23 de dezembro de 2011 -

O que são links patrocinados

A definição mais simples e direta para pergunta o que são links patrocinados é: os Links Patrocinados são anúncios, criados na Internet, para divulgar produtos, serviços e/ou empresas, e que possuem um link em seu conteúdo. Esse link direciona a pessoa interessada pelo produto ou serviço diretamente para um site, hot-site, portal ou qualquer outro meio digital.

Os links patrocinados são muito utilizados em campanhas de marketing digital, pois possuem um ótimo retorno e possuem uma dinâmica muito boa para criação, alteração ou mesmo cancelamento da campanha.

Conheça a Cueca Store!
Muitas pessoas pensam que links patrocinados resumem-se a Google AdWords. Na verdade, não é bem assim. O Google AdWords é apenas um dos programas de links patrocinados existentes no mercado. Confira a relação na seção Onde posso fazer Links Patrocinados? deste artigo.

Vantagens dos Links Patrocinados

Os links patrocinados possuem diversas vantagens. Uma delas é mostrar o anúncio para uma pessoa que já esteja procurando por um produto ou serviço que está sendo anunciado.

Em geral, as empresas de links patrocinados cobram pelo serviço de acordo com o clique do usuário, ou CPC (custo por clique) como é chamado, possibilitando um maior retorno para os anunciantes. Este recurso é uma das principais vantagens para sua empresa optar pelo uso de links patrocinados.

A mensuração de resultados nas campanhas de links patrocinados também é uma questão importante e deve ser ressaltada. As empresas de links patrocinados disponibilizam relatórios detalhados para que o anunciante veja como está o andamento da campanha: quantos cliques ele recebeu por mês, semana, dia e até mesmo por hora, qual anúncio esta recebendo mais cliques, quais as palavras-chave, etc.

Tipos de Links Patrocinados

Os links patrocinados costumam ser criados em três formatos: texto, gráfico e vídeo.

  • Texto: geralmente um pequeno texto com um link.
Exemplo de Link Patrocinado de texto

Exemplo de Link Patrocinado de texto

  • Gráfico: Uma imagem, fixa ou animada, com um link. 
Exemplo de Link Patrocinado gráfico

Exemplo de Link Patrocinado gráfico

  • Vídeo: pequeno vídeo, com demonstração do produto ou serviço, por exemplo.
Exemplo de Link Patrocinado de vídeo

Exemplo de Link Patrocinado de vídeo

Obs.: Nem todas as empresas de links patrocinados oferecem todos os formatos.

Onde posso fazer Links Patrocinados?

Existem diversos programas de links patrocinados. Abaixo estão relacionados os mais conhecidos e importantes programas de links patrocinados:

Links Patrocinados Google AdWords

O maior e mais conhecido programa de links patrocinados é o Google AdWords. Ele é muito popular devido à grande utilização do mecanismo de busca do Google.

Conheça a Cueca Store!
Os links patrocinados do Google AdWords são exibidos na tela de busca, nos parceiros de busca do Google e nos sites afiliados ao Google. Os links patrocinados são exibidos conforme a busca ou o assunto do site que o visitante está navegando.

Para saber mais sobre o Google AdWords, leia o artigo O que é Google AdWords?.

Formas de remuneração do Google AdWords

CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil Impressões) e CPA (Custo por aquisição). Veja mais informações em Quanto custa anunciar no Google?.

Links Patrocinados Facebook

Os links patrocinados do Facebook são exibidos do lado direito do perfil das pessoas. Estes anúncios têm um alto poder de segmentação, já que é possível escolher o perfil da pessoa que se deseja atingir (idade, local, idioma, formação, estado civil, quais assuntos a pessoa costuma curtir, etc.).

O link patrocinado do Facebook pode ser usado tanto para direcionar uma pessoa para um site, para uma Fan Page ou mesmo para solicitar um Curtir.

Caso queira criar seus próprios anúncios no Facebook, criamos uma vídeo aula, acesse Como anunciar no Facebook.

Formas de remuneração do Facebook Ads

CPC (Custo por Clique) ou CPM (Custo por Mil Impressões).

Links Patrocinados Yahoo

Os links patrocinados do Yahoo Search Marketing funcionam basicamente do mesmo modo que os links patrocinados do Google AdWords. Os anúncios são exibidos conforme a busca do visitante ou conforme o assunto do site que ele esta navegando.

Formas de remuneração do Yahoo Search Marketing

CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil Impressões) e CPA (Custo por aquisição).

Links Patrocinados UOL

O UOL Links Patrocinados exibe os anúncios em páginas do próprio UOL, e-mail do UOL e em sites afiliados, como o Folha OnLine, BOL, ZipMail, etc.

Os links patrocinados do UOL serão exibidos nas páginas do site de acordo com três critérios: assunto, palavra-chave ou perfil do visitante.

Formas de remuneração do UOL Links Patrocinados

CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por Mil Impressões).

Links Patrocinados Buscapé

O Buscapé é um site de comparação de preços, porém para exibir seus produtos nele é necessário comprar links patrocinados. Os anúncios de links patrocinados são exibidos conforme a pesquisa de uma pessoa.

Recomendamos o uso dos links patrocinados do Buscapé caso sua empresa tenha bons preços, pois as pessoas que entram no Buscapé estão à procura de preço baixo.

Forma de remuneração do Buscapé

CPC (Custo por Clique).

Conclusão

Os links patrocinados são uma ótima opção de divulgação para sua empresa. Neste artigo, o que são links patrocinados? a idéia foi fazer um resumo dos programas mais conhecidos do mercado.

Conheça a Cueca Store!
E você conseguiu compreender o que são links patrocinados? Já utiliza deles para divulgar sua empresa? Qual é o retorno que sua empresa tem? Baixo? Médio? Alto? Deixe um comentário sobre sua experiência.

Leandro Cosas

Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Consultor de Marketing Digital Certificado 8 Ps e CEO das empresas Cueca Store e Web Córtex Marketing Digital. Twitter: @leandrocosas

Leia mais artigos de .

Seus amigos precisam saber disso. Compartilhe!