Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

2 de janeiro de 2012 -

Vilão site em Flash

O site em Flash foi à menina dos olhos de muitos Web Designers há algum tempo atrás. Realmente, a experiência criada por um site feito em Flash é algo impressionante. O seu design, a sua interação, os recursos multimídia, fizeram do site em Flash ser o que ele foi. Porém, algumas pessoas acham que para um site ser bonito, ele precisa ser em Flash, e isto não é uma verdade. Outras pessoas, ainda vivem no tempo em que site bonito era essencial. Hoje em dia, o site não precisa ser bonito; ele precisa ser um site vendedor. Precisa de elementos que facilitem o entendimento do visitante e cumpra um objetivo, que muitas vezes pode ser uma venda, um pedido, um cadastro, etc.

Conheça a Cueca Store!
Mas afinal o que aconteceu, de alguns anos para cá, para que o Flash não seja mais considerado uma boa alternativa e tenha se tornado um vilão para o marketing digital? Continue lendo nosso artigo e descubra.

Site em Flash Vs. Google

Uma das principais – senão a principal – táticas de marketing digital, é o SEO, que cria recursos no site visando um melhor posicionamento no Google. Mas o que os sites em Flash têm que ver com isso? O Google “scaneia” as páginas da Internet em busca de textos e imagens, porém ele prefere muito mais textos a imagens, pois assim ele consegue entender do que se trata o conteúdo.

Um site em Flash é interpretado pelo Google como uma grande imagem. Dessa forma, o Google não consegue saber exatamente o que esta dentro de site em Flash e acaba o posicionando mais abaixo do que outros sites que ele consegue “ler” (sites em HTML). Outro fator de rankeamento do Google é a quantidade de links que apontam para um site, ou seja, os sites em Flash podem conseguir um bom posicionamento se tiverem muitos links que o apontem. Fazendo uma pesquisa na Internet, encontrei este artigo falando sobre Como otimizar sites em Flash. Fica a dica, se você tiver um site em Flash e não puder construir outro.

Site em Flash Vs. Apple

A Adobe, proprietária da tecnologia Flash, travou longas brigas com a Apple, que produz o iPhone e iPad, para que ela liberasse o uso do Flash em seus dispositivos móveis. Pois bem, a Apple bateu forte na tecla e não liberou o uso do Flash no iPhone nem no iPad. Conseqüência disso, sites, banners ou botões feitos em Flash não funcionam em nenhum destes aparelhos. Se você tem um site em Flash ou mesmo parte dele em Flash, teste-o em um iPhone ou iPad.

Há alguns meses atrás a Adobe até anunciou que não iria mais continuar o desenvolvimento de seu Player Flash para celulares (neste caso, celulares Android), mas há alguns dias atrás a Adobe reviu sua decisão.

Alternativas ao Flash

Apesar do HTML5 não estar totalmente finalizado, ele tem sido uma alternativa interessante quando se quer criar um site interativo e ele não pode ser um site em Flash.

O JQuery também é uma boa alternativa para a criação de banners em sites. Ao invés de utilizar o Flash, pode se utilizar o JQuery para este fim. O JQuery também funciona no iPhone e no iPad.

Agora se você não precisa de um site com recursos de multimídia e interatividade e você tem um site em Flash, assim que possível, converta seu site para HTML ou HTML5.

Conclusão

O objetivo deste artigo não foi acabar com os sites em Flash, apenas expor o que é uma realidade atualmente, já que muitos micros, pequenos e até grandes empresários não sabem disso. E mais: sites em Flash ainda têm muita utilidade hoje em dia, principalmente quando são relacionados à Hot Sites, conteúdos totalmente promocionais, jogos e sites que necessitam de alta interatividade.

Conheça a Cueca Store!
Outra consideração a ser levada em conta é que, hoje em dia, as pessoas não têm muito tempo e, a maioria dos sites criados em Flash, por Web Designers sem experiência, demoram a carregar. Com isso, o visitante cansa de esperar e acaba indo para a concorrência, causando mais uma dificuldade para as empresas que tem sites em Flash.

Concorda com nosso ponto de vista? Você tem um site em Flash? Ele está bem posicionado no Google? Deixe sua opinião, queremos ouvir você.

Créditos da imagem para: Julian Fong.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

7 Comentários em “Site em Flash, o mocinho que virou vilão“

  1. Ótimo post!
    Concordo letra por letra…
    É uma pena o flash ter esse grande e desastroso contra.
    É o famoso galã aparentemente, mas sem a pegada. Haha

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito bem colocado Rayne, kkkkkk! Sem pegada, falou tudo!

    Obrigado pelo feedback, abraços!

  2. gente fina, essas explicações foram fantasticas, tudo bem que mesmo informado ainda pretendo brincar de construir um site em flash, mas a dinâmica usada para antenar as pessoas que não sabem nada sobre o assunto ou aqueles que estão sem uma visão mais ampla, ao passarem por aqui mudaram muito a idéia de qual caminho seguir na construção de um site com o melhor objetivo e praticidade. mando bem. Grande abraço.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Joao Junior, muito obrigado pelo comentário, a intenção do blog é essa mesmo. Com relação ao Flash, ele é muito útil mesmo para fazer grandes apresentações. Dê uma olhada no HTML5, dá para fazer bastante coisa parecida com o Flash e o Google lê!
    Grande abraço e boa sorte.

  3. Temos uma pousada no Arraial d’Ajuda. A Pousada Água Marinha já existe há mais de 13 anos. Compramos há cerca de 1 ano. Uma das minhas prioridades era mudar o site, o modernizando, mesmo estando super bem posicionado no Google.

    Ganhamos o site novo de um padrinho de casamento que o desenvolveu todo em Flash.

    “Será que foi um presente de grego”?

    É possível ele usar tudo que foi desenvolvido no HTML5? Tem que refazer tudo de novo?

    Obrigado e parabéns pelo post.

    Leandro Cosas Respondeu:

    Olá Tiago, realmente um site em flash creio ser um presente de grego, rs! Pelo que vi, seu site não possuem tantos efeitos assim, com certeza poderia ser feito em HTML5 ou mesmo em HTML, creio eu.
    Obrigado e grande abraço!

  4. otimo post ,serviu para tirar um pouco o flash da cabeça , pq sou viciado em action script ,agora vou procurar utilizar mais o jquery abçs.