Web Córtex Marketing Digital

Ações digitais, lucros reais.

23 de maio de 2012 -

Lupa - Pesquisa

A pesquisa interna dentro dos blogs e sites tem sido uma ótima ferramenta de marketing digital para analisar o que de fato os visitantes procuram dentro de um site ou de um blog. Para sites de e-commerce então, nem se fala. Já que a maioria das pessoas acaba indo até o mecanismo de busca interno para procurar se um produto está ou não disponível na loja.

A pesquisa interna também pode ajudar nos projetos de otimização de sites e de links patrocinados, já que mostram realmente o que o visitante estava querendo quando entrou no site. Mas você sabe como obter estes dados do seu blog/site? É o que vamos falar abaixo.

Para capturar estes dados, nós iremos utilizar o famoso Google Analytics. Para quem ainda não o conhece, deveria conhecer. O Google Analytics é uma ferramenta que exibe as atividades ocorridas dentro de um site, como: número de visitas, visitantes, origem da visita, localidade, tempo no site, etc.

Conheça a Cueca Store!

Primeiro Passo: Identificar como é feita a pesquisa no site

Praticamente todos os sites ou blogs que possuem uma pesquisa interna podem ser monitorados. Primeiro será necessário descobrir qual é o parâmetro da URL que muda conforme a pesquisa é feita no site.

Para fazer este teste, digite a palavra marketing dentro do campo de busca do seu site e tente encontrar ela na URL do resultado de busca. Para exemplificar, fiz este teste no site da Livraria Cultura. Veja o que acontece com a URL na imagem abaixo:

Pesquisa interna de sites exemplo Livraria Cultura

Pesquisa interna de sites exemplo Livraria Cultura

A palavra que digitamos aparece dentro de um parâmetro coincidentemente chamado de palavra. Este é o dado que precisamos. Caso ainda não esteja claro, vamos fazer um teste dentro de nosso próprio site. Veja como a URL é exibida abaixo:

Pesquisa interna teste site Web Córtex Marketing Digital

Pesquisa interna teste site Web Córtex Marketing Digital

Para sites desenvolvidos em WordPress (como o nosso), o nome do parâmetro é sempre s.

Caso seu site não mude a URL quando a pesquisa é feita, serão necessárias algumas alterações de programação. Neste artigo não falaremos sobre isso, mas você poderá encontrar maiores informações acessando o item Configuração da pesquisa de sites para mecanismos de pesquisa com base em POST neste link aqui.

Conheça a Cueca Store!

Configuração no Google Analytics

Com o nome do parâmetro em mãos, vamos até o Google Analytics fazer a configuração. Neste artigo não falaremos sobre como adicionar o Google Analytics em seu blog/site. Prevemos que o código já esteja inserido e os perfis criados.

Agora acesse o Google Analytics com sua conta de administrador e clique no botão Administrador.

Google Analytics - Tela inicial

Google Analytics – Tela inicial

Agora selecione a conta que deseja fazer a alteração. (No nosso caso, escolhemos Web Córtex).
Obs.: Se você só for administrador de apenas uma conta, somente ela será exibida.

Google Analytics - Selecionando a conta

Google Analytics – Selecionando a conta

Clique no nome da conta novamente.

Google Analytics - Selecionando a conta novamente

Google Analytics – Selecionando a conta novamente

Agora você já estará dentro da parte administrativa da conta do Google Analytics onde todas as informações e perfis são exibidos.

Selecione o perfil que você deseja monitorar e clique na aba Configurações do Perfil.

Google Analytics - Selecionando o perfil

Google Analytics – Selecionando o perfil

Depois disso, vá até a seção Configurações da pesquisa interna e selecione a opção Acompanhar pesquisa interna. Agora digite o nome do parâmetro no campo Parâmetros de consulta. O nome do parâmetro é aquele que você obteve no primeiro passo deste artigo.

Google Analytics - Habilitando a pesquisa interna

Google Analytics – Habilitando a pesquisa interna

Pronto! A partir de agora a pesquisa interna de seu site ou blog já está sendo monitorada. É possível também monitorar por categoria de pesquisa (caso o site tenha este recurso), porém este assunto será abortado em um artigo futuro.

Observando os dados

Aguarde alguns dias ou faça alguns testes na pesquisa do seu site e depois acesse novamente o Google Analytics. Selecione sua conta, acesse os relatórios padrões, marque um período e depois vá até a seção Conteúdo. Depois é só acessar o item Pesquisa Interna -> Termos de pesquisa. Conforme a figura abaixo.

Google Analytics - Item termos de pesquisa

Google Analytics – Item termos de pesquisa

Google Analytics - Termos de buscas

Google Analytics – Termos de buscas

Conheça a Cueca Store!

Conclusão

Não deixe de utilizar este belo recurso do Google Analytics, ele poderá ser um grande aliado nas suas estratégias de conteúdo para blogs (descobrir o que seus leitores estão procurando) e de suas estratégias de produtos para e-commerce (descobrir o que seus consumidores querem).

Conseguiu configurar a pesquisa interna no seu Google Analytics? Conte para nós sua experiência. Ficaremos gratos em ouvi-lo.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!

3 Comentários em “Como saber o que os visitantes buscam dentro do seu blog/site“

  1. Pingback: Configurar propriedades e perfis no Google Analytics - Rocío Miró

  2. Olá Leandro, adorei a postagem, muito útil e interessante, sou fã do teu blog.

    Parabéns

    Sucesso Agora e Sempre

    Leandro Cosas Respondeu:

    Muito obrigado Renata,
    Sucesso