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21 de março de 2012 -

Não faça feio no Facebook de sua empresa

Todos nós sabemos que o Facebook é uma das melhores redes sociais para trabalhar ações de marketing digital, no momento. No entanto, é necessário produzir conteúdo relevante e de forma correta. Atualmente, percebe-se que boa parte dos empresários utiliza o Facebook com intuito de relacionar-se com o seu público. Porém de forma errônea, ocasionando desconforto para quem “curte” ou “adiciona” a empresa através de perfis, o que igualmente não é adequado.

O fato de uma empresa ter um perfil no Facebook, não condiz com os termos de uso desta rede social. O contrário dispõe que, perfil é indicado para pessoa, e fan page é destinada a negócios.

Todavia, percebe-se que isso de fato não vem acontecendo. Existem diversas empresas utilizando perfis para negócio, distorcendo seu uso. Empresas adicionam o máximo de pessoas – ainda que na maioria das vezes não constituam seu público alvo (erro grave) – apenas para ter um perfil cheio e rapidamente construir o vulgo “PERFIL II“. Com a finalidade de ostentar que possui muitos amigos.

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Percebemos que muitas dessas empresas nos obrigam a “curti” seus “post”, cada vez mais com cunho publicitário. Muitas vezes o produto a ser oferecido não é de interesse do usuário. O correto a fazer é direcionar uma pesquisa entre os usuários da rede para saber quem de fato tem interesse em suas publicações. Segmentar o público alvo já é uma ótima estratégia para não fazer feio no Facebook.

O erro já começa pela falta de informação por parte da empresa. A rede é destinada para relacionamento e não para divulgação de marca ou produto. Claro que é possível utilizá-la para divulgar empresas e negócios, pois ali existem pessoas e pessoas que consomem produtos. O comercio social é válido, mas feito de forma inteligente ou estratégica. Entregar um conteúdo interessante de sua empresa é melhor do que ficar pedindo “curtidas” em suas publicidades. Fale o que sua empresa faz pelo social, mostre que sua empresa não está interessada apenas em divulgar sua marca ou produto. E sim, participar da vida das pessoas e oferecer uma boa propaganda que encha os olhos do consumidor a ter o seu produto.

Elaborar uma fan page e produzir conteúdo interessante e relevante já é uma boa estratégia, para que os usuários possam se sentir a vontade de curtir a página e assim gerar uma quantidade significativas de “curtidores” do seu negócio. Não encha a timeline dos usuários da rede apenas com publicidade.

Veja no gráfico abaixo erros clássicos que empresas cometem na rede e a razão pela qual as pessoas “descurtem” uma página.

Facebook - Motivos de descurtir uma página

Facebook – Motivos para descurtir uma página

Outro grande erro é que, empresas não são pessoas, por isso não tem amigos, têm fãs.

Compare na figura abaixo, a grande diferença entre perfil e página, perceba o quão errado é não ter uma página e insistir em possuir um perfil.

Facebook - Comparação perfil Vs. fanpage

Facebook – Comparação perfil Vs. fanpage

Acredito que depois deste check list, as empresas possam usufruir melhor do Facebook e aproveitar não só as fanpages, como os aplicativos que podem ser instalados para melhorar ainda mais o seu desempenho.

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A fim de ajudar empreendedores individuais, micros, pequenas e médias empresas a não errar mais na maior rede social é que foi criado este artigo.

Créditos Imagens: www.exacttarget.comfacebook.com/pontocomteudo

Dorimar Mandatto

Consultor certificado pela Metodologia 8Ps do Marketing Digital e fundador da MPEdigital. Está ligado nas novas tendências de mercados digitais e empenhado em ajudar empresas aparecer entre os primeiros resultados exibidos nos buscadores da Internet. Siga @mpedigital no Twitter!

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2 Comentários em “Não faça feio no Facebook de sua empresa“

  1. Ola

    Parabens pelas dicas, me foram uteis pra esclarecimentos de midia digital.
    Entendi a diferença entre perfil e fan page…
    Sucesso.

    att

    Lelia

    Dorimar Mandatto Respondeu:

    Olá Lelia, que bom que gostou da dica em breve teremos mais sobre facebook, e com certeza ter uma página de sua empresa no facebook é mais dinâmico do que ter um perfil.

    Abraços