O que é Black Hat?
13 de dezembro de 2011 - Leandro Cosas

Black Hat, ou chapéu preto em português, é uma prática considerada ilegal, utilizada por muitos usuários para posicionar melhor os sites nos mecanismos de busca, principalmente no Google.
Os usuários que praticam o Black Hat são chamados de Black Hatters e sua principal intenção é “enganar” o Google, criando sites que teoricamente são bons para o mecanismo.
A importância de saber o que é Black Hat
Mesmo que você não esteja criando suas próprias campanhas de marketing digital ou de otimização de sites (SEO), é muito importante saber o que é Black Hat, já que uma agência ou consultoria de SEO que esta trabalhando para sua empresa pode estar usando destas técnicas e seu site pode ser punido no futuro. Por isso fica a dica: não confie em agências ou consultorias de SEO que prometem o primeiro lugar no Google em poucos dias: isso não existe! Elas podem estar usando de técnicas de Black-Hat para executar o serviço. Nas seções seguintes, segue um descritivo das principais técnicas de Black-Hat para que você fique atento.
Keyword Stuffing
Se você já leu o nosso artigo O que é SEO (Otimização de Sites), sabe que quanto mais a palavra-chave é repetida no texto, melhor será o seu posicionamento. Porém, alguns Black Hatters utilizam este recurso exageradamente e repetem a palavra-chave por dezenas, centenas ou até milhares de vezes no texto, provocando o que chamados de canibalização de palavra-chave ou Keyword Stuffing, uma das formas de Black Hat.
O Keyword Stuffing também é conhecido como Keyword Spamming.
Palavras Ocultas
Palavras ocultas é uma das formas de Black Hat. Nesta técnica o Black Hatter oculta a palavra-chave por diversas vezes na página. Isso faz com que o Google leia aquela palavra-chave diversas vezes no texto e posicione a página melhor. Este Black Hat é criado colocando as palavras da mesma cor do fundo da página, assim, a olho nu, nada é exibido para o visitante.
Doorway Pages
O Doorway Page é um tipo de Black-Hat que cria diversas páginas com pouco ou quase nenhum conteúdo, apenas visando obter um melhor posicionamento no Google para determinadas palavras-chave. Isso aumenta o tráfego do site e as possibilidades de negócio, porém, como é um Black Hat, é passível de punição.
Cloaking
A técnica chamada de Cloaking é a criação de duas páginas diferentes com a mesma URL, uma para o visitante e uma para o robô do Google. Um exemplo de Black Hat Cloaking é a criação de uma página para o Google com muito texto relevante, repetindo diversas vezes uma palavra-chave, criando uma estrutura de títulos adequada, etc. Porém a página que é exibida ao visitante, tem pouquíssimo conteúdo de texto e muitas imagens. Como a página que o Google esta lendo é a página muito relevante, ele acaba posicionando ela bem nos resultados, porém a página que o visitante vê não tem toda a forma e conteúdo adequado.
Link Farm
Um dos principais fatores que o Google considera para melhorar o posicionamento de um site é a quantidade de links externos que ele recebe. Deste princípio, surgiu uma das técnicas mais conhecidas de Black Hat, o Link Farm, ou fazenda de links em português. Nesta técnica os Black Hatters criam diversos sites na Internet e, em cada um destes sites, criam um link para o site que desejam posicionar. Com isso, o site principal acaba ficando relevante para o Google, pois recebe diversos links.
Compra e Venda de Links
O ato de comprar ou vender links é considerado uma técnica de Black Hat. Existem diversos sites que oferecem links, se determinado valor for pago. O Google pode punir um site se descobrir que ele usa da compra ou venda de links para melhorar o seu posicionamento.
Obs.: Quando há a compra de anúncios, em portais onde o anúncio é um link para o site, este link deve ter um atributo “rel=nofollow”, para que o Google desconsidere este link para o posicionamento. Isso evita que o Google considere sua prática legal (anunciar) como Black Hat.
