Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

17 de março de 2012 -

Pinterest Logo

O que mais se comenta atualmente nos blogs e sites de notícias é o tal do Pinterest e como ele vem arrematando usuários a cada dia. Mas o que é o Pinterest? Pois bem, lembra-se daquele mural de cortiça onde você usava um alfinete para fixar as suas fotos, frases e cartões preferidos? Pois é, agora você pode fazer isso na web.

O Pinterest é um mural virtual que permite que você organize e compartilhe, por meio da marcação com Pins, os seus interesses e as coisas de que gosta. Podem ser imagens ou vídeos. Fica tudo guardadinho em Murais por assunto. Muito prático!

Conheça a Cueca Store!
Para as empresas, o uso do Pinterest torna-se interessante, pois permite expressar um estilo de vida, mostrar a cultura da sua marca e humanizar a empresa. “Para os consumidores, a ideia por trás da sua marca é o que faz sentido no Pinterest”, diz Evan Sharp, designer & co-fundador do Pinterest.

A cada dia, mais pessoas e empresas estão aderindo ao Pinterest. De acordo com matéria publicada pelo Mashable, o Pinterest arrematou 13 milhões de usuários em apenas 10 meses! E no Infográfico mostra que nos Estados Unidos 83% dos usuários são mulheres. No Brasil ainda não temos números publicados, mas isso não vai demorar a acontecer.

Outro dado interessante é a média de tempo gasto na plataforma. A pesquisa feita pelo comScore e publicada em Infográfico no Wall Street Journal, mostra que os Pinners tem gasto, em média, 89 minutos/mês no Pinterest. Mais do que no Twitter, onde a média é de 20 minutos e menos do que no Facebook, que aponta média de 405 minutos.

E então, vamos experimentar?

Primeiro Passo: Solicite seu Convite

Para solicitar o seu convite, acesse http://pinterest.com.

Pinterest - Solicitando convite

Pinterest – Solicitando convite

Coloque seu email e clique em Request Invitation (Solicitar Convite). Depois disso, aparece a seguinte mensagem:

Pinterest - Convite enviado

Pinterest – Convite enviado

« Obrigado ! Nós mandaremos um convite assim que possível. Enquanto isso, confira alguns pins».

Isso quer dizer que seu cadastro não é imediato. Você receberá a resposta em alguns dias. Para a publicação deste post, solicitei um convite para ver o tempo de resposta, já que o Pinterest teve um aumento significativo de Pinners nos últimos dois meses. Recebi um email dizendo estar na lista de espera. Até a publicação deste post, não recebi nenhum convite para a abertura de conta.

Mas existe outra maneira de se cadastrar. Se você tiver um amigo já cadastrado no Pinterest, poderá solicitar a ele um convite e sua resposta chegará no mesmo dia (testado em 16/03). Olhe a sua caixa de Spam, pois às vezes, a mensagem vai para lá.

Segundo Passo: Abra a sua Conta

Após receber o email de confirmação, clique no link da mensagem e vá até o Pinterest. Você pode fazer o login com sua conta do Facebook ou do Twitter. Caso opte pelo Facebook, você automaticamente estará seguindo todos os seus amigos que já estão presentes no Pinterest.

Pinterest - Login

Pinterest – Login

Depois de fazer login, a plataforma apresenta a você algumas opções de interesses como Arte, Arquitetura, Design, etc. Escolha seus interesses e o Pinterest trará algumas sugestões de perfis para você seguir.

Terceiro Passo: Configure a sua Conta

Clique na aba Settings no canto superior direito. Além de inserir as informações básicas sobre a empresa, você pode conectar a conta Pinterest com as contas do Facebook e Twitter.

Pinterest - Settings

Pinterest – Settings

Feito isso, as suas atividades serão tuitadas e/ou postadas no Facebook.

Quarto Passo: Configure seus Murais (Boards)

Crie categorias para os seus Murais como, por exemplo, Fotos Favoritas, Livros Recomendados, Lugares que você gostaria de conhecer, etc. A plataforma te dá algumas sugestões iniciais. Use a sua criatividade nesta hora!

