dependem muito de quem fez o seu site e se ele foi desenvolvido sob algum CMS. Se foi feito código HTML puro mesmo, ai você pode entrar no código de cada página e adicionar manualmente. Mas ai só você falando com seu desenvolvedor mesmo.
    Espero ter ajudado, grande abraço.

    Vinicius Respondeu:

    Mas qual codigo posso utilizar ? ele está em HTML mesmo!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Vinicius, você deve adicionar o código:

    Esta tag deverá estar dentro da tag .

    Espero ter ajudado, um abraço.

  8. Obrigado leandro pelas dicas ,meu site é novo e com as dicas que vc passou espero poder estar entre os primeiros rsrrsr !!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    De nada Jorge, abraço e boa sorte com o site!

  9. Parabéns pela iniciativa, muito interessante seu artigo!
    Abraços,
    Denise

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado Denise, um abraço,

  10. Demorei 25 anos para conseguir a Primeira Página do Google na pesquisa por atividade comercial. Agora tenho um pequeno negocio em funcionamento e começou a ser rentável.
    Cidades em atividade: Ilhabela, São Jose dos Campos, Campos do Jordão, Caraguatatuba, São Sebastião, Região das Agulhas Negras, confira você mesmo no portal http://www.passaport.com.br ou faça a busca como exemplo gastronomia emIlhabela, gastronomia sjc, churrasqueiras em sjc, etc. importante também e colocar a sigla das cidade na frente da pesquisa isso facilita a indexação das palavras como sjc = são José dos Campos por ser palavra composta. A principal ferramenta que usamos é troca de links com nossos anunciantes isso faz com que os mecanismos de busca a exemplo Google coloquem peso e importância significativa em nosso portal, apesar de meu Page Rank estar classificados como 2

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Robert,

    Muito obrigado pelo seu comentário, bacana a dica sobre o SJC. Bem interessante mesmo.

    Agora sobre a troca de links, tome cuidado, pois é considerada uma técnica Black Hat (veja mais aqui: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=66356) pelo Google.

    Grande abraço e sucesso com o portal.

  11. Leandro, parabéns pela postagem, está muito clara e interessante, além de ser realmente muito útil!

    Obrigado pelas dicas, vou começar a aplicá-las, começando por esta postagem, deixando meu link ;)

    Parabéns pelos artigos, são todos muito bons!

  12. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu post. O mesmo foi bastante enriquecedor e esclarecedor para muitos internautas iniciantes, que assim como eu estão em constante busca de soluções para que vejam seus sites nas primeiras páginas dos buscadores.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Sérgio. Que bom que lhe ajudou.
    Abraço.

  13. Cuido um site, gostaria de saber como faço para que as imagens ou algo relacionado ao site apareça no google imagens? Tem alguma técnica? Até tento digitar nomes de imagens ou de paginas, mas nada…
    Gostaria tambem de elogiar seu trabalho, pois ja estou seguindo as dicas!!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Elias, primeiramente gostaria de agradecer o comentário.

    As técnicas principais técnicas para posicionar imagens são:
    - Utilizar um nome de arquivo amigável e com a palavra-chave desejada
    - Utilizar a Tag ALT do HTML com palavra-chave
    - O texto que estiver próximo a foto influencia no posicionamento.
    - Utilizar a Tag Title do HTMl com palavra-chave

    Espero ter ajudado, grande abraço.

  14. Olá, excelente artigo! Tenho uma dúvida…Começei a cuidar de um site, se puder me ajudar…Com relação à url amigável, dessa forma estaria bom, ou as palavras estariam muito repetidas?
    http://www…/roupas-e-acessorios-de-bebe-menino/body/body-bebe-menino-manga-longa/body-manga-longa-3pcs…
    Agradeço desde já!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Erika,

    URLs muito grandes não são muito boas. Na minha opinião acho que está um pouco repetido , eu reduziria um pouco.

    Espero ter ajudado, abraço.

  15. foi criador através de wordpress este site,mas eu não consigo colocar conteúdo nele, é tanta informação que eu não consigo nem raciocinar, fico perdido na hora de desenvolver alguma coisa no site.
    Se você puder me ajudar com algum esclarecimento, eu agradeço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Robson,

    No começo o WordPress é assim mesmo. Recomendo que você procure tutoriais no Youtube sobre WordPress. Você vai encontrar vários e eles irão lhe ajudar bastante.
    Espero ter ajudado, um abraço.

  16. Ola,
    Primeiro parabens pelo seu trabalho, otimo post.
    Eu queria saber se links de redes sociais (facebool, orkut) tambem conta?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Van,

    Geralmente os links de redes sociais são No-Follow, isso quer dizer que não passam relevância. Porém cada vez mais o Google tem olhado para as redes sociais (quantidade de curtirs, compartilhamentos, retweets) para avaliar uma página.
    Então elas são essenciais para um projeto de SEO.
    Espero ter ajudado, um abraço.

  17. Bom dia Amigo, obrigado pelas dicas…

    Eu sou completamente leigo no negócio e estou tentando aprender alguma coisa.

    Me diga uma coisa, meu site eu fiz em joomla, vc. acha que é legal para os buscadores, ou melhor seria mudá-lo para wordpress ?

    Obrigado.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Alexandre,

    Obrigado pelo feedback.
    O site em Joomla é bom para os buscadores sim. Porém, tente procurar plugins de SEO, que lhe darão maiores possibilidades de aparecer. Estes plugins geralmente lhe permitem colocar a meta title, meta descrição, breadcrumb, urls amigáveis, etc no site.
    Espero ter ajudado, grande abraço.

