Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

13 de dezembro de 2011 -

O que é Black Hat SEO

Black Hat, ou chapéu preto em português, é uma prática considerada ilegal, utilizada por muitos usuários para posicionar melhor os sites nos mecanismos de busca, principalmente no Google.

Conheça a Cueca Store!
Os usuários que praticam o Black Hat são chamados de Black Hatters e sua principal intenção é “enganar” o Google, criando sites que teoricamente são bons para o mecanismo.

A importância de saber o que é Black Hat

Mesmo que você não esteja criando suas próprias campanhas de marketing digital ou de otimização de sites (SEO), é muito importante saber o que é Black Hat, já que uma agência ou consultoria de SEO que esta trabalhando para sua empresa pode estar usando destas técnicas e seu site pode ser punido no futuro. Por isso fica a dica: não confie em agências ou consultorias de SEO que prometem o primeiro lugar no Google em poucos dias: isso não existe! Elas podem estar usando de técnicas de Black-Hat para executar o serviço. Nas seções seguintes, segue um descritivo das principais técnicas de Black-Hat para que você fique atento.

Keyword Stuffing

Se você já leu o nosso artigo O que é SEO (Otimização de Sites), sabe que quanto mais a palavra-chave é repetida no texto, melhor será o seu posicionamento. Porém, alguns Black Hatters utilizam este recurso exageradamente e repetem a palavra-chave por dezenas, centenas ou até milhares de vezes no texto, provocando o que chamados de canibalização de palavra-chave ou Keyword Stuffing, uma das formas de Black Hat.

O Keyword Stuffing também é conhecido como Keyword Spamming.

Palavras Ocultas

Palavras ocultas é uma das formas de Black Hat. Nesta técnica o Black Hatter oculta a palavra-chave por diversas vezes na página. Isso faz com que o Google leia aquela palavra-chave diversas vezes no texto e posicione a página melhor. Este Black Hat é criado colocando as palavras da mesma cor do fundo da página, assim, a olho nu, nada é exibido para o visitante.

Doorway Pages

O Doorway Page é um tipo de Black-Hat que cria diversas páginas com pouco ou quase nenhum conteúdo, apenas visando obter um melhor posicionamento no Google para determinadas palavras-chave. Isso aumenta o tráfego do site e as possibilidades de negócio, porém, como é um Black Hat, é passível de punição.

Cloaking

A técnica chamada de Cloaking é a criação de duas páginas diferentes com a mesma URL, uma para o visitante e uma para o robô do Google. Um exemplo de Black Hat Cloaking é a criação de uma página para o Google com muito texto relevante, repetindo diversas vezes uma palavra-chave, criando uma estrutura de títulos adequada, etc. Porém a página que é exibida ao visitante, tem pouquíssimo conteúdo de texto e muitas imagens. Como a página que o Google esta lendo é a página muito relevante, ele acaba posicionando ela bem nos resultados, porém a página que o visitante vê não tem toda a forma e conteúdo adequado.

Link Farm

Um dos principais fatores que o Google considera para melhorar o posicionamento de um site é a quantidade de links externos que ele recebe. Deste princípio, surgiu uma das técnicas mais conhecidas de Black Hat, o Link Farm, ou fazenda de links em português. Nesta técnica os Black Hatters criam diversos sites na Internet e, em cada um destes sites, criam um link para o site que desejam posicionar. Com isso, o site principal acaba ficando relevante para o Google, pois recebe diversos links.

Compra e Venda de Links

O ato de comprar ou vender links é considerado uma técnica de Black Hat. Existem diversos sites que oferecem links, se determinado valor for pago. O Google pode punir um site se descobrir que ele usa da compra ou venda de links para melhorar o seu posicionamento.

Obs.: Quando há a compra de anúncios, em portais onde o anúncio é um link para o site, este link deve ter um atributo “rel=nofollow”, para que o Google desconsidere este link para o posicionamento. Isso evita que o Google considere sua prática legal (anunciar) como Black Hat.

Links Ocultos

Similar às palavras ocultas, os Links ocultos também são uma forma de Black Hat e funcionam da mesma maneira. Os Black Hatters colocam os links da mesma cor do fundo da página, impedindo o visitante de ver o link a olho nu.

Punições do Black Hat

As punições por Black Hat, impostas pelo Google, variam de acordo com a intensidade e o tipo do Black Hat. Existem 4 tipos de punições padrões. São elas:

Conheça a Cueca Store!
Punição -30: As páginas do site ficam posicionadas após a terceira página de resultados. Esta é a punição mais branda por Black-Hat.

Punição -50: As páginas do site ficam posicionadas após a quinta página de resultados.

Punição -950: As páginas do site ficam posicionadas na última página de resultados, ou seja, impossível de serem alcançadas.

Banimento: O site é completamente banido do Google. Neste caso, o site não aparece nem se o nome da empresa for digitado. Essa é a punição mais severa do Google para casos de Black Hat.

Conclusão: Não faça Black Hat

Não utilize e nem permita que um terceiro utilize técnicas de Black Hat para favorecer o posicionamento de seu site. Isso pode lhe causar problemas no futuro, já que basta seu concorrente lhe denunciar para que o Google investigue o seu site com mais calma, em busca de algum Black-Hat.

Conheça a Cueca Store!
Você concorda com a utilização de técnicas de Black Hat? Sim ou não? Deixe sua opinião para nós.

Créditos da imagem para Josh Liba.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

13 Comentários em “O que é Black Hat?“

  1. Eu to com uma duvida no menu acima do meu site tem um botão chamado noticias do dia mas é de um parcerio meu eu posso fazer este tipo de coisa um botão menu que não tem nada haver com o site? Direcionando para outro site.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Max. Esta prática não é a ideal. Porém tudo depende da quantidade de sites que seu parceiro recebe estes links. Se forem muitos, ele poderá ser punido em breve.
    Espero ter ajudado, grande abraço.

  2. Ola, acho que fiz Black Hat sem saber, tem como reverter?
    OBG

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Zuto, depende do Black Hat é mais fácil. Mas geralmente dá sim, desfaça tudo e se você foi punido peça reconsideração no Google.

  3. estou com uma duvida …meu link aparece em vários buscadores que coloquei mas, se eu vou em imagens ele não aparece em busca alguma,ele somente aparece no web,…e não em imagens..o qu epode ter acontecido ?

    obrigada solange

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Solandre,

    Em imagens só aparecem imagens. Se seu site tiver imagens, provavelmente elas irão aparecer lá, caso contrário não.
    Caso não tenha entendido, me mande uma resposta!
    Sucesso.

  4. Quando faço a busca do meu site no google os títulos aparecem incompletos e ao invés de aparecer a foto da postagem + o título do post juntos aparece somente um nome tipo isso “Foto-1″ e o link da imagem, o que devo fazer nste caso?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Edimilson, se eu entendi bem o que você colocou, você precisa adicionar a tag em cada página do seu site. Se você não for programador, recomendo falar com ele para fazer esta alteração. Espero ter ajudado, um abraço.

  5. Boa noite!!

    O programa “ultimate backlink builder” é ilegal??? Ele faz anuncios automaticamente em vários sites. Posso ser punido pelo google??
    Obrigado.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Paulo, todas estas ferramentas automáticas podem ser consideradas Black Hat.
    Espero ter ajudado, um abraço.