Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

14 de fevereiro de 2012 -

Fazendo um site

Fazer um site gratuito não é a melhor alternativa para uma empresa – e nem a que recomendamos – porém todos nós sabemos que muitas pequenas e, principalmente, as micro empresas, não dispõe de verba para criar um site profissional e muitas vezes nem para fazer um plano de marketing digital. Por este motivo, resolvemos criar este artigo, como fazer um site gratuito, exatamente para estas empresas e também para profissionais liberais que não dispõe de verba.

É importante ressaltar que hoje em dia todas as empresas precisam ter um site. Porém, quando falamos de site, não estamos mais falando de um portifolio digital. Estamos falando de um vendedor digital, tornando o site mais uma fonte de vendas para a empresa. Um site vendedor é aquele que faz com que o visitante o encontre e persuade o mesmo a acreditar e a comprar daquela empresa. Leia mais em 10 dicas de ouro para ter um site vendedor.

Conheça a Cueca Store!
Para mostrar como fazer um site gratuito, selecionamos 5 sites que disponibilizam esse serviço (gratuito) e fizemos um breve resumo de cada um. No caso de um site gratuito de fato, geralmente seu site não terá um domínio próprio, como www.webcortex.com.br. O domínio será desta forma: suaempresa.nomedofornecedordesitesgratuitos.com.br. A maioria das empresas disponibiliza este recurso, mediante pagamento.

Antes de ver as opções, lembre-se de que um site é apenas parte de um planejamento de marketing digital eficaz. Veja também nosso artigo O que é SEO (otimização de sites)?, ele pode lhe ajudar a construir um site “encontrável”, mesmo que seja um site gratuito.

 

Yola - Site gratuito

O Yola é uma das melhores opções para criar um site gratuito. Ele é bem simples de operar, possui alguns vídeos que explicam como fazer um site gratuito e está sempre em atualização. Uma das atualizações recentes foi incorporar a conexão com as redes sociais.

O Yola também faz parte do programa Conecte seu negócio, do Sebrae, que dá alguns benefícios para o ingresso das micro empresas na Internet. Dentro deste site, também tem dicas e vídeos de como fazer um site gratuito você mesmo. Vale à pena conferir

Sobre o Domínio: O domínio disponibilizado gratuitamente será suaempresa.yolasite.com. Existe uma opção paga, onde é possível colocar um domínio .com.br no site gratuito.

 

Webnode - Site gratuito

O Webnode também é uma boa opção para criar um site gratuito. Ele é bem interativo e fácil de usar. Conforme você cria, ele mostra dicas de como fazer o site gratuito. Destaque para a opção de site para celular, se você precisa de um, que ele já tem a funcionalidade para o mesmo, de forma gratuita.

Sobre o Domínio: O domínio disponibilizado, gratuitamente, será suaempresa.webnode.com.br. Existe uma opção paga, em que é possível colocar um domínio .com no site gratuito, mas ainda NÃO está disponível o domínio .com.br. Uma outra dica: se for comprar um domínio, compre diretamente deles, pois senão, não será possível utilizar o redirenciomento para o site com www e sem www, dado importante para a otimização de sites (SEO).

 

Wordpress - Site gratuito

O WordPress é o maior gerenciador de blogs do mundo. Apesar de seu objetivo principal ser gerenciar blogs, ele também é um ótimo CMS e pode ser usado para criar um site gratuito ou mesmo profissional (este site é feito todo em WordPress). O WordPress possui um esquema onde você pode comprar ou baixar um template gratuito e inserir no seu blog ou site gratuito. Destaque para a facilidade de indexação pelo Google (incluir seu site no Google) dos sites e blogs feitos em WordPress. Talvez, dentre todas as opções, seja a melhor para criar um site gratuito, mesmo não sendo tão flexivel quanto os outros – após escolher um template, é necessário seguir as dimensões do layout rigorosamente.

Conheça a Cueca Store!
Se não achar nenhum template que se adeque ao seu site, procure no Google por templates gratuitos wordpress, templates free wordpress, templates gratis wordpress, etc. Tome cuidado, pois existem templates que criam links no seu site para outros sites e prejudicam o seu “relacionamento” com o Google, prejudicam o seu SEO.

Como mencionei no primeiro parágrafo, o WordPress também pode ser utilizado para criar sites mais profissionais, já que ele é uma plaforma OpenSource. Caso queira conhecer o projeto, acesse www.wordpress.org. O próprio site da Web Córtex e o nosso Blog de Marketing Digital, são ambos criados em WordPress.