  18. Leandro, passando para te agradecer pela dicas!
    Depois do site otimizado é ter paciência para que o google faça a parte dele.
    Uma ocasião criei um site e o google levou um ano para colocá-lo na primeira página, é como você disse: Otimizar o site e ter paciência.
    Abraço e mais uma vez obrigado!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado Luciano, é isso mesmo tem que ter paciência senão não vai, rs!
    Abraço

  19. Me enrolei na criação de URLs amigáveis, poderia dar uma dicas??

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Everton,

    Você precisa colocar as palavras chaves nas URLs. Porém, isso vai depender de como o seu site ou loja foi feito. Ele precisa permitir isso.
    Espero ter ajudado, um abraço.

  20. ola boa tarde trabalho no ramo de concertinas ,alambrado eletrca em geral mais acho que meu site não esta tendo visualizações suficientes como alavancar essas visitas e ter clientes em potencial poes fiz um site no terra e é um site façil não tem como modificar muita coisa
    você podeira me dar uma força grato !!!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Valderan,

    Para aumentar suas visitas, nós temos os serviços de:

    Links Patrocinados e Otimização de Sites. Neste link você poderá ver mais detalhes:
    http://www.webcortex.com.br/servicos/

  21. olá, Leandro!
    Eu e meu marido somos corretores imobiliario e gostariamos de saber se o dominio está adequado.
    Nosso site não está no ar no momento pois não tivemos retorno.
    Não sabemos como colocar ele na pesquisa do google… como podemos fazer para que isso aconteça?
    Obrigada

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Perla, sobre o domínio é dificil falar, pois precisava saber qual é o seu nicho de mercado.
    Sobre colocar na pesquisa do Google, você precisa seguir as práticas acima, estudar SEO e/ou contratar uma consultoria de SEO que possa lhe ajudar!
    Grande abraço e boa sorte!

  22. Sr. Leandro Cosas,sou uma empreiteira de obras e gostaria de dicas para anunciar melhor na internet buscando diretamente os clientes exclusivos ou seja as grandes construtoras o que devo fazer

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Cezar, desculpe não poder ajudar, mas é difícil falar sem fazer um estudo do setor primeiramente.
    Boa sorte com a divulgação!

  23. Boa tarde Leandro!

    Tudo bem?

    Gostei muito de suas dicas e quero saber se para o e-commerce é mais difícil de se trabalhar o SEO, pois somos uma empresa de venda de ferramentas e a maioria dos sites (praticamente todos) de e-commerce utilizam a mesma descrição.

    Recentemente fiz algumas alterações na categoria “Auto Elétrica” de meu site, arrumando os cadastros dos produtos, e utilizando o SEO Quake e o SEO Master, para verificar se meu trabalho está sendo bem aplicado, segue um link de demostração de um dos itens que fiz algumas alterações: http://www.compreferramentas.com/alinhador-de-farol-details.aspx, sabe me informar se este trabalho que estou fazendo está correto? ou se posso melhorar em alguma coisa?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Anderson, obrigado pelo elogio.

    No e-commerce é um pouco mais complicado mesmo trabalhar o SEO, pois o Google gosta muito de textos, o que é meio escasso no ecommerce. Bem sobre adicionar uma descrição, eu sugiro criar descrições detalhadas, únicas e com palavras-chaves relevantes. Isso pode lhe ajudar a posicionar melhor o site. Vi que você colocou um vídeo lá, isso também é muito bom para vender e também para melhorar o SEO.
    Espero ter ajudado, um grande abraço.

  24. Muito interessante este artigo, ajuda bastante, apezar de existirem tantas palavras chaves disputadas, devemos fazer de tudo para que nosso site cresça, uma outra dica essencial, é que muita gente faz uma pagina no facebook só pra colocar no blog e mais nada, existe um aplicativo no facebook que nao foi mencionado chamado: rss graffiti, que configurado corretamente, todas as postagens do blog automaticamente sao postadas na pagina do facebook.
    Parabéns pelo artigo, eu sei como é dificil fazer o site crescer, o meu por exemplo estou conseguindo, apesar de ter apenas 2 meses de vida, ja esta me surpreendendo.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado pela contribuição Adriano.

  25. Ola Leandro
    Seu post foi muito interessante e esclarecedor estou ralando estudando para entender como o processo de indexação funciona.
    Obrigado

  26. Genial, Genial. Muito bom o seu post, vou por em prática todas as dicas que você deu. É claro não vou esquecer de ir com clama.
    Obrigado por disponibilizar essas informações tão importantes para quem está começando agora.
    Sucesso sempre

  27. Parabéns pelas dicas Leandro, realmente muito interessante. Temos um site há 2 meses mandamos fazer o cadastro nos sites de buscas e cadastrar as metatags mais não consigo visualizar no google a não ser quando coloco na busca a url mais através das palavras chaves não encontro. O que voce acha que podemos fazer para melhorar a posição no google ? Você faz esse tipo de ajustes? Grande abraço e feliz Natal.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Mauro, você precisa adicionar mais conteúdo ao seu site e contratar uma empresa para fazer e executar um planejamento de SEO. Seu ramo é bem competitivo, pois existem diversos sites. Somente cadastro em buscadores e metatags não resolverá seu problema, eu acho. No momento não estamos fazendo este tipo de trabalho.
    Espero ter ajudado, boa sorte!