Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

1 de agosto de 2012 -

Ideia Link Building

Você já pensou em explorar algum “apelo” de seu cliente para conseguir links? É exatamente este assunto que vamos tratar neste artigo. Mostrar alguns exemplos de como conseguir links de qualidade explorando uma característica singular de seu cliente.

Este é o primeiro artigo, espero que seja de muitos, da nossa série Ideia Link Bulding, sempre que você ver esta conotação lembre-se que estaremos dando dicas de como conseguir links de qualidade.

Para quem já trabalha com marketing digital há algum tempo e especialmente para quem vem se especializando em otimização de websites (SEO), como nós aqui da Web Córtex. Já sabe da importância que o Link Building tem para um bom planejamento de SEO.

Conheça a Cueca Store!
A construção de links – tradução literal de Link Building – além de melhorar o posicionamento de sites, gera tráfego de fontes muitas vezes importantes para um negócio e que aumentam sua visibilidade na rede.

Após o Google Pinguim – mudança mais recente no algoritmo do Google – muitas empresas de SEO estão mudando seu modo de pensar Link Building e estão abandonando antigas táticas de conseguir ”links fáceis” e explorando estratégias mais maduras com intuito de se conseguir “links difíceis”, porém de maior qualidade.

Explorar um apelo ou uma característica diferenciada do cliente é algo que pode lhe ajudar muito a conseguir novos e bons links, vamos ver alguns exemplos disso:

Sustentabilidade

Link Building - Sustentabilidade

Link Building com Sustentabilidade

Se seu cliente tem um produto/serviço que envolva questões ambientais e que favorece a sustentabilidade do planeta. Bingo! Você já tem um apelo a explorar. Procure ONGS, portais, blogs, revistas, jornais e meios de comunicação focados neste segmento. Com certeza muitos deles são de boa qualidade e vão querer fazer alguma reportagem, entrevista, guest post ou mesmo um release sobre a empresa. Com isso um link para seu cliente será criado em conjunto com este conteúdo.

Sobre o assunto sustentabilidade, mesmo que o cliente não tenha um produto/serviço sustentável, é possível explorar esta característica caso ele desenvolva práticas sustentáveis como – coleta seletiva, reaproveitamento de papel, entre outras – em sua empresa.

Social

Se a empresa faz algum trabalho social, explore também esta característica. Coloque um link no site da entidade que é ajudada e procure mídias para expor o que seu cliente anda fazendo de bom. Muitos veículos de comunicação também se interessam em divulgar este conteúdo e linkar para o site em questão.

Inovação

Se a empresa de seu cliente criou um serviço ou produto que é considerada uma inovação. Bingo novamente! A mídia adora publicar artigos e reportagens sobre estes produtos e serviços inovadores, já que seus leitores também adoram ler. Procure portais, revistas, jornais e blogs que tratem deste assunto e divulgue seu cliente.

Conheça a Cueca Store!

Conclusão: Explore ou crie!

Sabemos que nem sempre o cliente possui algum apelo deste tipo, mas porque não incentivá-lo a criar. Apesar de também não ser algo tão simples, pode facilitar muito o trabalho de Link Building. E porque não tentar? Aguarde os próximos artigos da série Ideia Link Building.

E você já explora o apelo de seu cliente para conseguir links? Sim? Não? O que você explora? Envie um comentário para nós e complemente nossa discussão.

Créditos das imagens: Lampada para Wi2_Photography e Árvore para eilonwy77.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

10 Comentários em “Ideia Link Building: Explore o “apelo” de seu cliente“

  1. Gostei muito do artigo, tenho só uma dúvida.

    Como faço para entrar em contato com esses blogs do meu nicho para fazer um guestpost por exemplo e não ser considerado um mendigo de links?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Fala Pedro, tudo bem?

    Obrigado pelo comentário.
    Se você oferecer algo de qualidade para estes blogs e sites, acredito que não esteja mendigando links não. Já que é do interesse deles também documentar. Agora senão tiver algo atrativo, ai é meio complicado mesmo.

    Espero ter ajudado, grande abraço e obrigado mais uma vez!

  2. Bom dia Leandro, tudo bem? Tentei deixar um comentário no seu post sobre Como criar uma Fanpage em 5 passos, mas não consegui. Me desculpe, mas já não sei mais a quem recorrer. Tenho um blog culinário a quase 2 anos e criei a 15 dias uma Fanpage,toda vez que entro no Face, entro com meu perfil pessoal, e para entrar na Fag page mudo na setinha a direita no topo superior e faço minhas publicações, estou com 58 pessoas que curtiram a pagina, porém gostaria de saber como posso curtir as fanpages dos amigos pela minha fanpge pois não consigo, sómente com meu perfil pessoal. Espero que tenha conseguido me fazer entender. Muito obrigada, não sei mais o que fazer!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Maria,

    Você não consegue fazer isso mesmo. Não é possível uma “empresa” curtir outra “empresa”. Somente pessoas podem curtir “empresas” (fã pages). Mas porque você precisa deste recurso? Algo especial?

    Josy Respondeu:

    Olá Leandro, primeiramente queria agradecer pelo seu profissionalismo, pessoas como voce que levam o que fazem a sério é dificil de encontrar. Obrigada por sua gentileza. Leandro na verdade eu estou engatinhando na minha Fanpage, o que não entendo é por que quando publico minhas recetas na Fanpage, não consigo compartilhar. Só consigo fazer isso na minha pagina pessoal. Então, penso, como meus amigos da minha página pessoal vão saber que tenho uma nova receita se não compartilhei com eles através da Fanpage? Voce me entendeu? Estou pensando errado?
    Muito obrigada novamente.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado pelos elogios Josy.
    Vamos lá, quando você publica na fanpage, teoricamente todos os seus Fãs irão ver esta publicação. Se você quer que seus amigos pessoais também vejam, ai você precisa compartilhar a receita que foi compartilhada na fã page. Deu para entender? Como você vai ver o que foi publicado na fanpage, pois é uma fã, você compartilha isso. Ai seus amigos poderão ver.
    Espero ter ajudado, sucesso.

    Josy Respondeu:

    Olá Leandro, muito obrigada pelas respostas. Saiba que vc me ajudou muito. Parabéns pelo blog, excelente. Um bom domingo e uma ótima semana
    Bjs

  3. Olá Leandro meus parabéns pela matéria, na verdade fazer link building de forma eficiente esta a cada dia dando mais trabalho, mais mesmo assim obrigado pelas dicas amigo elas são realmente uteis.

    Um grande abraço

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado Jonas, grande abraço!