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20 de dezembro de 2011 -

Site Vendedor

Como já mencionei em outros artigos aqui no Blog, a Internet evoluiu muito desde sua chegada ao Brasil, em 1994. Hoje em dia, muitas pessoas já são dependentes da Internet, não conseguindo viver, trabalhar ou, até mesmo, se divertir sem ela. A Internet já esta incorporada no dia a dia dos brasileiros. Devido a esta grande evolução, há alguns anos surgiu uma nova disciplina dentro do marketing, o marketing digital, de que tanto falamos aqui neste blog. Uma das principais tarefas de um consultor de marketing digital é construir um site vendedor, um site que convença (persuada) o visitante de que aquela empresa é boa e de que ele pode comprar dela. Sites bonitos e cheio de efeitos, como os sites em Flash, estão, cada vez mais, perdendo campo para os sites vendedores. Abaixo, seguem 10 dicas de ouro para você ter um site vendedor:

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1. Site otimizado é o primeiro passo

Ter um site otimizado é o primeiro passo para ter um site vendedor. Imagine que você contrate o melhor vendedor do mundo para sua loja. Se ela não estiver bem localizada e nenhum cliente entrar nela, de nada vai adiantar a sua contratação. A otimização de sites (SEO) visa aumentar o tráfego de visitantes no site, através do bom posicionamento do mesmo no Google e em outros mecanismos de busca.

2. Autoridade passa confiança

Tenha elementos no seu site que demonstrem que sua empresa é uma autoridade naquele setor. Certificações, selos, entrevistas na TV ou rádio, premiações ou qualquer outro elemento que traga autoridade. Com estes elementos no site, os visitantes acabam sentindo maior confiança em comprar da sua empresa.

Outra dica, porém um pouco mais complicada, é contratar alguma pessoa que já seja autoridade no seu segmento, para falar sobre seu produto ou serviço. Como esta pessoa já tem autoridade perante as outras pessoas, ela transmite esta autoridade para sua empresa. Repare nos comerciais de TV, pois eles exploram bastante este elemento.

3. Depoimentos também aumentam a confiança

Inclua depoimentos no seu site. Os depoimentos são uma prova de que sua empresa realmente cumpre com o combinado e entrega um produto ou serviço de acordo com a expectativa dos clientes. Os depoimentos também fazem as pessoas perderem o medo de comprar da sua empresa, pois elas imaginam “se várias pessoas já compraram e deu certo, porque comigo não daria”.

4. Conexão com redes sociais

Similar a dica 3. Criar um espaço para interação do seu cliente nas redes sociais também é uma forma de minimizar o medo que ele sente sobre a empresa. Nesta dica, cabe um destaque para o Plug-In Social do Facebook. Se você tiver este plug-in em seu site, ele mostra as pessoas que curtiram a sua página. Se algum amigo do visitante estiver entre os que curtiram, ele será exibido primeiro. Isso cria maior proximidade com o seu cliente, já que ele pensa “se meu amigo curtiu isso, deve ser bom”.

5. Botão de Ação (Call To Action)

O Botão de Ação ou Call To Action, como também é chamado, é o botão que leva o visitante a executar alguma ação dentro do site, seja efetuar uma compra, seja efetuar um cadastro, ou mesmo enviar uma mensagem para uma cotação ou pedido de mais informações. Estes botões precisam estar sempre próximos dos produtos ou serviços da empresa, para que, assim que o visitante sentir vontade de executar uma ação, ele não precise pensar muito para executá-la.

6. Formulário de contato

Se possível, coloque um pequeno formulário de contato em todas as páginas do site. Este formulário pode conter apenas os dados principais, como nome, e-mail e a solicitação. Isso facilita ao visitante solicitar mais informações ou pedir uma cotação do produto.

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Cada vez mais as pessoas têm pressa; às vezes, o simples fato de ter que ligar para a empresa para pedir uma informação inviabiliza uma venda. Com estes formulários, o visitante pode enviar uma solicitação na mesma hora em que esta navegando no site.

7. Perguntas e respostas

Como mencionado no artigo 5 dicas de como vender mais pela Internet, quanto mais informado o visitante estiver, maior será a chance de que ele compre. Crie uma seção com perguntas e respostas sobre seus produtos ou serviços. Isso, além de diminuir o fluxo de ligações para sua empresa, ajuda o visitante a escolher o produto ou serviço mais adequado.

8. Escassez

Inclua elementos de escassez no seu site como: Só Hoje, Só este Mês, Últimas peças, etc. Mas use esses elementos com moderação; inclua-os se de fato a situação ocorrer. É muito ruim entrar em um site onde, todos os dias, o mesmo produto esta com a marcação Só Hoje. Isso acaba despertando outro sentimento no visitante: a desconfiança.

9. Reciprocidade

Crie algum conteúdo ou material que ajude o visitante, sem cobrar nada por isso. Ter um blog, nestes casos, ajuda muito. Os visitantes acabam ficando agradecidos pela ajuda prestada de forma gratuita e, alguns, acabam comprando algum produto ou serviço da empresa.

