Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

4 de dezembro de 2011 -

Rede social e mídia social

Redes sociais ou mídias sociais? Mídias sociais ou redes sociais? Afinal, tudo parece ser a mesma coisa, mas não é. Estes termos vêm sendo muito discutidos nos últimos anos, devido ao crescimento da Internet. Algumas pessoas acham que é a mesma coisa, outras dizem que não, mas mesmo entre as pessoas que acham que não, existem diferentes pontos de vistas. Para deixar o nosso ponto de vista registrado aqui, nos apoiamos nas definições da Wikipedia para escrever este artigo. O que você não pode esquecer é de usar estas ferramentas na sua estratégia de marketing digital.

Conheça a Cueca Store!

O que são mídias sociais?

Vamos começar pelo termo mídias sociais, já que este é termo mais amplo.

As mídias sociais são meios de comunicação livres, onde qualquer pessoa pode publicar conteúdo (foto, vídeo, apresentação ou qualquer outra fonte de informação) sem que ela seja moderada por grandes grupos de comunicação.  Este termo existia antes mesmo das ferramentas de mídias sociais online (Internet) existirem, porém foi após a criação destas ferramentas que as mídias sociais se difundiram. Isto acontece devido à grande facilidade na propagação de informações que estas ferramentas possibilitam.

Exemplos mais conhecidos de ferramentas de mídias sociais online

Blogs: Os blogs são o exemplo mais comum de mídias sociais de compartilhamento de conteúdo em forma de texto, sendo que qualquer pessoa ou empresa pode criar o seu e começar a publicar conteúdo. Os tipos mais usados de plataforma para criação de blogs são o WordPress e o Blogger.

Youtube: Maior site de compartilhamento de vídeos do mundo e, atualmente, o segundo maior site de buscas do Brasil.

SlideShare: Site de compartilhamento de apresentações.

Vimeo: Site de compartilhamento de vídeos, que vem crescendo muito desde o último ano.

Twitter: Um microblog onde é possível escrever posts de apenas 140 caracteres.

O que são redes sociais?

Uma rede social é uma conexão de pessoas de forma não estruturada e não hierárquica, que visa o compartilhamento de informações, valores e objetivos em comum. Da mesma forma que o conceito de mídias sociais, o conceito de redes sociais também foi criado muito antes da existência da Internet, porém a Internet facilitou a sua propagação quando pessoas/empresas criaram os sites de relacionamentos, ou redes sociais, como são chamados atualmente.

Exemplos mais conhecidos de redes sociais

Facebook: A maior rede social do mundo, criada por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hugles, na Universidade Harvard, nos EUA. Se você quiser utilizar esta rede social na sua estratégia de marketing digital, leia também Como criar uma fanpage no Facebook e assista a vídeo aula Como anunciar no Facebook.

Orkut: Já foi a grande rede social mundial, porém agora se mantém com poucos usuários e em poucos países. Ainda é a maior rede social do Brasil.

MySpace: Rede social voltada personalidades. Foi muito utilizado no EUA, mas, hoje, também já perdeu muitos usuários para o Facebook.

Conclusão: Afinal, qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Para concluir nossa discussão, diríamos que as redes sociais são um dos tipos de mídias sociais, já que as redes sociais também possibilitam a criação de conteúdo (texto, vídeo, foto, etc.) de forma não regulada.

Conheça a Cueca Store!
Para definir se um site é uma rede social ou mídia social deve ser levada em conta a atividade principal do site. Por exemplo: o Twitter é uma mídia social, porém muitas pessoas acham que ele se enquadra melhor em rede social, pois também é possível enviar mensagens diretamente entre pessoas..Considerando que o objetivo principal do Twitter é compartilhar informações desordenadamente, classificamos o mesmo mais como uma mídia social.

Uma consideração que deve ser levada em conta para finalizar, é que nem as redes sociais, nem as mídias sociais sobrevivem sem as pessoas. Sem as pessoas, o Youtube, o Facebook, o Vimeo, o Twitter não teriam as dimensões que tem hoje. Como diria o grande marketeiro digital Conrado Adolpho, ”A Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas”.

Ficou claro para você os conceitos de mídias sociais e redes sociais? Tem outra opinião ou concorda conosco? Deixe um comentário e ajude-nos a esclarecer mais a discussão.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!