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26 de abril de 2012 -

Google Places - Google Maps - Busca Local

A Busca Local ou Local Search, como também é conhecida, é uma forma que os mecanismos de buscas utilizam para exibir resultados verticais por localização sugerida ou pela localização do usuário. Por exemplo, se você pesquisar por “restaurantes”, muito provavelmente o Google irá reconhecer que aquela palavra ativa a busca local e irá exibir sites de restaurantes próximos a você. Como na figura abaixo, todos os resultados que possuem um alfinete e um endereço ao lado, são resultados locais.

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Obs.: Caso queira exibir apenas os resultados locais. Use o Google Maps.

Busca local do Google (Local Search)

Busca local do Google (Local Search)

Também é possível fazer uma busca inserindo a cidade, bairro ou localização desejada. Por exemplo, “restaurantes em pinheiros”.

Busca local do Google por "Restaurantes em Pinheiros"

Busca local do Google por “Restaurantes em Pinheiros”

Mas, afinal quais são as técnicas para ficar bem posicionado na busca local? Abaixo, segue 5 dicas que irão fazer diferença no chamado Local Search.

1# Google Places completo

A primeira dica é fazer o cadastro no Google Places o mais completo possível (veja um tutorial em Como cadastrar sua empresa no Google Maps). Na descrição, utilize palavras-chaves que você já está utilizando no planejamento de SEO do site em questão. Coloque fotos dos produtos, o logotipo da empresa, site, telefones, etc. Insira também as opções de pagamento, o horário de funcionamento e tudo que seja possível colocar de informação.

Lembre-se: Sem o cadastro no Google Places, seu local ou site nunca irá aparecer nas buscas locais.

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2# Cadastro em sites de guias de empresas

Cadastre seu site em guias de empresas locais e regionais. Geralmente, nestes guias é possível fazer uma breve descrição do seu negócio e vincular o seu site. Utilize uma descrição única para cada guia e sempre informe o endereço de seu estabelecimento. Coloque as palavras-chaves também nestas descrições. O Google utiliza estas referências em seu banco de dados de sites. Segue algumas referências de guias locais do Brasil: Guia Mais, Apontador, Telelistas, GuiasOesp, Opendi e iLocal.

3# Reviews de clientes

Infelizmente no Brasil o ato de deixar um review (uma opinião sobre o local) não é tão comum quanto nos EUA, por exemplo. No Brasil as pessoas não tem esse hábito. Porém, mesmo sem a confirmação do Google, percebe-se uma melhor qualificação para os locais e sites que tem maior quantidade de reviews.

Então, não deixe de solicitar aos seus clientes que deixem reviews em sua página.  Você pode oferecer algum desconto, bônus ou brinde para o cliente que criar o review. Ai vai da criatividade e possibilidade de cada negócio.

4# Ajude o buscador com o Schema.org

O Schema.org é uma iniciativa de vários buscadores em criar uma padronização para o código do site. Com ele o buscador poderá saber exatamente o que é aquela informação dentro do site, sem ter que perder tempo e processamento de seus servidores. Dentro do Schema.org foi criado uma Tag que pode ser utilizada exatamente para identificar o endereço da empresa. Segue o exemplo abaixo de um trecho de código HTML utilizando o Schema.org no endereço:

 

<div itemscope itemtype=”http://schema.org/LocalBusiness”>
<div itemprop=”address” itemscope itemtype=”http://schema.org/PostalAddress”>
<span itemprop=”name”>Restaurante do Fulano de Tal</span>
<span itemprop=”streetAddress”>Rua dos Pinheiros, 12345 – Pinheiros</span>
<span itemprop=”addressLocality”>São Paulo</span>,
<span itemprop=”addressRegion”>SP</span>
<span itemprop=”postalCode”>12345-789</span>
</div>
<span itemprop=”telephone”>(11) XXXX-XXXX</span>
<a href=”mailto:contato@fulano.com.br” itemprop=”email”>contato@fulano.com.br</a>
</div>

 

Agora é só pegar o código base acima e colocar no site. Lembre-se também de manter o endereço no rodapé de todas as páginas do site utilizando este esquema.

Para mais informações sobre o Schema.org para localização, acesse http://schema.org/PostalAddress.

5# Links com a localidade

Considere no seu projeto de Link Building ganhar alguns links de texto âncora com a localidade. Como no exemplo acima, “restaurante em pinheiros”. Isso irá ajudar o Google a posicionar seu site melhor dentro da Local Search.

Os links internos também podem ajudar nesta tarefa. Então, adicione alguns links com este texto âncora dentro do próprio site.

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Conclusão

Não deixe de usar as buscas locais, elas ainda são pouco exploradas no Brasil e pode ser uma grande oportunidade de posicionar um site na primeira página do Google de maneira mais simples do que na busca tradicional.

Faça o teste e conte para nós o resultado. Nós queremos ouvir você. Comente! Compartilhe!

Créditos da imagem para ActiveFree.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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11 Comentários em “5 dicas para se posicionar na busca local (Local Search SEO)“

  1. Ótimo post esse de Local Search SEO..
    Essas dicas são ótimas para se obter um resultado na Busca Local do Google já uso algumas dicas dessas e vou utilizar as outras tb…
    Obrigado pela dica…

    Leandro Cosas Respondeu:

    Legal George, muito obrigado pelo retorno.
    Abraço.

  2. Dicas valiosíssimas amigo…muito bom!
    Você podia fazer um post sobre o Schema.org , não tinha conhecimento deste site, fiquei sabendo agora e pelo visto é muito importante para o SEO…seria interessante ter umas dicas e orientações de como e quando usar o Schema…

    Fica a sugestão…

    Abraços

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Gabriel,

    Muito obrigado pela sugestão, vou tentar assim que possível fazer algo para ele.

    Grande abraço.

  3. Fiz o teste hoje, 31/10/12. Gostaria de saber em quanto tempo pode mudar o posicionamento do meu site na busca no GooGLE. Se é que eu fiz o procedimento certo. Mande-me mais dicas…

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Ericles,

    Não tem como precisar isso, é tudo muito relativo. Aguarde algum tempo e veja se teve os resultados esperados.
    Grande abraço e sucesso!

  4. Leandro boa tarde, muito bom sua dicas, ja uso o google places, mas tenho uma dúvida, tenho vários cadastros no google place, o nome da empresa é direto a palavra chave, mas quero criar uma a nível nacional, para aparecer para o brasil todo, será que consigo?
    Por que quando fazemos o cadastro, ele já vincula a busca de acordo com a cidade cadastrada né? Acho que vou ter que fazer vários cadastros em cidades diferentes, para aparecer para várias cidades…
    O que me aconselha?
    abraço

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Maycon, acho que você vai precisar criar várias mesmo. Pois a ideia da busca local é sempre trazer resultados próximos a pessoa, então você não vai conseguir aparecer para a Bahia, por exemplo, se fizer o cadastro com endereço de SP. Porém você precisa ter sede com telefone nestes lugares para poder cadastrar, eu acho.
    Espero ter ajudado, boa sorte e um grande abraço.