Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

3 de fevereiro de 2012 -

Principais redes sociais - Lista

Dada a atual importância das redes sociais para o marketing digital e para os negócios, resolvemos listar as principais redes sociais usadas para divulgar um negócio no Brasil. Assim que surgirem novas redes sociais elas serão inseridas na nossa listagem, ou mesmo se alguma for extinta, a excluiremos.

A lista das principais redes sociais está ordenada por segmento, então, se você esta procurando alguma rede social segmentada, você está no lugar certo.

Obs.: Foram listadas apenas as redes sociais que possuem a opção de língua portuguesa.

Conheça a Cueca Store!

Principais redes sociais por segmento:

Apresentações

SlideShare: é uma rede social para compartilhar apresentações. Podem ser inseridas apresentações de todos os tipos, sempre vinculadas a algum usuário da rede social. As pessoas podem seguir seu perfil e receber todas as apresentações que você disponibiliza. Esta rede social pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa que queira expor seus produtos, serviços ou mesmo, conteúdo relevante para outras pessoas. Para palestrantes que queiram expor suas apresentações, também é muito útil. Um detalhe interessante, é que o conteúdo – em texto – da apresentação, é indexado pelo Google. Portanto, se alguém pesquisar por algo relacionado ao que você colocou na apresentação, ela terá grande chance de aparecer nos resultados da pesquisa do Google e com isso, você disseminar seu nome e seu conteúdo na Internet.

Arquitetura e Decoração

CasaPro: é uma rede social de profissionais de arquitetura e decoração. Para quem for profissional desta área, recomendo o cadastramento, para troca de idéias e geração de novos negócios.

Bares e Bebidas

DrinkedIn: é uma rede social que reuni bares, bebidas e botecos da região selecionada. Pouco aderida ainda no Brasil, porém é mais uma opção de divulgação para estes estabelecimentos.

Colecionadores

ColNect: é uma rede social de colecionares de selos, moedas, cédulas, tampas de garrafa, cartões telefônicos, etc. Ela é utilizada para trocar, comprar ou vender estes objetos de colecionadores. Se sua empresa trabalha com algo relacionada a coleções, sugiro ingressar na ColNect.

Corretores

Corretores: é uma rede social para os corretores de imóveis do Brasil. Ela é utilizada para compartilhar informações entre profissionais da área, vale a pena conferir.

Doação de Sangue

Veia Social: é uma rede social voltada a compartilhar experiências de doações de sangue e divulgar cada vez mais este ato. O veia social também tem o intuito de aumentar o número de doadores, por meio da diminuição dos mitos e problemas relacionados a doação de sangue e medula óssea. Esta rede social não é utilizada para divulgar sua empresa, mencionamos ela aqui para divulgar mais uma bela iniciativa criada na Internet. Conheça!

Ensino e Inteligência

ebaH!: é uma rede social voltada a estudantes de graduação e de pós graduação. O objetivo da rede social é a troca de informações pertinentes ao conteúdo que esta sendo aprendido em aula e o compartilhamento de documentos, apostilas, manuais, tutoriais, etc. Se você tem uma instituição de ensino de nível superior ou é professor de alguma, recomendo conhecer esta rede social.

Conheça a Cueca Store!
Qranioé uma rede social criada para estimular a inteligência. Ela tem jogos de perguntas e respostas, onde você vai acumulando Qi$ (moeda da rede social) e depois pode trocar por prêmios, que podem ser produtos ou serviços. É ai que entra a sua empresa, ela pode fornecer estes produtos e serviços e com isso divulgar sua marca. Existe um vídeo que explica detalhadamente como divulgar sua empresa por lá, vale a pena conferir: divulgar no Qranio.

Entretenimento e Lazer

Mobz: é uma rede social que visa à motivação de filmes, festivais, teatros, espetáculos e outras atrações relacionadas ao entretenimento. Essa motivação tem o intuito de trazer algumas dessas atrações para a cidade solicitada. Por exemplo, diversas pessoas “dizem”, por meio do site, que querem ver determinado filme. A Mobz acompanha estes dados, e assim que um certo número de pessoas também “dizem” que querem ver, ela abre uma chamada motivação. Após isso, as pessoas já podem comprar os ingressos para o filme e se um número mínimo for alcançado, o filme será exibido, senão, o crédito é devolvido. Para as empresas, é possível anunciar ou mesmo fazer uma parceria para exibição dos espetáculos e filmes em seus estabelecimentos.