Links Ocultos
Similar às palavras ocultas, os Links ocultos também são uma forma de Black Hat e funcionam da mesma maneira. Os Black Hatters colocam os links da mesma cor do fundo da página, impedindo o visitante de ver o link a olho nu.
Punições do Black Hat
As punições por Black Hat, impostas pelo Google, variam de acordo com a intensidade e o tipo do Black Hat. Existem 4 tipos de punições padrões. São elas:
Punição -30: As páginas do site ficam posicionadas após a terceira página de resultados. Esta é a punição mais branda por Black-Hat.
Punição -50: As páginas do site ficam posicionadas após a quinta página de resultados.
Punição -950: As páginas do site ficam posicionadas na última página de resultados, ou seja, impossível de serem alcançadas.
Banimento: O site é completamente banido do Google. Neste caso, o site não aparece nem se o nome da empresa for digitado. Essa é a punição mais severa do Google para casos de Black Hat.
Conclusão: Não faça Black Hat
Não utilize e nem permita que um terceiro utilize técnicas de Black Hat para favorecer o posicionamento de seu site. Isso pode lhe causar problemas no futuro, já que basta seu concorrente lhe denunciar para que o Google investigue o seu site com mais calma, em busca de algum Black-Hat.
Você concorda com a utilização de técnicas de Black Hat? Sim ou não? Deixe sua opinião para nós.
Créditos da imagem para Josh Liba.
Muito bom o site, continuem assim…..
To aprendendo Muito com vcs
Abraço…
Eu to com uma duvida no menu acima do meu site tem um botão chamado noticias do dia mas é de um parcerio meu eu posso fazer este tipo de coisa um botão menu que não tem nada haver com o site? Direcionando para outro site.
Leandro Cosas Respondeu:
julho 21st, 2012 às 15:22
Olá Max. Esta prática não é a ideal. Porém tudo depende da quantidade de sites que seu parceiro recebe estes links. Se forem muitos, ele poderá ser punido em breve.
Espero ter ajudado, grande abraço.
Ola, acho que fiz Black Hat sem saber, tem como reverter?
OBG
Leandro Cosas Respondeu:
outubro 8th, 2012 às 13:31
Olá Zuto, depende do Black Hat é mais fácil. Mas geralmente dá sim, desfaça tudo e se você foi punido peça reconsideração no Google.
estou com uma duvida …meu link aparece em vários buscadores que coloquei mas, se eu vou em imagens ele não aparece em busca alguma,ele somente aparece no web,…e não em imagens..o qu epode ter acontecido ?
obrigada solange
Leandro Cosas Respondeu:
novembro 1st, 2012 às 16:56
Olá Solandre,
Em imagens só aparecem imagens. Se seu site tiver imagens, provavelmente elas irão aparecer lá, caso contrário não.
Caso não tenha entendido, me mande uma resposta!
Sucesso.
cara voce sanou minhas duvidas parabens….
Quando faço a busca do meu site no google os títulos aparecem incompletos e ao invés de aparecer a foto da postagem + o título do post juntos aparece somente um nome tipo isso “Foto-1″ e o link da imagem, o que devo fazer nste caso?
Leandro Cosas Respondeu:
dezembro 3rd, 2012 às 20:49
Olá Edimilson, se eu entendi bem o que você colocou, você precisa adicionar a tag em cada página do seu site. Se você não for programador, recomendo falar com ele para fazer esta alteração. Espero ter ajudado, um abraço.
Boa noite!!
O programa “ultimate backlink builder” é ilegal??? Ele faz anuncios automaticamente em vários sites. Posso ser punido pelo google??
Obrigado.
Leandro Cosas Respondeu:
janeiro 14th, 2013 às 9:10
Olá Paulo, todas estas ferramentas automáticas podem ser consideradas Black Hat.
Espero ter ajudado, um abraço.
Olá,parabéns pela matéria, troca de baners e afiliados é ilegal para os buscadores ?