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Ações digitais, lucros reais.

Marketing Digital

O marketing digital é a criação de ações de marketing na Internet, TV Digital, celular, etc. Internet marketing, web marketing, marketing on-line, digital marketing (em inglês), entre outros, são termos muito utilizados para denominar também o marketing digital. Como a Internet é o principal meio do marketing digital, muitas pessoas utilizam estes termos para referenciá-lo.

Hoje em dia, criar ações de marketing digital e estar presente na Internet já não é mais um artigo de luxo para as empresas, tornou-se uma necessidade. Muitas empresas, pequenas e médias, ainda têm a idéia de que fazer marketing digital é apenas para grandes empresas, mas isso é um grande engano, já que as ações de marketing digital são bem mais baratas do que ações de marketing tradicional (propaganda na TV, rádio, revista, etc.). Além disso, as ações de marketing digital podem ser medidas conforme o andamento da campanha, coisa que é praticamente impossível nas campanhas de marketing tradicional.

Os jovens e o marketing digital

Utilizar-se do marketing digital como forma de divulgação pode ser um grande diferencial de crescimento para a empresa. Os jovens estão cada vez mais conectados e utilizam-se cada vez mais da Internet para buscar informações sobre produtos e serviços, tirar dúvidas, elogiar, criticar, comprar, etc. Muitos desses jovens já nasceram com a Internet e, portanto, não possuem paradigmas a serem quebrados, pois acham a Internet tão comum como são a TV ou o rádio para uma pessoa de 30 anos. Esses jovens estão exigindo cada vez mais das empresas uma presença digital e, quem não estiver pensando em ações marketing digital, pode começar a perder clientes hoje e, principalmente, nos próximos 3 anos.

Esses novos consumidores são dinâmicos, não gostam de perder tempo, não gostam de fazer ligações preferindo, por exemplo, um chat on-line ou um fórum no site para esclarecer suas dúvidas sobre os produtos e serviços.

As ações de marketing digital

O marketing digital pode ser feito através de qualquer meio que seja digital. As principais ações são, geralmente, ancoradas pela Internet, tendo como exemplos: o e-mail marketing, banner em portal, otimização de sites (SEO), links patrocinados, redes sociais, etc.

O ideal é que todas essas ações sejam integradas em um planejamento de marketing digital. Com ele, é possível ter um resultado melhor do que trabalhar com as ações de marketing digital individualizas.

O que a minha empresa pode ganhar com marketing digital?

As ações de marketing digital (dentro de um planejamento de marketing digital) visam obter um maior número de clientes para a empresa, seja através do marketing de busca (pessoas procurando por produtos ou serviços e encontrando a sua empresa), seja por marketing de relacionamento (você se relacionando com seus clientes), deixando eles mais satisfeitos e dando um meio para que eles “viralizem” – espalhem – a sua marca.

Planejamento de marketing digital

A Web Córtex utiliza em seus planejamentos de marketing digital a metodologia dos 8Ps, que é composta por:

1ºP: Pesquisa: É a parte onde é feita toda a pesquisa, para definir quais caminhos seguir no planejamento.

2ºP: Planejamento: É o próprio planejamento em si, porém são levantadas algumas questões como posicionamento da empresa e segmentação.

3ºP: Produção: É o onde o projeto do site é criado; deverá conter todos os objetos necessários para toná-lo um site vendedor.

4ºP: Publicação: Neste P é criado todo o conteúdo, que será disponibilizado no site e nas redes e mídias sociais.

5ºP: Promoção: É a etapa do projeto em que é definida a forma com que a empresa será promovida na Internet.

6ºP: Propagação: É a criação de métodos, para que o nome da marca e o conteúdo seja propagado na rede.

7ºP: Personalização: É onde a comunicação é personalizada, de acordo com o perfil de cada cliente.

8ºP: Precisão: Neste P é feita toda a análise dos resultados obtidos em cada ação.

A metodologia dos 8Ps do marketing digital é um ciclo: após o 8ºP, retorna-se ao 1ºP para aprimorar as ações e pesquisar novas tendências. Para mais detalhes sobre este assunto, acesse planejamento de marketing digital.

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