Sobre o Domínio: O domínio disponibilizado, gratuitamente, será suaempresa.wordpress.com. Existe uma opção paga na qual é possível colocar um domínio .com no site gratuito, mas ainda NÃO está disponível o domínio .com.br.

 

Wix - Site gratuito

O Wix talvez seja o serviço que construa os sites gratuitos mais bonitos de todos os exemplos acima. Porém, os sites criados no Wix são em Flash, e como foi mencionado no artigo Site em flash, o mocinho que virou vilão, os sites em Flash são muito bonitos, porém ordinários. O Google não “gosta” de sites em Flash, pois ele considera que todo o conteúdo é uma imagem e não consegue indexá-lo direito. Bem, voltando ao Wix, detaque para a versão do site para celular que ele disponibiliza. O Wix também possui dicas e instruções interessantes sobre como fazer um site gratuito nele.

Sobre o Domínio: O domínio disponibilizado, gratuitamente, será www.wix.com/nomedousuario/suaempresa. Existe uma opção paga em que é possível colocar um domínio .com.br no site gratuito.

Obs.: Não recomendamos a utilização do Wix, devido a sua tecnologia ser Flash.

Atualizado em 13 de Agosto de 2012: Atualmente o Wix também possui a versão HTML5, que é muito melhor que o Flash em termos de otimização de sites (SEO).

 

SitePx - Site gratuito

O SitePx é o único genuinamente brasileiro. Ele foi criado recentemente, porém se mostra um ótimo serviço de criação de sites gratuítos. Na verdade, ele não é totalmente gratuito, mas possui um plano de R$ 9,90/mês, um preço bem interessante pelo que a plataforma oferece. Para quem quiser testar, existe uma opção gratuíta para 15 dias. Este serviço é bem interativo e já possui em seu DNA, boas práticas de SEO para o Google. No site você encontra tutoriais, em vídeo, que ensinam a utilizar o serviço. Então, quem não tiver verba, mas tiver um tempinho disponível, também é uma boa opção para criar um site “gratuitamente”.

Sobre o Domínio: O domínio disponibilizado, gratuitamente, será suaempresa.sitepx.com. Existe uma opção paga em que é possível colocar um domínio .com.br ou adquirir este domínio do pelo próprio SitePx.

Conclusão

Sempre que possível, tenha um site personalizado e criado exatamente de acordo com as necessidades de sua empresa, pois só um design sabe exatamente como comunicar o que o seu negócio precisa comunicar.

Existem outros sites que proporcionam a criação de um site gratuito, mas neste artigo, como fazer um site gratuito, selecionamos as mais conhecidas e importantes.

Conheça a Cueca Store!
E você, já tem um site para sua empresa? Já criou algum site gratuito utilizando estas ferramentas? Seu site é um site vendedor? Aparece bem colocado no Google? Compartilhe suas experiências conosco, ficaremos gratos.

Crédito da imagem para Alex Hans.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

8 Comentários em “Como fazer um site gratuito“

  1. Gostei muito das dicas e orientações. Este ano devo ser candidata a vereadora em São Paulo. Estamos aguardando um posição partidaria.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Augusta, obrigado pelo retorno e sucesso na campanha!

  2. estou com uma tremenda duvida,comesei a trabalhar criando sites, e não sei ainda de quando eu fizer um site para uma empresa quem vai pagar o dominio é eu ou o dono da empresa que eu estou fazendo o site ? por favor tira esta minha duvida abraços.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Fabricio,

    Isso depende da forma que você vendeu. O ideal é que o próprio cliente pague, mas geralmente ele irá pedir para você cadastrar. O que você precisa avisá-lo é que em 1 ano (ou mais dependendo de como foi contratado) ele irá precisar pagar de novo. E se ele não tiver manutenção do site, ele mesmo irá precisar acessar e fazer o pagamento.
    Espero ter ajudado, grande abraço.

  3. Boa tarde Leandro.
    Já li, reli e “testei” este artigo.
    Testei porque criei alguns sites, nestas versões “gratuitas”.
    Só que uma pessoa ligada a mim, me disse pra fazer no Wix.
    Só que a ressalva que o artigo dá para o Wix é por ele ser em flash, inclusive nem é recomendam por isso.
    Mas quando entro lá para criar o site, ele me dá as opções “Flash e HTML5″.
    Será que esta opção em HTML5 vale a pena?

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Cesar,

    Realmente o Wix criou uma versão em HTML5 há pouco tempo atrás. Sugiro você usá-la.
    Acabei de colocar uma observação no post.

    Obrigado e boa sorte.