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16 de dezembro de 2011 -

O que é SEO

O SEO (Search Engine Optimazation, em inglês) ou otimização para motores de busca, em português, ou mesmo Otimização de Sites, é um termo utilizado para descrever técnicas que são utilizadas para melhorar o posicionamento e o desempenho dos sites nos mecanismos de busca (na parte orgânica, abaixo dos anúncios), tais como Google, Bing ou Yahoo. O SEO é uma das principais disciplinas do marketing digital.

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No Brasil, o Google é responsável por mais de 90% do mercado de buscas. Isso faz com que a maioria das empresas de SEO se preocupe apenas com o posicionamento do site no Google, mesmo porque a maioria das técnicas de posicionamento é semelhante, independente do mecanismo de busca.

O que é SEO?

O que é SEO?

Objetivo do SEO

O principal objetivo do SEO é fazer com que mais pessoas tenham conhecimento da existência de sua empresa, quando estiverem buscando produtos ou serviços relacionados a ela. Com mais pessoas visitando seu site, sua chance de efetuar uma venda será maior.

Imagine a seguinte situação: sua empresa vende móveis para escritório e um dos seus produtos é uma cadeira modelo XYZ. Quando uma pessoa pesquisa pelo termo cadeira XYZ, geralmente, ela esta interessada em comprar o produto, obter maiores informações para fazer uma comparação ou mesmo comprar futuramente.

Agora imagine que quando uma pessoa digita o termo cadeira XYZ no Google, seu site apareça na 8ª página dos resultados. Isso não é bom, já que a maioria das pessoas não passa da primeira página, pois já encontrou o que queria. Agora imagine que após a aplicação das técnicas de SEO, seu site passe a aparecer na 3ª posição. Imaginou quanto sua empresa pode lucrar com isso? Abaixo, vou demonstrar alguns dos fatores que o Google utiliza para fazer o “rankeamento” dos sites.

Como fazer o SEO

O Google possui mais de 200 fatores para saber se um site deve ou não ficar entre as primeiras posições. Estes fatores são mantidos em segredo, porém diversos testes já foram feitos e sabe-se que alguns fatores fazem grande diferença no posicionamento. O SEO possui duas classes de fatores: os On-Page (dentro do site) e os Off-Page (fora do site).

Fatores On-Page de SEO

Os fatores On-Page do SEO são os mais simples de serem feitos, já que só dependem da alteração do próprio site da empresa. Cada página deve ser otimizada para apenas uma palavra-chave (cadeiras de escritório, por exemplo). Uma palavra-chave pode ser um termo (cadeira de escritório) e não necessariamente uma única palavra. Segue abaixo a relação dos principais fatores On-Page do SEO:

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  • Título da página no Navegador: O título da página é o texto que aparece no navegador do visitante e também é o mesmo que aparece nos resultados de busca. Este fator é um dos mais importantes para o SEO (On-Page). Para melhorar o posicionamento, a palavra a ser otimizada precisa estar no título e de preferência o mais próximo possível do início. Lembre-se, o título não pode ultrapassar 65 caracteres. Veja abaixo, o exemplo para cadeira de escritório:
Título da página em SEO

Título da página em SEO

  • Títulos e sub-títulos da página ou Headers: Os títulos e sub-títulos da página, ou Headers, como são chamados, são os itens que identificam o assunto da página. Para que a palavra seja otimizada, ela precisa estar nestes itens também. Estes títulos e sub-títulos deverão estar entre as Tags de HTML H1, H2, H3, etc.
Headers em SEO