Eventos

Chogooé uma rede social para compartilhar eventos. Ao se cadastrar na rede, você poderá receber os eventos de acordo com as categorias selecionadas, poderá convidar amigos, criar seus próprios eventos, concorrer a ingressos e brindes, entre outras atividades. As empresas podem, além de criar e divulgar seus eventos, criar links patrocinados que serão exibidos de acordo com o perfil dos membros da rede.

Fotos

Instagram:  é uma rede social apenas de fotografias, que cresce absurdamente. Os números assustam, atualmente são 60 fotos por segundo. Desenvolvida para o iOS/iPhone com uma pequena equipe de 3 ou 4 pessoas. Nesta rede, é possível seguir o perfil de fotos por assunto.  Grandes empresas já desenvolvem campanhas voltadas para o Instagram, pedindo ao usuário que publique uma foto com a tag “x” e e então, ele entra em sorteios ou coisas do tipo. Também existe o popular, uma aba que mostra a foto mais “POP” e qualquer mortal ou mesmo um artista famoso pode aparecer lá. Basta apenas ter ‘curtidas’ na foto, nem precisam ser muitas, mas sim, em um curto espaço de tempo.

Gastronomia

AllRecipes: é uma rede social para troca de receitas. As pessoas cadastradas podem receber e cadastrar receitas no site. Comentários e avaliações também são bem vindos na rede. Se você tem algum estabelecimento alimentício, que tal divulgar algumas receitas por lá, e assim, criar relacionamento com seus possíveis clientes?

Idiomas

LiveMocha: é uma rede social de aprendizado de idiomas. Várias pessoas trocam informações e podem ajudar umas as outras no aprendizado. Se você é um professor de inglês, é uma ótima alternativa para fazer contatos com possíveis alunos. Existe também uma seção paga, onde professores podem dar as aulas, veja mais informações aqui: http://go.livemocha.com/teacher-application/.

Literatura

Autores: é uma rede social voltada a autores de todo o Brasil. Se você é um profissional desta área, recomendo o cadastro e interação com outros membros.

Conheça a Cueca Store!
O Livreiro: Ainda em versão beta, o Livreiro é uma rede social dedicada aos amantes da leitura e da cultura. Tem como objetivo ser o ponto de encontro para a troca de idéias, conhecer pessoas, escritores e obras, debater, etc. Pode-se cadastrar o perfil usando os dados do Facebook, porém ainda não é possível a integração. Com o Twitter a conta poderá ser integrada. É possível cadastrar editoras, aparentemente o link esta com problemas, mas no FAQ eles mencionam o e-mail contato@olivreiro.com.br para se comunicar com a parte comercial.

Skoob: é uma rede social voltada a leitores de livros de todo o Brasil. Possui resenhas, opiniões, indicações e muitas outras informações sobre livros. Muito interessante esta rede. Caso você tenha uma editora, existe um espaço para cadastramento delas lá. Aproveite!

Música

Palco Principal: é uma rede social voltada ao mundo musical. Como diz na própria descrição do site: Palco Principal é uma rede social de música onde os artistas, os ouvintes e os profissionais do mundo da música se encontram.

e-beatz: é uma rede social para quem gosta de música eletrônica. Você tem algum negócio relacionado a música eletrônica, dá uma olhada lá.

Moda e Beleza

Fashion.me: é uma rede social de moda. Os membros podem criar seus próprios looks, utilizando as roupas das empresas anunciantes. O cadastro para empresas é pago, mas mesmo assim vale a pena conferir.

Negócios Digitais – Online

Vendendo + Onlineé uma rede social voltada a discussão de vendas online. Ela possui fóruns, grupos, eventos, etc. Seu principal objetivo é a troca de idéias sobre como viabilizar e melhorar o desempenho de negócios online. Lá você vai encontrar diversos artigos interessantes sobre marketing digital e todo o ambiente digital.

Populares

Facebook: é atualmente uma das redes sociais mais populares do Brasil. Creio que, de todas as principais redes sociais listadas aqui, o Facebook seja a rede social que mais cresce. Os brasileiros utilizam o Facebook para se divertir, obter informações, se comunicar, trabalhar, aprender, etc. Muitas empresas já estão utilizando o Facebook para captar novos clientes, criar relacionamentos e, principalmente, fidelizar clientes. Caso tenha interesse em divulgar sua empresa no Facebook em sua empresa, leia nosso artigo Como criar uma fan Page no Facebook e assista nossa vídeo aula Como anunciar no Facebook.

