Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

3 de dezembro de 2011 -

Adicionar site no Google

Adicionar um site no Google não é uma das coisas mais complicadas de se fazer. O mais trabalhoso é posicioná-lo bem, para obter novos clientes. Estar bem posicionado no Google é fator primordial para uma estratégia de marketing digital. Para obter um bom posicionamento, veja nosso artigo sobre Otimização de Sites (SEO) e verifique se seu site esta de acordo com as normas exigidas pelo Google.

Conheça a Cueca Store!
A inclusão de um site no Google ocorre de forma automática, já que o robô do Google vai passando de site em site até encontrar o seu. Caso seu site seja um pouco antigo e ainda não estiver aparecendo no Google, o artigo Por que meu site não aparece no Google? irá lhe ajudar.

Uma alternativa para adicionar um site no Google é utilizar-se da Ferramenta para Webmasters. Esta possui uma página, onde é possível indicar qual é o endereço do site que se deseja adicionar no Google. Acesse o endereço: http://www.google.com.br/add_url.html e você verá a tela abaixo:

Adicionar site no Google - Tela

Tela para adicionar site no Google

Insira o endereço do site no campo URL (não se esqueça do http:// ou https://), coloque um pequeno descritivo do seu site no campo Comentários e clique no botão Adicionar URL. É necessário apenas adicionar a página principal, porque depois o próprio Google irá procurar as páginas internas.

Obs.: Adicionar um site no Google é gratuito.

Conclusão: Adicionar site no Google

Agora é só aguardar e verificar se seu site foi adicionado no Google ou não. Recomendo a leitura do artigo Por que meu site não aparece no Google? para verificar algumas questões que possam impossibilitar o site de ser adicionado no Google.

Conheça a Cueca Store!
Você já está tendo retorno com seu site por ele estar bem posicionado no Google? Envie-nos um comentário com a sua história.

Créditos da imagem para Carlos Luna.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

17 Comentários em “Adicionar site no Google“

  1. Bom dia,
    Lendo o artigo como adicionar meu site no google eu realizei o passo indicado e aguardo o resultado. Mas, ja valeu a dica. Obrigado…

    Leandro Cosas Respondeu:

    Legal Lúcio, boa sorte e obrigado pelo feedback.

  2. Fiz o meu site totalmente em Flash e so encontro o meu site se meter o nome do site igual ao URL e quando pesquiso por Tribo da Praia só me apareçe na 2ºPagina, como posso melhora-lo?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Ricardo, Flash é realmente muito complicado de posicionar. Você vai precisar de um trabalho muito bom off-page. Dê uma olhada neste artigo que explica o porque que o Flash não é bom para o Google:
    http://www.webcortex.com.br/blog/sites-portais/site-em-flash-o-mocinho-que-virou-vilao/
    Abraços.

  3. olá landro bom dia…. parabéns pelo blog.
    olha só… verifiquei todas as possibilidades comentadas por voce, e não encontrei nada que pudesse impedir que meu site seja encontrado pelo mecanismo de busca do google, talvez seja pelo fato de não ser um profissional na área..rsss se pudesse me ajudar ficaria grato…

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Wolney,

    Seu site está sim no Google, digite no próprio Google o comando site:www.reformagyn.com.br.
    Porém, o seu problema é que seu site foi desenvolvido em Flash e para piorar ele não muda de URL. O Google não entende seus menus como novas páginas (pois é sempre a mesma URL que ele mostra).
    Veja este artigo aqui sobre o Flash e a Otimização de sites (SEO).
    http://www.webcortex.com.br/blog/sites-portais/site-em-flash-o-mocinho-que-virou-vilao/
    Um abraço e espero ter ajudado.
    Ah! Parebéns pelo site, ele está bem bonito, porém é feito em Flash :(

    wolney Respondeu:

    obrigado pelo elogio… não sou web master, na verdade sou pedreiro, mas na nescidade de um site e muita curiosidade eu consegui este site grátis na internet. apenas adaptei ele as minhas necessidades… bom já que esse é o pior… rsss qual você me indicaria que se adaptasse e tivesse melhores resultados de busca. java, css, html, ?

    mais uma vez agradeço a sua atenção

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá wolney,

    Java na verdade é uma linguagem de programação que no final gera um HTML.
    O que eu lhe recomendo é usar alguma linguagem ou mesmo um CMS (tipo WordPress) que realmente gere um HTML. O ideal é que o resultado final seja HTML + CSS. Dê uma olhada neste site aqui: http://www.sitepx.com, ele é um construtor de sites, mas que NÃO é Flash.

    Um grande abraço e boa sorte!

  4. Valeu pelas dicas… acabei de seguir tuas dicasde como adiconar meu site no Google.
    Manna – Bagé/RS

    Leandro Cosas Respondeu:

    Que bom Manna,

    Sucesso com o site!

  5. Olá acabei de montar minha loja virtual e agora qual o próximo passo é me cadastrar no google conforme disse acima?
    Grata

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Márcia,

    Lojas virtuais os passos são um pouco mais complexos, porém você pode fazer o cadastro e aguardar a indexação do Google. Como seu caso é loja virtual, dê uma olhada nestes dois artigos, podem lhe ajudar.
    O que é SEO

    10 Dicas para colocar um site na primeira página do Google

    Espero ter ajudado, boa sorte!

  6. Ola Leandro bom dia,
    Gostei do seu artigo para me ajudar a colocar o meu site no Google, porém, o link abaixo não esta funcionando.

    http://www.google.com.br/add_url.html

    O que devo fazer?

    Marcos

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Marcos,

    Tente usar o link usando o navegador Chrome. Eu tentei agora e está OK, porém no Firefox não funciona.
    Qualquer coisa me mande outra msg.
    Obrigado.

  7. Ótimo artigo.
    Na questão do site ser indexado pelo google vale frisar também que obter alguns backlinks para o site em questão também ajuda muito o site a ser indexado.
    Abraços.