10. Corrija os erros do site

Site com erros (links quebrados ou imagens quebradas) passam a sensação de algo mal acabado, ou algo que não seja confiável. Por isso, corrija os erros do seu site e aumente suas vendas.

Conclusão

A maioria das dicas acima são elementos que aumentam a confiança no site. Não deixe de explorar estes itens no seu site. Eles farão uma tremenda diferença na quantidade de contatos e vendas que você receberá.

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E você, já fez alguma alteração no seu site que aumentou suas vendas? Utilizou alguma de nossas dicas? Deixe um comentário para nós.

Referência: Livro Os 8 Ps do Marketing Digital de Conrado Adolpho

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

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32 Comentários em “10 dicas de ouro para ter um site vendedor“

  1. Realmente são dicas de ouro. Pretendo criar um site e com certeza essas dicas ajudaram a clarear minhas ideias.
    Obrigado

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado pelo feedback Milton, boa sorte com o novo site.
    Grande abraço.

  2. Leandro, parabéns pelo blog! As dicas são realmente muito valiosas. Tenho uma loja de cosméticos, perfumes e bijouterias há um ano e meu sonho é possuir uma loja virtual. Por enquanto estou buscando explorar melhor as mídias virtuais e redes sociais e seu artigo foi esclarecedor. Muito obrigado e sucesso!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Celson,

    Muito obrigado pelo elogio. Fico grato.
    Grande abraço e sucesso com o site!

  3. muito boa essas dicas tenho um site de vendas na internet quero uma maneira de divulgar ele. pensei em email de marketing será se é uma boa ????

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Pedro, e-mail marketing quase sempre é uma boa. Porém você precisa ter uma base de dados segmentada. Isso quer dizer, enviar os e-mails para as pessoas e empresas certas.

    Espero ter ajudado, um abraço.

  4. Leandro,

    ótimo blog. Li outros artigos já. Gostei bastante. Se possível, seria possível me fornecer duas dicas ?

    Tenho uma micro empresa, o site foi feito por mim, o que acha dele ? está na média ? não tenho conhecimento em programação.

    A outra não é dica é mais uma duvida:

    Sobre concorrência de palavras chaves. Quando diversos sites usam a mesma palavra chave, por exemplo, bolo de chocolate, e, considerando que todos os site estão corretamente programados para SEO, qual será o site que o google vai colocar no topo das pesquisas ? existe algum critério ?

    Desde já agradeço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Daniel,

    Sobre o site, você precisa adicionar mais conteúdo nele, ainda está um pouco vazio. Colocar depoimentos de pessoas e coisas que valorizem o seu trabalho.
    Um outro problema, este para SEO, que vejo, é que o site foi construído em alguma plataforma pronta, me parece. Então ele não possui URLs amigáveis.

    Sobre quem fica em primeiro, se todos estiver com a página do site OK, o que vai diferenciar será a quantidade de links externos e a qualidade destes links.

    Espero ter ajudado, grande abraço.

  5. Olá Leandro Cosas.
    Muito bom o artigo.
    Pretendo abrir uma empresa em 2013 e provavelmente o maior problema será o financiamento. Tem algum material falando sobre financiamento.

    Desde já agrade sua atenção.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Ricardo, infelizmente não tenho não.
    Porém existem vários blogs de empreendedores que você pode encontrar.
    Grande abraço e sucesso com o novo negócio!

  6. Ola

    Parabens pela matéria sempre atentos a boas dicas e idéias.

    Grato

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Jose Carlos! Volte sempre :)

  7. graças as suas dicas meu site teve um aumento de 40% de visitantes obrigado

    Leandro Cosas Respondeu:

    Nossa que bacana Itamar, conte mais sobre essa experiência para nós. Compartilhe!

  8. Olá, Leandro!
    Sou iniciante no segmento de criação de websites. Como posso prospectar clientes através da internet? Quais são os meios mais eficazes de divulgação?

    Agradeço pela sua colaboração.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Rose,

    Existe uma infinidade de modos de captar. porém isso vai depender muito do público que quer alcançar. Pois dentro da criação de sites, existem faixas de preços, região de atuação, tipo de cliente. Tudo isso influência no modo de divulgação.

    Mande mais informações para nós.
    Abraço.

  9. Leandro.
    Matéria fantástica.
    Criei um site, praticamente todo em PHOTOSHOP, mas ainda não investi em divulgação, até porque estou planejando como será a empresa e como atuarei nesta.
    Você tem dicas sobre cores, visual, botões, imagens, banners, etc., para que um site fique agradável aos olhos dos clientes e para que isso auxilie nas vendas?
    Grande Abraço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Edward, obrigado pelo retorno e elogio.

    Com relação a cores, visual e banner isso varia muito de cada segmento mesmo. O ideal é você contratar um designer para lhe ajudar nesta tarefa.
    Grande abraço e boa sorte!

