Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

29 de março de 2012 -

Ovo quebrado na bandeja

Links quebrados em sites ou blogs prejudicam a experiência do usuário e com isso prejudica também seu posicionamento no Google. O próprio Google diz: crie sites bons para o usuário que eu lhe colocarei em uma posição privilegiada em meus resultados. A realidade não é bem assim, mas que os links quebrados deixam o usuário com uma sensação estranha, isso ninguém contesta.

Para se livrar dos links quebrados e tonar o projeto de marketing digital do seu site ou blog um sucesso, iremos utilizar um programa chamado Xenu. Este software é Free e não tem prazo de expiração. É um programa extremamente simples, que pode ser utilizado para diversas tarefas, entre elas, descobrir os links quebrados de um site.

Conheça a Cueca Store!

Download e instalação

O primeiro passo é fazer o download da ferramenta. Acesse o link home.snafu.de/tilman/xenulink.html#Download e clique no link Download. Não se assuste, pois o site é um pouco “estranho” mesmo.

Após baixar o programa, descompacte-o e faça a instalação. Este é um processo bem simples.

Vamos começar

Após ter instalado o programa, abra-o e, logo após, clique no menu File e depois em Check URL, conforme a figura abaixo:

Xenu - Menu file check URL

Xenu – Menu file check URL

Uma nova tela será aberta. Nesta tela digite o endereço do site ou blog que deseja efetuar a varredura. Deixe a opção Check External Links marcada e clique no botão Ok. 

Obs.: Repare que o endereço completo do site deve ser digitado, incluindo o http.

Xenu - Inserindo a URL

Xenu – Inserindo a URL

Agora aguarde os resultados. Esse processo poderá demorar um pouco, dependendo do tamanho do site/blog. Ao final do processo, uma mensagem será exibida. Clique na opção Não. 

Analisando o resultado

Neste momento, será exibida uma tela parecida com a imagem abaixo.

Xenu - Tela retorno

Xenu – Tela retorno

Neste momento, acesse o menu View e marque o item Show broken links only. Ao selecionar esta opção, apenas os links quebrados (teoricamente) serão exibidos.

Xenu - Show broken links only

Xenu – Show broken links only

Todos os resultados exibidos ficarão em vermelho. Agora ordene a lista pelo campo Status. Ignore os resultados com Status Object Permanently Moved e Object Temporarily Moved, pois estes são URLs que foram redirecionados, mas foram encontradas sem nenhum problema.

Analise todos os Status diferentes destes acima e cheque se realmente os links estão quebrados. Algumas vezes, eles aparecem na ferramenta com problemas, mas o acesso está normal. Para checar o link, basta clicar duas vezes no item que automaticamente o endereço será aberto no navegador e você poderá validar.

Conheça a Cueca Store!

Resolvendo o problema

Após identificar que realmente há um link quebrado no site ou blog. Clique com o botão direito no item e selecione a opção URL properties, conforme a figura abaixo:

Xenu - URL properties

Xenu – URL properties

A tela que será aberta exibirá todos os dados referentes àquele link. Com isso, podemos ver em qual página está o link quebrado, conforme a figura abaixo. No exemplo abaixo, o link quebrado está na página 10 dicas de como divulgar um blog.

Xenu - Link details

Xenu – Link details

Conclusão

Avalie seu site periodicamente com esta ferramenta para evitar os links quebrados. Isso trará um ar mais saudável e irá aumentar a confiança dos usuários e do Google com relação ao seu site ou blog.

Conheça a Cueca Store!
Gostou da nossa dica, continue acompanhando o blog de marketing digital da Web Córtex e fique por dentro das novidades e dicas deste mundo.

Créditos da imagem para Alan Hudson.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

4 Comentários em “Livre-se dos links quebrados de seu site ou blog“

  1. Parabéns, já ouvi falar deste programa em outro site, mas aqui é mais detalhado de como usar.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Obrigado Sérgio, grande abraço.

  2. Leandro, boa noite!
    Baixei este programa, rodei meu site, encontrei os links quebrados, mas como eu procedo para corrigir os links quebrados que encontrei?
    Não ficou claro para mim.
    Se puder responder agradeço.
    Gde abraço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Cibele,

    Para corrigir os links você precisa acionar seu programador, caso não seja você que tenha desenvolvido. Você precisa solicitar a ele que arrume.

    um Abraço.