7 dicas para seu e-mail marketing não cair no spam
16 de fevereiro de 2012 - Leandro Cosas

Os provedores de email travam uma longa briga com as empresas que fazem campanhas de e-mail marketing, pois diversas destas empresas utilizam um dos piores mecanismos de geração de lista de emails: elas compram listas prontas. Isso, além de causar um sério problema aos provedores devido ao grande volume de emails enviados, também não é indicado nas ações de marketing digital, já que a não autorização do recebimento de um email pode causar um desconforto ao cliente e ele pode acabar rejeitando uma marca.
Para dificultar a grande massa de emails inapropriados, os provedores criaram algumas regras que classificam os emails como SPAM ou como normais. Abaixo seguem 7 dicas para “enganar” – de forma positiva – estes provedores e não deixar sua campanha de email marketing ir para o SPAM.
1- Utilize uma ferramena de envio
Para ter sucesso na sua campanha de email marketing, o ideal é sempre utilizar uma ferramenta de envio. Os provedores monitoram os endereços IPs dos computadores que estão enviando muitos emails de uma única vez e consideram estes emails como SPAM. As ferramentas de envio possuem servidores espalhados pelo mundo, para evitar que apenas um único IP receba toda a carga de envio. Elas também possibilitam um maior controle sobre a campanha, mostrando relatórios de envios, visualizações, cliques, etc.
2- Não utilize apenas imagens
Um email que contenha apenas uma grande imagem em seu conteúdo pode ser considerado SPAM pelos provedores. Mescle imagens com textos: além de deixar seu e-mail mais leve, é mais um item para o sucesso de uma campanha de email marketing.
3- Arquivos em anexo
Não envie arquivos em anexo, principalmente arquivos executáveis (.exe). Quanto a imagens, coloque-as no seu provedor de hospedagem ou na sua ferramenta de email (se ela tiver este recurso) e crie apenas uma referência para ela no corpo do email.
4- Evite alguns termos no assunto do e-mail
Alguns termos, quando encontrados no assunto do e-mail, são passíveis de punição (SPAM) pelos provedores:
? (interrogação) | grátis |
compre | hospedagem |
confira | oferta |
curso | renda extra |
ganhe |
5- Não utilize alguns termos no assunto do e-mail
Alguns outros termos, se encontrados no assunto do email, são ainda mais passíveis de punição (SPAM), do que os da dica 4:
R$ | perder peso |
ganhe dinheiro | vagas abertas |
6- Evite alguns termos no conteúdo do e-mail
Alguns termos, quando encontrados no corpo do e-mail, são passíveis de punição (SPAM) pelos provedores:
24 horas | feliz natal |
agência de aproximação | ganhe |
agência de modelo | hospedagem |
aproveite | imperdível |
confira | mala direta |
consulte-nos | marketing |
curso | muitos sinais gráficos (?!, ??, !!) |
detetive | não perca |
dia das mães | não perca tempo |
dia dos namorados | oferta |
dia dos pais | para retirar seu email da lista |
divulgue seu | renda extra |
divulgue sua | sigilo absoluto |
dúvidas conjugais | telemarketing |
espionagem | todos os direitos reservados |
feliz ano novo |
7- Não utilize alguns termos no conteúdo do e-mail
Alguns outros termos, se encontrados no corpo do email, são ainda mais passíveis de punição (SPAM), do que os da dica 6:
R$ | tempo limitado |
clique aqui | tenha seu site na Internet |
ganhe dinheiro | trabalhar em casa |
ganhe dinheiro enviando e-mails | trabalhe em casa |
mala direta de e-mail | venda |
saiba mais |
Obs.: Para resolver os problemas das dicas 4, 5, 6 e 7, utilize termos similares ou coloque o termo restritivo dentro de uma imagem com um texto alternativo (Alt do HTML) parecido.
Conclusão
Um ponto importante a ser ressaltado: não é porque seu email tem o termo dia das mães, que ele irá para o SPAM. O ideal é utilizar o maior número possível destas recomendações. Por exemplo, se você precisar utilizar o termo Clique aqui – que por sinal é um termo bem restritivo – não utilize mais nenhum termo que possa causar maiores problemas. Lembrem-se: os provedores vão pontuando cada e-mail e se este email ultrapassar a pontuação estabelecida por eles, que ninguém sabe exatamente qual é (e cada um têm a sua), ele colocará o email no SPAM.
E você, já criou suas campanhas de email marketing? Foram bem sucedidas? Qual foi o seu retorno? Deixe um comentário para nós contando sobre sua experiência ou dúvida.
Pois é, estou começando agora uma campanha de e-mail marketing.
Ainda estou na fase de formação do banco de e-mails.
Foi boa a sua postagem!
Um abraço
Leandro Cosas Respondeu:
abril 11th, 2012 às 21:31
Legal Wagner, boa sorte na nova campanha e obrigado pelo feedback.
Gostei do post! Sobre a ferramenta para o envio, eu sugiro a Nitronews – http://www.nitronews.com.br. Ela tem uma conta grátis e planos acessíveis, com interação no facebook e twitter. Além de ser simples de usar e nunca ter me causado nenhum problema, como mensagens indo para a caixa de spam. Espero ter ajudado.
beijos
Me ajudou, dicas muitos importantes, trabalho com divulgação por e-mail, na maioria das vezes solicito o e-mail do cliente, mas em alguns casos envio como mala direta… procuro avisar o cliente que a imagem pode ser considerada SPAM, por isso quando é de interesse ele olha no lixo eletrônico, confesso que este local não é muito apropriado para um bom serviço, mas é o que os provedores nos limita.
Leandro Cosas Respondeu:
agosto 2nd, 2012 às 17:32
É Camila infelizmente o negócio de e-mail marketing hoje em dia está cada vez mais difícil por conta dos Spammers.
Mas vamos tentando o que é possível.
Obrigado!
Pessoal, conheçam o http://www.fatiaimagem.com.br ! É um site FREE que facilita em muito o trabalho de recortar as imagens para email marketing! Sem a necessidade de ter conhecimento técnico!
Sem dúvida um guia muito bom, valeu mesmo Leandro por compartilhar
Ótimo post! E para quem não conhece sugiro também dar uma olhada no CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing) vide link http://www.targetbox.com.br/index.php?page=codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing
Leandro Cosas Respondeu:
setembro 26th, 2012 às 12:22
Obrigado Jefferson e obrigado pela dica do link.
Valeu Leandro.
Obrigado pelas dicas e muito obrigado pelo tempo que você dispôs para postá-las. Sei que em nosso meio qualquer segundo é importantíssimo. Valeu!