Foursquare: é uma rede social baseada em geo-localização. Ela é muito utilizada para informar onde a pessoa está no momento, se existe algum amigo próximo a ela e para identificar estabelecimentos próximos. O Foursquare é muito útil para estabelecimentos comerciais como: restaurantes, farmácias, pizzarias, lanchonetes, etc.

Google +: ou Google Plus, como também é conhecido, é uma rede social criada recentemente pelo Google, mas que ainda não decolou no Brasil. Ainda não temos dados precisos para analisar esta rede social e saber se ela terá ou não a adesão dos brasileiros.

Orkut: é a segunda maior rede social brasileira, porém está perdendo muitos usuários ultimamente. Os brasileiros estão substituindo seus antigos perfis do Orkut por novos no Facebook, porém, dependendo do segmento em que sua empresa atue, ainda vale muito a pena estar no Orkut. Leia a comparação entre Orkut x Facebook e veja qual é a melhor rede social para adicionar sua empresa. Caso queira anunciar no Orkut, veja o artigo Como anunciar no Orkut.

Twitter: apesar do Twitter ser um microblog, ele também pode ser considerado uma rede social, já que existe interação direta entre as pessoas (veja a comparação em O que são redes sociais e mídias sociais?). O Twitter também se tornou uma das principais redes sociais do Brasil devido ao seu alto número de usuários. Como o Facebook, o Twitter é utilizado tanto para diversão, quanto para aquisição de conhecimento.

Profissional e Empresarial

Empreendemia: é uma rede social de empresas. Você pode criar uma página para sua empresa e divulgar seus produtos e serviços. A Empreendemia também tem uma área para avaliação das empresas, semelhante ao Reclame Aqui. Recomendo a todo tipo de empresa se cadastrar lá. Além de ser gratuito, você pode gerar novos negócios.Olha a Web Córtex lá: http://www.empreendemia.com.br/e/web-crtex-marketing-digital.

Conheça a Cueca Store!
Linkedin: é a principal rede social profissional do mundo. O seu intuito é estritamente profissional, nela pessoas trocam currículos, se comunicam para fazer novos negócios, se candidatam a cargos, são chamadas para entrevistas, etc. Se o negócio da sua empresa for RH, é imprescindível você estar nesta rede.

PEGN: é a rede social da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. É um ambiente favorável a troca de informações e a divulgação de qualquer tipo de empresa.

Via6: é uma rede social similar ao Empreendemia, onde é possível cadastrar empresas para troca de informações e futuros negócios.

Voluntários

V2V: é uma rede social de voluntários. Se você tem uma ONG ou alguma instituição e precisa de voluntários, esse é local para divulgar e achá-los. Para quem também desejar fazer algum trabalho voluntário, fica a dica.

Conhece alguma rede social que pode ser incluída na nossa listagem de principais redes sociais para divulgar um negócio? Envie para nós sua sugestão e adicionaremos no artigo.

Fontes: Wikipédia, livro Os 8 Ps do Marketing Digital de Conrado Adolpho e livro Marketing na Era Digital de Martha Gabriel.

Co-Autores: Denise Tonin da Denise Tonin Consultoria em Marketing Digital, Sérgio Costa Taldo do blog A Consciência e a Busca e Tânia Gamarra da On10 Desenvolvimento de sites.

Colaboradores: Dirceu Nunes e Samir Iásbeck de Oliveira.

Gostou do nossa lista? Então comente e compartilhe!

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

7 Comentários em “Principais redes sociais para divulgar o seu negócio“

  1. Oi, Leandro, tudo bem?

    Acabei de receber seu alerta! Muito obrigada pela divulgação da Veia Social! :)

    Agora você está recrutado a se tornar um doador de sangue e tirar foto mostrando pra gente. 😉

    Abraços
    Laila Sena
    Coordenadora Geral

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Laila, é um prazer divulgar o Veia Social.
    Mandarei minha foto para lá sim! :)

    Abraço.
    Leandro Cosas

  2. rede social synapse,
    Gostaria que você falasse o que é e para que serve a rede synapse.
    Seus artgos são muito bons.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Athynir, muito obrigado.

    Com relação a Synapse, eu não conheço esta rede social. Você tem algum endereço do site?

    Obrigado.

  3. É importante conheçer essas redes sociais para saber melhor aonde devemos divulgar nosso négocio,as possíbilidades que elas ofereçem para melhorar a acessibilidade online da impresa.Eu ganhei muito lendo estudando quase todas ,me ajudaram no curso de administração.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado pelo feedback Ligia. Que bom que lhe ajudou.
    Um abraço.