Pinterest - Pins

Pinterest – Pins

Quinto Passo: Insira o Botão Pin It no seu Navegador

Para poder marcar as imagens e vídeos que deseja, você precisará do botão Pin It. Você deve adicioná-lo na barra de Favoritos de seu Navegador para facilitar a marcação.

Pinterest - Pin it

Pinterest – Pin it

Para checar a forma de adicionar o botão, acesse o Menu About no canto superior direito do seu perfil e clique em Pin It Button. Nesta área, você encontra um vídeo explicativo que mostra como inserir o botão no Chrome – basta arrastar para a sua barra de favoritos – e como começar a marcar as imagens e vídeos de seu interesse.

Conheça a Cueca Store!

Sexto Passo: Vamos começar?

Antes de iniciar, vale conhecer as regrinhas básicas de etiqueta do Pinterest. Veja abaixo :

  1. Seja Legal / Gentil com as pessoas;
  2. Dê crédito às fontes;
  3. Evite autopromoção;
  4. Denuncie conteúdo censurável;
  5. Contribua para melhorar o Pinterest.

Agora você está pronto! Para rechear seus Murais, escolha o que gostaria de marcar e clique no Botão Pin It, já previamente instalado na barra de favoritos do seu navegador. Escolha a categoria de seu Mural e preencha a descrição.

Pinterest - Pin it pelo navegador

Pinterest – Pin it pelo navegador

Depois de clicar no botão Pin It aparecerá uma tela com três opções: ver seu Pin imediatamente, twitar ou compartilhar seu Pin no Facebook. Fácil não?

Depois que seus Murais estiverem com imagens, a aparência de seu perfil será assim:

Pinterest - Peugeot Panamá

Pinterest – Peugeot Panamá

Dicas mais detalhadas para a atuação das empresas no Pinterest podem ser encontradas em minha apresentação no SlideShare abaixo:

Conheça a Cueca Store!

Denise Tonin

Denise Tonin é Publicitária com MBA em Marketing pelo IBMEC RJ e atua como Consultora de Marketing Digital. Facebook: Denise Tonin Consultoria. Me siga no Twitter: @denisetonin

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

12 Comentários em “Pinterest: Cadastre sua empresa nesta onda!“

  1. Excelente post. Esta rede social tem muito potencial, espero que eles sigam com a política de inovação e possam sempre entregar o que realmente conquistou usuários: uma rede social visualmente amigável e simples de usar.

    Denise Tonin Respondeu:

    Ola Diego, obrigada pelo seu comentario. Com certeza, ainda ha muito o que melhorar no Pinterest e ficaremos torcendo por aqui para que, em breve, tenhamos novidades. :)

  2. Excelente post! Esta nova ferramenta tem tudo para ser um sucesso aqui no Brasil também!!

    Não tenho nenhum amigo que tenha o Pinterest ainda, vocês poderiam me enviar um convite?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Leandro, já lhe enviei o convite no seu e-mail.

    Obrigado pelo feedback, caso queira receber nossas atualizações pelo Facebook, curta nossa página em http://www.facebook.com/webcortex/.
    Grande abraço.

  3. Ola amigos, excelente post, parabéns. Gostei do site, vou curtir no face para sempre te-los por perto. A principio, também gostaria de abusar da sua bondade pedindo um convite ao Pinterest para testa-lo, se possivel. Agradeço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Anderson. Obrigado pelo feedback.
    Convite enviado!

  4. Olá Denise e Pessoal do Webcortex!

    Quero dar os parabéns a você e o Leandro pelos excelentes artigos
    simples e esclarecedores.

    Mesmo eu que já atuo na área de Marketing Digital
    esclareci várias dúvidas que tinha a respeito de como fazer certas coisas.

    Acredito que muitos já se beneficiaram destes conteúdos.

    Abraço e Sucesso!

    Claudio

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Claudio, muito obrigado pelo elogio, falo em meu nome e da Denise.

    É muito bom ter alguém de nossa área comentando por aqui.

    Grande abraço mais uma vez!

    Denise Tonin Respondeu:

    Valeu Claudio! Que bom que ajudou! O meu é so do Pinterest, portanto o mérito é todo do Leandro! rs O site é show de bola e nos ajuda muito!

    Abs

    Leandro Cosas Respondeu:

    Curti, rs!