Headers em SEO

  • Imagens: As imagens deverão ter o nome do arquivo e as Tags HTML de Title e Alt referentes ao que significam e também relacionadas à palavra-chave a ser otimizada. Por exemplo, no caso acima o nome do arquivo da imagem que exibe a taça de vinho chama-se taca-vinho-porto.jpg e as Tags HTML Title e Alt contém Taça de Vinho do Porto. Isso representa bem o que a imagem significa e também contém a palavra-chave a ser otimizada, neste caso Vinho do Porto.
  • Conteúdo: No conteúdo da página, a palavra-chave escolhida para fazer o SEO deve ser repetida algumas vezes, para que o Google entenda que realmente aquela página fala sobre aquele assunto. Observe no texto acima, sobre o Vinho do Porto, na Wikipedia, que a palavra-chave aparece diversas vezes no decorrer do texto. Mas atenção, não exagere, pois existe uma técnica chamada de Keyword Stuffing, um Black Hat, que pode ser passível de penalização pelo Google. Variações da palavra-chave também são bem vindas para o SEO.
  • Linkagem Interna: As páginas que apontam para a página que está sendo otimizada, devem ter a palavra-chave como texto âncora. O texto âncora é a representação do link em forma de texto. Por exemplo, ao invés de ser criado um link chamado Leia Mais para o visitante ler mais informações sobre a cadeira de escritório, deve ser criado um link chamado cadeira de escritório, isso sinaliza ao Google que aquela página fala sobre cadeira para escritório.
  • URL Amigável: A URL é o endereço da página na Internet, porém após a invenção dos mecanismos de busca, ela também passou a ser importante para o SEO. Por exemplo, a URL da página da Wikipedia que fala sobre vinho do porto é http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho_do_Porto. A palavra-chave, neste caso Vinho do Porto, esta na URL. URLs com códigos e letras que não significam absolutamente nada, a olho nu, também não são boas para o Google.

Obs.: Quando mais próximo uma palavra-chave estiver do início da URL, melhor será seu desempenho. Isso quer dizer que uma URL www.xyz.com.br/cadeira-de-escritorio terá maior desempenho que www.xyz.com.br/produtos/escritorio/cadeira-de-escritorio.

  • Meta TAGs: No código fonte das páginas, existem algumas informações que são ocultadas, porém são de extrema importância para o processo de SEO. Uma delas é a meta tag “description”. Essa meta tag é responsável por descrever o conteúdo da página em até 160 caracteres, sendo que o conteúdo desta TAG é o que é exibido no resultado de busca, abaixo do título. É importante inserir a palavra-chave nesta TAG.
Meta description em SEO

Meta description em SEO

Fatores Off-Page de SEO

  • Links Externos: Segundo pesquisas, o principal fator de rankeamento, tanto off-page quanto on-page, é a Linkagem Externa. A Linkagem Externa é a quantidade de links que seu site recebe de outros sites. O Google entende que quanto mais links você tem, maior é a sua “autoridade” e melhor posicionado seu site ficará. Porém, existem algumas questões importantes como: o texto âncora do link (links com Clique Aqui, não representam o assunto da página), o assunto da página que esta linkando seu site, por exemplo. Se seu site for de um salão de beleza e ele receber um link de uma borracharia, o Google não vai considerar tanto quanto se você receber um link de um blog sobre beleza. E tem também a questão da “autoridade” do site que está linkando para seu site: se o site que esta linkando para o seu tiver uma boa “autoridade”, ele também passará uma relevância maior para seu site. Existe também a questão da diversidade dos links, sendo que o importante não é receber 10 links de apenas 1 site e sim 10 links de 10 sites diferentes. O processo de aquisição de Links é chamado de Link Building, e será abordado com mais profundidade em outro post.
  • Idade do Domínio: O Google privilegia a idade do domínio para efetuar o rankeamento, ou seja, quanto mais velho o domínio, melhor ele será posicionado.

Cuidados com o SEO

Nunca esqueça que você não deve considerar apenas os fatores do SEO e esquecer-se do visitante do seu site. O visitante precisa entender sua página para poder acessar. Tente mesclar o que seja bom para o visitante e também bom para o Google. Não utilize técnicas ilegais de Black Hat, pois você será punido com certeza. Não ganhe muitos links de uma só vez. Qualquer alteração muito brusca no seu desempenho e o Google pode não entender muito bem e você vir a ser punido.

Conclusão

Para finalizar o artigo O que é SEO (Otimização de Sites), gostaria de mencionar que o processo de SEO não é algo que é possível resumir em apenas 1 post, e também não é algo que lhe trará retorno do dia para a noite. É um processo longo, porém se bem executado, pode trazer muitos resultados para sua empresa a médio e longo prazo. Continue acompanhando nosso blog, para ter mais dicas de como utilizar o marketing digital na sua empresa.

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Entendeu o que é SEO e como ele pode ajudar sua empresa a crescer? Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário para nós; ficaremos gratos em ouvi-lo.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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