  10. Leandro, boa noite! Parabéns por seu trabalho!
    Você escreveu para o Daniel “quantidade de links externos e a qualidade destes links.” O que é isto?
    Você recomenda para corrigir os erros do site. Há muito tempo observo que sites muito bem construídos esquecem de investir em um revisor do nosso idioma. Exemplo: muita gente esquece de que o verbo haver tem que ter o “H”.
    Como pode observar nós criamos nosso site e agora queremos anunciá-lo. Você nos orienta a ter site com conteúdo. Vou cuidar disto. Grato por sua atenção, Ney.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Ney,

    Sobre os links externos, são links de outros sites de qualidade apontando para o seu site. Sites que tem uma boa reputação. Quando mais links apontando para seu site, melhor. Porém precisa ser de sites de qualidade. (Este é uma parte do SEO). Sobre o conteúdo, eu acho essencial. Conteúdo sempre é bom para trazer novas visitas e clientes para o negócio.
    Espero ter ajudado, um grande abraço.

  11. BOA TARDE,

    MEU NOME É MARLENE E FAÇO TRABALHOS MANUAIS. MINHA INTENÇÃO É VENDER SOMENTE PELA INTERNET. HOJE TENHO MAIS DE 2000 VISITAS MAS AINDA NÃO TENHO RETORNO. GOSTARIA DE RECEBER UMA OPINIÃO SUA SOBRE O MEU BLOG, COMO POSSO MELHORAR PARA TER RETORNO?

    ABRAÇOS,

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Marlene, é difícil avaliar sem conhecer o segmento. Uma dica que lhe dou é conhecer o site http://www.elo7.com.br, ele é só de venda de artesanatos. Talvez você possa colocar seus produtos para vender lá também.
    Um abraço e boa sorte!

  12. parabens, foi a melhor informação que tive até o momento (esclarededora)
    gostaria de uma informação
    tenho uma peque fabrica de doces , moderna , mas so fabrico um tipo de doce, gostaria de saber se ajudaria as vendas , só vendo para atacadista e revenderoes
    abraço muito obrigado

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá José Roberto, não entendi muito bem a pergunta. Você quis dizer se um site pode ajudar suas as vendas? Eu diria que se ele seguir estas 10 dicas, com certeza irá lhe ajudar e muito. Precisa ser algo que as pessoas encontrem na Internet e que queiram fazer contato.
    Espero ter ajudado, abraço.

  13. Amigo estou cansado de ler balela sobre como colocar um site nas primeiras páginas do Google? Meu problema é que 95% dos potenciais compradores do meu site são de outros países. Meu trabalho é muito específico e o que vendo é direcionado a empresas de produção de conteúdos como televisão, cinema, produtoras de vídeo, pós produção etc.. A um ano só estou gastando e não vejo retorno. Atualmente sou o único produtor brasileiro do segmento inserido no mercado americano em Hollywood e com o inicio da crise lá fora as empresas que me compravam não compram mais, na verdade quem me comprava o fazia para revender e não produzem. Os mesmos não conseguem por exemplo vender pelo preço que vendo no meu site pois eu produzo o que vendo. E aí o que faço?
    Se puder me dar um farol no fim do tunel eu não vou perder todo meu investimento!
    Abraços,

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Carlos, complicada a sua situação, já que envolve a oscilação do próprio negócio em si e não apenas da divulgação. Creio que você tem que achar um novo mercado, já que o que você fornece não está comprando. Mas é só uma opinião sem conhecer nada sobre o negócio.
    Grande abraço e boa sorte!

  14. Olá,Leandro boa noite; tenho um site, ele tem aproximadamente 500 a 600 visitas dias, ele tambem tem muitos links espalhados inclusive aparece no google, mais as vendas são muito poucas, não chega a 1%, gostaria que vc desse uma olhada, e ver o que precisa ser feito p melhorar, para alavancar com as vendas.

    Desde já obrigado!!

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Gilberto, é complicado opinar sobre um segmento que não conheço. Porém, vejo que você atua em um segmento muito competitivo, tente oferecer produtos mais exclusivos e focar em uma linha mais segmentada. Talvez lhe ajude. Boa Sorte!

  15. Caro Lendro, boa tarde!
    Estou pesquisando a respeito do assunto “Sites” e seus comentários chamaram-me a atenção.
    Sou engenheiro e profissional há muitos anos, no campo de projetos, fabricação e montagem de “Estruturas Metálicas do tipo Espacial”, conforme explicado em meu site: http://www.oktometal.com.br/.
    Este site está meio abandonado, e com pouquíssima visitação, necessitando de uma revitalização técnica e visual para atrair meu público alvo, que são arquitetos, construtores e empresários em geral. Penso em usar o Google, mesmo que pago, para apresentação na primeira página.
    Gostaria de sua opinião a respeito, desde já agradeço e desejo felicidades e realizações a todos no Novo Ano de 2013.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Mario, com certeza o Google pode lhe ajudar muito a captar clientes, porém o site precisa estar em dia, pois o tráfego será direcionado para lá.
    Espero ter ajudado, um abraço.